A racionalidade limitada, criada por Herbert Simon, diz que na realidade, as pessoas nem se baseiam inteiramente na razão nem se baseiam totalmente na intuição.Ou seja, temos diversas limitações que nos impedem de utilizar o modelo racional. Desde limitações no contexto do problema (como pouco tempo, informações imperfeitas ou variáveis demais para analisar) até limitações pessoais.
I - Clara matriz de utilidade [errado] - Ao contrário, quanto mais claras for as informações menos será a necessidade de utilizar a racionalidade limitada. Ou seja, não são uma limitação.
Exemplo: Você vai fazer um bolo, mas nunca fez um, se você tiver uma receita ensinando passo a passo, a chance de seu bolo sair de forma perfeita será maior. Caso tente fazer lembrando do jeito que sua mãe faz, as chances são menores.
II - Recursos escassos [correto] - Quanto menor for os recursos para uma tomada de decisão, maior será o "improviso", ou seja, menor possibilidade de usar a racionalidade.
Exemplo: Continuando com o exemplo do bolo. Vamos supor que você tem pouca farinha, mas precisa fazer um bolo de certo tamanho, então você poderá tomar certas decisões que podem implicar na qualidade do bolo, como por exemplo, pôr mais maizena.
III - Valores e experiências passadas dos envolvidos no processo[correto] - As exeperiencias pessoais podem fazer com que decisões sejam tomadas de forma mais "intuitiva" do que racional.
Exemplo do bolo: Supondo que você já saiba fazer bolo de banana, mas nunca fez bolo de laranja, por achar que sabe fazer qualquer tipo de bolo, voce pode achar que não precisa olhar na receita, o que pode gerar uma prejuízo no sabor do bolo de laranja.
Gabarito D