-
GABARITO C: 3.1. Planejamento
Todos nós conhecemos e utilizamos o planejamento em nossas vidas, não é mesmo? Quando queremos fazer uma viagem de carro, por exemplo, analisamos qual será a distância até o destino, qual será a estrada mais adequada, quantos postos de gasolina existem no caminho, quanto tempo levará a viagem, quanto custará, entre outros fatores.
Fazendo essa análise, aumentamos a chance de que não aconteça algo de ruim em nossa viagem, como ficar sem gasolina no meio do caminho, não é verdade? Nas organizações, também utilizamos o planejamento como uma forma de aumentar as chances de sucesso.
O planejamento é o processo administrativo que influencia todos os outros (direção, organização, controle). Ele é o passo inicial – quando definiremos o que a organização quer fazer, quando e como ela o fará.
Como o futuro é sempre incerto, temos de procurar reduzir essa incerteza quando estamos administrando uma organização. Assim, o planejamento é o processo que utilizamos para reduzir a incerteza e aumentar a chance de a organização ter sucesso.3
Os principais autores definem o planejamento como um processo de definição dos principais objetivos e da forma como esses objetivos serão alcançados. Vejam algumas dessas definições:
Lembre-se: nenhum planejamento irá afastar totalmente a incerteza.
Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”
-
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.
-
Gab.: C
a) Direção
b) Organização
c) Planejamento
d) Controle
-
DIREÇÃO: a) o processo de conduzir as atividades das pessoas que atuam na organização.
ORGANIZAÇÃO: b) o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de administrar.
PLANEJAMENTO: c) o processo de estabelecer objetivos e decidir a maneira de alcançá-los.
CONTROLE: d) o ato de medir e avaliar o desempenho das atividades bem como promover ações corretivas, quando necessário.
-
P = Planejamento
Essa função visa definir objetivos e meios para alcançá-los. Trata-se de uma tarefa considerada básica para uma organização, uma vez que representa uma forma de se antecipar às dúvidas e probabilidades. É um processo consciente e organizado de determinar os objetivos que a empresa pretende alcançar.
O = Organização
A organização é definida como a construção estrutural de uma organização por meio de dois pontos de vista. São eles:
Recursos: podem ser humanos (quadro de colaboradores) e/ou materiais (matérias-primas), e são necessários para executar os planos estabelecidos pela organização;
Operações: é criação das atividades e tarefas a serem executadas conforme a definição de autoridade e responsabilidade de cada um da empresa.
A organização é considerada o instrumento de operacionalização do planejamento, que possibilita a transformação dos planos em objetivos concretos. Essa é a forma como a empresa coordena todos os seus recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais.
D = Direção
Por meio de sua influência, o administrador irá faz com que seus colaboradores atendam ao que foi planejado. Trata-se de um processo interpessoal, que visa ativar pessoas por meio de instruções, motivação, comunicação, liderança e coordenação dos trabalhos. A direção é uma das funções mais importantes, pois lida essencialmente e exclusivamente com pessoas.
C = Controle
Esta é a verificação e avaliação do plano que já foi executado, para que possa haver correções futuras. A função do controle é verificar se os objetivos foram alçados ou não. A essência do controle administrativo é a ação corretiva e ações preventivas.
-
A questão versou sobre a função administrativa "planejamento".
Podemos resumir as funções administrativas da seguinte maneira:
◾ PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los.
◾ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional.
◾ DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização.
◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação.
A questão quer o único item relacionado à função planejamento.
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
A) "o processo de conduzir as atividades das pessoas que atuam na organização".
INCORRETA. Conduzir pessoas está relacionado à função direção e não ao planejamento.
B) "o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de administrar'.
INCORRETA. Refere-se à organização.
C) "o processo de estabelecer objetivos e decidir a maneira de alcançá-los".
CORRETA. O item trouxe o cerne da função planejar.
D) "o ato de medir e avaliar o desempenho das atividades bem como promover ações corretivas, quando necessário".
INCORRETA. Refere-se à função controle e não à função planejamento.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA C.
-
A) direção
B) organização
C) planejamento
D) controle