As principais atribuições da área de materiais são:
- Compra: é a atribuição responsável pela seleção da fonte de suprimento, negociação de preço, prazo de entrega etc.
- Programação da produção: é por meio da programação da produção que a área de materiais consegue enxergar as quantidades e o momento de colocar os materiais dentro da organização.
- Armazenamento: devido à dificuldade em sincronizar as quantidades abastecidas e as necessidades para produção, é necessária a armazenagem de materiais, evitando a falta deles. Entretanto, é importante lembrar que a área disponível para armazenamento é restrita e isso tem que ser levado em conta na hora de negociar com os fornecedores, principalmente no que diz respeito ao prazo de entrega.
- Logística: esta atribuição preocupa-se em determinar de que forma o material chegará à empresa, bem como de que forma esses materiais serão alimentados nas linhas de produção. Para que a área de materiais cumpra o seu papel, é necessário que se integrem as atribuições citadas acima. Baseada em um nível de produção estabelecido, a área de materiais tem que sair em busca das fontes de suprimento e programar o seu recebimento na empresa de acordo com a disponibilidade de armazenagem e com a logística de abastecimento e a logística interna