-
GABARITO C:
4.9. Departamentalização Funcional
É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.
Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.
Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.
RENNO (2013)
-
ACREDITO QUE "forte especialização de atividades" É UMA CARACTERÍSTICA DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
-
o erro da questão B : "As vantagens da departamentalização na abordagem divisional incluem o uso eficiente de recursos". Na verdade departamentalização divisional é como se fizessem mini-empresas, o que aumenta bastante os custos.
-
pq não a "E"...alguém saberia me informar??
-
Acredito que o item E se refere ao Clima Organizacional.
"O clima organizacional é a percepção que os funcionários têm do ambiente de trabalho. De certo modo, podemos dizer que é a reação à cultura organizacional. Poderíamos, portanto, conceituar o clima organizacional como o conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação."
-
Fiquei entre a A e a C, mas acho que o problema da A está em dizer que na departamentalização com abordagem de equipes "os órgão são agrupados", pois esta departamentalização agrupa pessoas e não órgãos. Acredito haver outro equivoco, quando a questão afirma que: "habilidades e competências similares e atividades comuns de trabalho".
ABORDAGEM DE EQUIPES - É a organização que cria equipes multifuncionais ou permanentes para cumprir tarefas específicas e para coordenar grandes departamentos. Dentro deste tipo de departamentalização existem dois tipos de equipes, as multifuncionais e as permanentes. As equipes multifuncionais são formadas por pessoas de vários departamentos funcionais que são agrupados, para cumprir tarefas específicas e temporárias e para resolver problemas mútuos. Este tipo de equipe envolve pessoas com diferentes habilidades e conhecimento. Por terem a participação em dois grupos, tem como conseqüência uma duplicidade de comando.As equipes permanentes funcionam como um departamento formal, onde os empregados trabalham juntos em um mesmo local, para cumprir atividades e tarefas específicas. Esses empregados subordinam-se a apenas um chefe, como designa a unidade de comando.
http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao
-
b) As vantagens da departamentalização na abordagem divisional incluem o uso eficiente de recursos, a forte especialização de atividades e a boa solução de problemas técnicos.
onde está o erro? não são vantagens e sim, desvantagens!
desvantagens da estrutura divisional:
Redundância de recursos. Imagine a divisão de eletrônicos: (gerencia de mkt, gerencia logistica, gerencia de produção...); divisão automotiva: (gerencia de mkt, gerencia logistica, gerencia de produção...)
menor desenvolvimento técnico pois as unidades são menores, se preocupam mais com a divisão e não com a organização.
Pensei assim!
-
Sobre a E
Percepções, sentimentos... está relacionado aos pressupostos básicos> valores mais profundos, implícitos
-
Departamentalização Funcional
>Características Principais:
Cada unidade tem um conjunto singular de responsabilidade.
Ênfase no desempenho e realização de objetivos departamentais.
Alto nível de especialização.
> Vantagens:
Concentração de competências focalizadas em problemas específicos.
Pessoas com as mesmas competências juntas.
Ênfase na qualidade superior do produto.
Apropriada para lidar com ambientes estáveis.
> Desvantagens
Inadequada para lidar com problemas em rápido processo de mudança.
Tendência à feudalização: pouca propensão à cooperação interdepartamental.
Dificuldades para resolver problemas que não pertencem precisamente a nenhum departamento.
Gab: C
Fonte: Maximiniano, Introdução à Administração
-
Essa vai para o Administrador Fabio.
LETRA D - ERRADA
Valores compartilhados da cultura esta relacionado ao 2º CAMADA da cultura organizacional: crenças, normas, ideologia, estratégia, filosofia, etc.
Percepções e sentimentos esta relacionado ao aspecto pessoal do colaborador.
-
BRUNO ALECRIM e W BORGES, forte especialização/ênfase nas especialidades pode comprometer a cooperação entre os setores, por isso é uma DESVANTAGEM.
-
letra (E), O Q SÃO COMPARTILHADOS POR TODOS NA ORGANIZAÇÕES SÃO ASSUNTOS E SIGNIFICADOS. ex: SE vc realmente é concurseiro vc sabe que vc so fala sobre concursos, e o quanto isso significa pra você entre vc e sua família, cursinho, ou seja, um pensamento igual dentro de uma organização.
-
a) equipes possuem pessoas com capacidades complementares e multifuncionais.
b) são as vantagens de uma departamentalização funcional. Na divisional, pelo contrário, há duplicidade de recursos.
d) a organização informal não deve ser eliminada, e sim gerenciada de forma a favorecer a organização.
e) conceito de clima organizacional.
-
a)Errada. A departamentalização FUNCIONAL agrupa pessoas com habilidades e competências similares, para atividades comuns de trabalho.
b)Errada. O uso eficiente de recursos, a forte especialização de atividades e a boa solução de problemas técnicos são vantagens da departamentalização FUNCIONAL.
c)Gabarito
d)Errada. Afirma que a organização informal devem ser eliminada é um erro crasso, pois ambas as estruturas, formal e informal, são vitais para as organizações.
e)Errada. Percepções e sentimentos relevantes dos membros de uma organização são avaliados como CLIMA organizacional.
fonte: facebook.com/admfederal
-
A - ERRADO - No caso da departamentalização com abordagem FUNCIONAL, as pessoas ou órgãos são agrupados em departamentos considerando-se habilidades e competências similares e atividades comuns de trabalho.
B - ERRADO - As vantagens da departamentalização na abordagem FUNCIONAL incluem o uso eficiente de recursos, a forte especialização de atividades e a boa solução de problemas técnicos.
C - CORRETO - As desvantagens da departamentalização na abordagem funcional incluem resposta lenta às mudanças externas, responsabilidade parcial por problemas e visão limitada dos objetivos organizacionais.
D - ERRADO - Comportamentos característicos da organização informal devem ser MANTIDOS para que a gestão administrativa não sofra interferências imprevisíveis. A ORGANIZAÇÃO INFORMAL POSSUI CARÁTER COMPLEMANTADOR. OU SEJA, ELA COMPLETA A ESTRUTURA FORMAL. EMBORA NÃO POSSA SER CONTROLADA, ELA PODE SER GERENCIADA.
E - ERRADO - Percepções e sentimentos relevantes dos membros de uma organização são considerados valores compartilhados na CLIMA organizacional. ENQUANTO A CULTURA ENVOLVE VALORES, CRENÇAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO, O CLIMA ENVOLVE O GRAU DE SATISFAÇÃO E O ENFOQUE PSICOLÓGICO E EMOCIONAL DAS PESSOAS.
GABARITO ''C''
-
Essas questões são pura subjetividade! É impressionante. Existe algum livro que tratam bem, de forma completa, tudo isso? Eu leio apostilas, livros pra concursos e nada! Sempre tem algo que não é abrangido pela questão.
-
Particularmente eu acho até melhor questões subjetivas, porque basta você analisar e interpretar com o seu dia a dia que você consegue matar de 80% a 90% das questões sem grandes dificuldades. Melhor do que ficar tentando gravar dezenas de mnemônicos e pensamentos de doutrinadores. Mas esta questão apresentou conceitos que são debatidos de forma tradicional pela doutrina, dispensando subjetividade.
-
Gabarito: Letra C
Segundo Rennó (2013, p. 103), são desvantagens da Estrutura Funcional:
1. Estimula uma visão limitada dos objetivos organizacionais;
2. Dificulta a coordenação e a comunicação entre os departamentos;
3. Diminui a rapidez de resposta aos desafios externos;
4. Dificulta a responsabilização pelos problemas organizacionais.
-
Erro da letra E, ao meu ver, não trata de clima organizacional como alguns colegas citaram, mas sim =
"Percepções e sentimentos relevantes dos membros de uma organização são considerados valores compartilhados na cultura organizacional."
"Percepções e sentimentos relevantes dos membros de uma organização são considerados Pressupostos basicos na cultura organizacional."
Como podemos ver em artigo publicado no VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO-
Elementos de uma Cultura Organizacional, conforme adaptamos abaixo:
Artefatos e criações: se caracterizam como o nível mais superficial da cultura, configurando as estruturas e processos organizacionais e as manifestações visíveis, que incluem a linguagem, arquitetura, tecnologia, objetos decorativos, vestuários e as cerimônias observadas.
Crenças e valores: são as filosofias, estratégias e metas, ou seja, são as regras, princípios, normas e valores éticos que direcionam o comportamento de um grupo, seus objetivos e os meios utilizados para atingi-los. Vale destacar que crenças é tudo aquilo que as pessoas acreditam ser verdade dentro das suas metas e objetivos, enquanto valores significa o que as pessoas acreditam ser importante.
Pressupostos básicos e premissas: esses refletem as crenças inconscientes e inquestionáveis, que estão no nível mais profundo, sendo perceptíveis a partir de uma investigação mais profunda da Cultura Organizacional. São os valores, as crenças, percepções, sentimentos compartilhados pelos membros da organização e que dão resultado positivo, repetindo-se e sendo aceitos, incorporando-se e consolidando-se no nível do inconsciente e se transformando em um pressuposto básico.
-
LETRA C