-
Prover um “baseline” para medida de progresso e controle do projeto.
Gabarito: D
PMBOK 5 ed., pg. 40
-
não é metodologia!!!
É um guia de boas práticas
Anexo A1 é uma referência básica dos programas de desenvolvimento profissional de gerenciamento de projetos do PMI. O Anexo A1 continua a evoluir juntamente com a profissão
e, assim sendo, não é completo; este padrão é um guia, e não uma metodologia específica. É possível usar metodologias e ferramentas distintas (p.ex., Ágil, Cascata, PRINCE2) para implementar uma estrutura de gerenciamento de projetos.
-
Gerenciamento do tempo é uma área do conhecimento, a qual refere-se às atividades que buscam garantir que o projeto seja feito dentro do prazo necessário.Dentre as atividades envolvidas, pode -se citar: a criação de um cronograma detalhado, o sequenciamento das atividades, o monitoramento deste cronograma, etc.
Monitoramento e Controle ( um dos principais grupos de processos de projeto): Necessário para acompanhar, revisar e regular o progresso
e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes.
Apostila do Estratégia Concursos - Rodrigo Rennó.
-
Gente tem que entender TODAS as FASES do projeto e internalizar elas!!
Nesse caso é preciso diferenciar as fases, por exemplo, na fase de execução do trabalho do projeto é citado as linhas e o plano de gerenciamento do projeto que são 3 linhas, a saber:
Linha de base do escopo = declaração do escopo;
Linha de base do custo = orçamento do projeto;
Linha de base do cronograma = diagrama de rede e gráfico de Grantt e
Plano de gerenciamento do projeto = é o produto final do planejamento.
OK nessa fase de execução a gente tem que lembrar que isso é citado, porém também mencionado só que para EFEITOS DE MONITORAMENTO na fase de a seguir de CONTROLE.
OK isso volta a ser citado na fase de monitoramento com efeitos de controle abaixo:
PASSOS DO MONITORAMENTO/CONTROLE
1. COMPARAÇÃO COM AS LINHAS - BASE DE CUSTO, PRAZO E ESCOPO.
2. Identificar qualquer variações das linha - base.
3. Responder conforme as necessidades.
OBS: O gerenciamento deve revisar o progresso em comparação com as linhas de base, buscando resolver imediatamente os conflitos.
TENHA FÉ. ABRA MÃO DO QUE FOR, MENOS DOS SEUS ESTUDOS!! O RESTO PODEM LHE ROUBAR, PORÉM SEU CONHECIMENTO NUNCA.
-
e) O guia PMBOK é uma metodologia que descreve o passo a passo (Não é uma receita de bolo, vários professores dizem isso rsrs) de como se gerenciar um projeto e define os processos que devem ser utilizados pelas organizações conforme a área de atuação.
-
Cara, e eu achava que Adm Geral era a matéria das trevas, mas essa daqui é que é.
-
sobre o erro da C: Para que o gerente de projeto exerça de forma plena sua função, é indispensável que ele tenha profundo conhecimento técnico do negócio. Errada. ele precisa de um conjunto de competencias e elas devem ser equilibradas . abaixo segue os conceitos do pmbok5.
Os gerentes de projetos eficazes devem possuir uma combinação equilibrada de habilidades éticas, interpessoais e conceituais para ajudá-los a analisar situações e interagir de maneira apropriada.
o gerenciamento de projetos eficaz exige que o gerente de projetos possua as seguintes competências:
• Conhecimento. Refere-se ao que o gerente de projetos sabe sobre gerenciamento de projetos.
• Desempenho. Refere-se ao que o gerente de projetos é capaz de fazer ou realizar quando aplica seu conhecimento em gerenciamento de projetos.
• Pessoal. Refere-se ao comportamento do gerente de projetos na execução do projeto ou atividade relacionada. A efetividade pessoal abrange atitudes, principais características de personalidade, e liderança, que fornecem a habilidade de guiar a equipe do projeto ao mesmo tempo em que atinge objetivos e equilibra as restrições do mesmo.
-
letra A: Sucesso do projeto é atender às expectativas das partes interessadas e aos requisitos que foram especificados, inclusive quanto aos custos. Letra B: partes interessadas são indivíduos influenciados ou que influenciam positivamente ou negativamente o projeto, direta e indiretamente. Letra C: o GP possui um conjunto de capacidades interpessoais e competências como: liderança, gerenciamento estratégico e de negócios e gerenciamento de projetos técnico. Em outras palavras o GP está no nível de gerenciamento, o conhecimento técnico do negócio deve ser da equipe do projeto. Letra E: não é metodologia, é um guia de melhores práticas.
Gabarito: letra D.
-
kd os professores para comentarem as questões de gestão de projetos?!!