-
Dono de processos pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio. A propriedade dos processos pode ser uma responsabilidade em tempo integral ou parcial.
Fonte: BPM Cbok Pag. 303
-
Segundo Paludo (2016) “Etapas da Gestão/Gerenciamento de Processos. 5.Definir o dono de cada processo: é escolher uma pessoa que será a responsável pela eficiência e eficácia do processo. Considerando que os processos envolvem diversas áreas da organização, o dono deve ter conhecimento de todo o processo e habilidade para lidar com as diversas lideranças envolvidas a fim de evitar conflitos e obter o máximo de colaboração.
Em regra, o dono é uma das lideranças envolvidas na execução da parte mais importante ou da maior parte do processo, porém, nada impede que seja designado um terceiro, ciente de que enfrentará maiores dificuldades no desempenho dessa atribuição.
…
O gerente/dono do processo é a pessoa a quem foi atribuído o encargo de gerenciar a execução do processo – é o responsável por assegurar que os requisitos do processo sejam cumpridos e o objetivo final seja alcançado – ele atua como um facilitador que, com suas competências, habilidades e empenho pessoal, faz toda a diferença na correta execução e no alcance dos objetivos dos processos”.
Portanto, a alternativa D é a resposta da questão – mas alerto que o ‘dono’ pode ou não ser aquele que desenhou o processo.
ATENÇÃO- Mais um erro da CESPE: O dono do processo não é necessariamente quem desenha o processo – mas é a pessoa responsável pelo desempenho do processo: uma espécie de gestor que acompanha a execução e a prestação de contas do processo !!! Aliás, na prática, há mais processos desenhados por ‘outros’ do que pelo dono do processo !
-
D - Por ter seu foco direcionado para o dia a dia da organização, o gestor do processo é responsável pelo desempenho do processo e pelas iniciativas propostas para a transformação deste.
Gerente de processos coordena e gerencia o desempenho dos processos no dia a dia e lidera iniciativas de transformação de processos. CBOK p.309
O responsável pelo desempenho do processo é o Dono do processo, o gestor coordena e gerencia o desempenho do processo.
-
Fonte CBOK:
Pessoas Engajadas em BPM
Donos de processos, que são responsáveis em última instância pela execução de processos de negócio de acordo com as expectativas de desempenho definidas para entrega de valor para o cliente;
• Gerentes de processos, que acompanham e monitoram a execução no dia a dia de processos de negócio, resolvem conflitos e reportam a situação a donos de processos;
• Arquitetos de processos, que compreendem o inter-relacionamento entre os diversos processos;
• Analistas de processos, que modelam o estado atual de processos ("AS-IS");
• Designers de processos, que modelam o estado futuro de processos ("TO-BE").
Outros papéis:
Analista de negócio: são responsáveis pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação;
Especialistas: pessoas que têm um profundo conhecimento sobre certas funções ou operações de negócio.
-
fui de D muito facil
-
Aos não assinantes,
GABARITO: C
-
Dono do processo - responsável pelo desempenho
Gerente do processo - dia a dia, lidera iniciativas de transformação do processo.
-
Dono do processo
→ Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoa com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio. A prioridade dos processos pode ser uma responsabilidade em tempo integral ou parcial.
Gerente de processo
→ Atua no nível tático e mede o desempenho do processo dia a dia e ajuda os gestores funcionais a trabalhar com outros gestores funcionais. É subordinado ao dono do processo e possui independência de preocupações funcionais.
Gabarito: Letra C
-
Dono do processo: pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas com a responsabilidade pela prestação de contas, pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos.