SóProvas


ID
2081698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência aos princípios gerais de alavancagem operacional e financeira e à análise de balanços, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA: Grau de Alavancagem Financeira (GAF) existirá se dentro da estrutura de capital de uma empresa houver a presença de capital de terceiros que exigem uma remuneração que pode ser chamada de juros. O cálculo da GAF é feita da seguinte maneira: GAF = LAJIR / LAIR.

    LAJIR são os Lucros Antes dos Juros e Imposto de Renda

    LAIR são os Lucros Antes do Imposto de Renda (já deduzido das despesas financeiras - Juros).

    Portanto, não se mede a capacidade de elevar o resultado do lucro líquido somente por meio de recursos próprios de uma empresa. Caso isso fosse possível, a GAF seria = 1, que significa ausência de capital de terceiros.

     

    B) CERTA: Para analisar o desempenho financeiro de uma empresa utilizam-se os índices que levam em consideração o presente e o passado da empresa. As formas de uso das análises são basicamente duas: a primeira é a análise temporal, que é feita à longo prazo, possibilitando o traçado de tendência do futuro; a outra forma é a comparação com os índices de desempenho das outras empresas concorrentes, no mesmo período de tempo. Os índices de liquidez medem a capacidade de a empresa cumprir suas obrigações, ou seja, pagar suas dívidas, assim medindo sua base financeira. Existem três metodologias de se calcular os índices de liquidez:  Índice de Liquidez Geral, Índice de Liquidez Corrente (mede a capacidade de pagamento em curto prazo) e Índice de Liquidez Seco.

     

    C) ERRADA: Pelo contrario, quanto maior o índice de liquidez dos ativos, maior é a capacidade de se realizar o caixa e mais contribuem para o desenvolvimento contábil-financeiro da empresa. Os Ativos Circulantes como Caixa, Disponíveis ou equivalentes de caixa, por exemplo, possuem maior grau de liquidez.

     

    D) ERRADA: Realmente, liquidez refere-se à velocidade de conversão de um ativo em dinheiro. Isso quer dizer que quanto maior o grau de liquidez, maior a sua velocidade do ativo em converter-se em dinheiro (ex. venda de estoque de mercadorias). A alternativa torna-se errada ao afirmar que quanto maior a liquidez, maior a perda desse valor. A liquidez tem relação direta quanto à velocidade da conversão do ativo em dinheiro. Perdas estão relacionadas às deduções do ativo. Ex. Provisão por Perdas de Devedores Duvidosos  (famoso PDD) é uma conta retificadora que reduz a conta Clientes ou Duplicatas a Receber.

     

    E) ERRADA: Grau de Alavancagem Operacional (GAO) é o aumento do Lucro resultante de um determinado acrescimo de volume. Ou seja, o acréscimo de 10% nas vendas de determinado produto, por exemplo, pode gerar um aumento no lucro da empresa.  Mede a variação no lucro em razão de uma variação nas vendas. Assim, se o lucro aumentou 20% para um aumento de 10% nas vendas, por exemplo, dizemos que a alavancagem operacional é de 2.

    O cálculo do Grau de Alavancagem Operacional é:

    GAO = (L1/L0 – 1)/(V1/V0 – 1)

    Sendo

    L1 = Lucro operacional do período 1

    L0 = lucro operacional do período zero

    V1 = vendas do período um

    V0 = vendas do período zero

  • Discordo da B. O índice de liquidez geral considera as obrigações de longo-prazo, o que torna a afirmação errada, já que ele está falando de todos os índices de liquidez.

    E Fábio, LAJIR (Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda) é o EBIT (Earnings Before Interest and Taxes); LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Imposto, Depreciação e Amortização) que é o EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization).

  • Discordo do gabarito porque a questão fala dos índices logo todos, então não mede só a capacidade de curto prazo mede também a de longo prazo (liquidez geral). Questão sem gabarito na minha opinião.

  • Não há erro algum. O item B não afirma que todos todos os índices de liquidez se referem a obrigações de curto prazo. Tudo bem, a redação está no plural, "os índices..". Mas é possível encontrar pelo menos dois deles que de fato se refiram apenas ao curto prazo (e.g., liquidez corrente e seca) o que tornaria a redação correta. 

     

  • Mais uma questão de contabilidade onde deve-se assinalar a menos errada ... também avaliei a B como errada, pois existem índices de liquides de curto e de longo prazo...

    Mas as demais são "mais" erradas ...