SóProvas


ID
2081824
Banca
IESES
Órgão
SERGAS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

As turbinas hidráulicas mais comuns em usinas hidrelétricas por sua flexibilidade e eficiência, cujo rotor geralmente tem entre 1 e 10 m de diâmetro e que são usadas com quedas de água de 10 até 650 m, a velocidades de 80 a 1000 rpm; e que sua potência varia de menos de 10 a 750 MWs. É conhecida como turbina:

Alternativas
Comentários
  • Turbina Francis - turbinas de reação, possuem fluxo radial de fora para dentro e são as mais comuns em usinas hidrelétricas por sua flexibilidade e eficiência. O rotor geralmente tem entre 1 e 10 m de diâmetro. São usadas com quedas de água de 10 até 650 m, a velocidades de 80 a 1000 rpm; sua potências varia de menos de 10 a 750 MWs;

    Turbinas Kaplan - turbinas de reação, com pás móveis e fluxo axial. Ideiais para alturas até 60 m. Um servomotor montado normalmente dentro do cubo do rotor, é responsável pela variação do ângulo de inclinação das pás.

    Turbinas Pelton - turbinas de ação, operam com velocidades de rotação maiores que as outras e são ideias para elevadas alturas de queda (entre os 350 m até 1100 m);

  • Turbina Francis é utilizada na usina de Ipaipu, assim fica fácil lembrar!

  • As turbinas francis são turbinas de fluxo radial, de reação, e que são mais adequadas para quedas d'água entre 15 e 300 metros (dado do Fox). A água entra em um duto circular de seção decrescente e é desviada por pás guias, de modo a que entre corretamente no rotor. Elas sempre trabalham cheias de fluido e portanto, são capazes de produzir mais potência que uma turbina de reação comparável. Produzem potências entre 10 e 750 MW.