GABARITO: E
A) FALSO. Se o índice de aplicação de insumo for superior a 150 horas por tonelada, a produtividade da equipe será superior a 15dia x trabalhador / tonelada (diminuindo tal valor). Para a produtividade ser superior a 10 toneladas por hora, conforme informado na questão, necessita-se saber a composição da equipe, que não foi informada na questão.
B) FALSO. Se [custo direto]*(1 + bdi ) = [preço de venda], 12/10 - 1 = BDI, implicando BDI de 20%.
C) FALSO. Como a produtividade é 15d.trab/ton, ter 10 trabalhadores acarretaria em prazo de 18 dias de trabalho. Não se pode afirmar que 18 dias de trabalho > 30 dias.
D) FALSO. Aproveitando cálculo do item anterior, se a jornada for para 8h/d, o prazo será de 18*10/8 = 22,5 dias de trabalho. Não se pode afirmar que 22,5 dias de trabalho > 30 dias.
E) O item implica em produtividade de 24dias.equipe/ton. Não é informada qual é a equipe. Considerando o pior cenário, equipe de uma pessoa só, a produtividade deste item é 7/24 (próximo a 29%) da produtividade do enunciado da questão. Assim, é natural que o custo com mão-de-obra deste item seja 24/7 (quase 3,5x) do custo com mão-de-obra original. É bem provável que isto implique em aumento de custo superior a 20%, o que acarretaria em prejuízo, porém não há dados suficientes para tanto. Assim, tratando-se de engenharia, a presente assertiva também é FALSA, visto que não há dados suficientes para fazê-la; tratando-se de marcar o item menos errado proposto pela banca, que desde alguns concursos atrás parece ter colocado um astrólogo chefiando a sua equipe de engenharia, marca-se esta assertiva.