SóProvas


ID
2083675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Uma comissão permanente de licitação de órgão da administração pública, composta por três membros, é responsável pelo processo licitatório da obra de construção de um prédio orçado em R$ 1.300.000. Conforme previsto nas leis de licitação, a comissão deve seguir uma sequência de procedimentos após o recebimento das propostas das licitantes.
Tendo essa situação hipotética como referência inicial e considerando os aspectos técnicos e legais relacionados às licitações públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Pregão: Usado para AQUISIÇÃO de bens e serviços comuns, logo, não é utilizado nos serviços de engenharia. 

     

    b)  Adjudicação: após o julgamento das propostas, ao licitante vencedor será adjudicado o objeto licitado (adjudicar = conceder, atribuir, entregar, submeter, conferir).

     

    Homologação: após a fase de julgamento, adjudicação e decorridos todos os prazos de recurso, a autoridade competente ratificará todos os atos anteriores confirmando sua validade perante a lei.

    A Adjuducação que confere o objeto licitado e não a homologação.

     

    c) Prazos mínimos até o recebimento das propostas:

     

    Concorrência -> 45 dias quando  quando MELHOR TÉCNICA OU TÉCNICA E PREÇO;

     

    CONCURSO -> 45 dias.

     

    Concorrência -> 30 dias quando NÃO  MELHOR TÉCNICA OU TÉCNICA E PREÇO;

     

    Tomada de Preço -> 30 dias  Quando MELHOR TÉCNICA OU TÉCNICA E PREÇO;

     

    Tomada de Preço -> 15 dias quando NÃO  MELHOR TÉCNICA OU TÉCNICA E PREÇO;

     

    Leilão -> 15 dias;

     

    Convite -> 5 dias.

     

    d) art. 51:

     

    "a habilitação preliminar, a inscrição em registro cadastral, a sua alteração ou cancelamento, e as propostas serão processadas e julgadas por comissão permanente ou especial de, no mínimo, 3 (três) membros, sendo pelo menos 2 (dois) deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos da Administração responsáveis pela licitação.” (Destacamos.)

     

    e)  § 4º do art. 51

    “investidura dos membros das Comissões permanentes não excederá a 1 (um) ano, vedada a recondução da totalidade de seus membros para a mesma comissão no período subseqüente.”
    Assim, deve haver alteração, ainda que parcial, a cada 01 (um) ano.


    fonte: http://www.zenite.blog.br/com-quantos-servidores-efetivos-se-faz-uma-comissao-de-licitacao/

    fonte: Lei 8666/93

     

    Qualquer erro, avisar por msg. 

    VÁ E VENÇA QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

  • Mas o tipo melhor técnica ou técnica e preço não fica reservada exclusivamente para serviços de cunho intelectual ?? Como pode ser utilizada para obra de engenharia ?
  • Devemos tomar cuidado com a modalidade pregao, segundo a sumula 257 do TCU : "O uso do pregão nas contratações de serviços comuns de engenharia encontra amparo na Lei nº 10.520/2002.", existem casos concretos tambem no dia a dia em que é admitido o uso do pregao para serviços de engenharia, porem, oq se verifica resolvendo questoes da banca cespe é que ela simplesmente ignora essa sumula, portanto melhor seguir o raciocinio da banca e eliminá-la de nossas vidas.

  • Na modalidade pregão pode licitar serviços de engenharia de natureza comum (vi numa prova do cespe q o serviço de sondagem pode ser licitado no pregão).

    nao pode quando se tratar de obra.

  • A questão não afirma o tipo, se é melhor técnica, técnica e preço, logo poderia também ser o prazo de 15 dias para tomada de preço, entendo como errada a questão. A menos que possa se supor o tipo para esse caso específico, alguém saberia esclarecer.