SóProvas


ID
2084227
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O perfil do empreendedor negro no Brasil

Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico

A prática empreendedora vem crescendo no Brasil, sobretudo quando diz respeito à população negra. Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade, contrariando a crença geral de que as pessoas das camadas com menor poder aquisitivo procuram abrir seus negócios mais por necessidade ou devido ao desemprego.

Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos e, em relação aos jovens, 75% deles estão empreendendo pela primeira vez e a maioria com ensino superior completo/incompleto.

Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural que ocorre de forma gradativa. Eles estão percebendo que o empreendedorismo pode ser uma forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico.

A maioria dos negócios está na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual), nos setores de comércio, serviço, moda/vestuário, estética e alimentação. Esses dados foram obtidos na Pesquisa Nacional Negro Empreendedor realizada pelo Baobá – Fundo de Igualdade Racial em parceira com o Instituto Feira Preta, em 2015.

Segundo a pesquisa, historicamente, o ato de empreender sempre esteve presente no cotidiano de negros brasileiros. Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo, o negro empreendia como forma de sobrevivência, por necessidade.

Hoje, o empreendedor negro ultrapassou as fronteiras da subsistência e tem buscado aprimorar as suas habilidades e competências no que diz respeito à sua atitude empreendedora. Cada vez mais, apostando na criação, abertura e gerenciamento de seus próprios negócios.

Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa. Segundo o documento “são públicos os fatores que dificultam o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo negro, em larga escala, no país e um dos principais entraves se deve ao racismo institucionalizado brasileiro”.

“Além deste, outras razões podem estar relacionadas às dificuldades vivenciadas pelos negros no momento de empreender. O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro-brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral; que seriam a falta de planejamento e de capacitação administrativa/ gerencial, a informalidade, a aposta em negócios de pouco retorno, condições ocupacionais anteriores frágeis dentre outras”.

Em 2013, o Instituto Data Popular divulgou pesquisa apontando que os consumidores negros, boa parte localizados na chamada classe C, movimentaram cerca de R$713 bilhões ao ano. Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços para atender o perfil de um novo consumidor negro.

Um exemplo de sucesso de empreendedorismo negro é a Feira Preta. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina.

Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes, que puderam acompanhar aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos.


                                Texto adaptado. Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-

                                                                                           -perfil-do- empreendedor-negro-no-brasil

Assinale a alternativa que apresenta inadequação gramatical referente ao conteúdo exposto entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • Alt. E

    praticamente metade TEM... (Singular ; sem ^)

  • Najara não concordaria com  empreededores?

  • A maioria ......concorda com está

    praticamente metade TEM... 

  • Acredito que esta questão deveria ser anulada. Pode concordar com metade ou empreededores.

    Não entendi o erro!

  • Não achei erro em nenhuma das opções...

    Nesse caso Têm estaria concordando com "dos empreendedores", e se fosse tem concordaria com "Praticamente metade".

    Qual seria o erro, alguém para explicar??

    Irei indicar para comentário do professor.  

  • Gabarito E

    Concordância verbal - o verbo concorda com o sujeito - empreendedores têm.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Acredito que o sujeito é partitivo, motivo pelo qual admitiria a concordância tanto com o núcleo, isto é, "metade", quanto com o termo mais próximo, ou seja, "empreendedores".

     

    Estou confuso.

  • Pessoal, esta questão esta na categoria anulada para outro cargo.

  • Q716249 

    ESSA QUESTAO FOI ANULADA, PODEM VE A MESMA QUESTAO PARA O CARGO DE ENFERMEIRO

  • 1) O núcleo do sujeito é uma palavra de sentido coletivo.
    O verbo fica no singular.
    – A multidão gritou entusiasticamente o nome do jogador.
    – O grupo, ontem à noite, decidiu que iria ao congresso.
    Cuidado!!!
    1) Coletivo especificado ou partitivo: a metade de, a maior parte de, a maioria de, uma
    porção de, uma parte de, uma turba de, o resto de, um grupo de, um bando de, a metade
    de, o grosso de, um grande número de, um bom número de..
    . (verbo no singular,
    concordando com o núcleo do sujeito, ou verbo no plural, concordando com o núcleo do
    adjunto).
    – A multidão de torcedores gritou entusiasticamente.
    – A multidão de torcedores gritaram entusiasticamente.

    A GRAMATICA PARA CONCURSOS- FERNANDO PESTANA

    OUTRA REFERÊNCIA PARA NÃO RESTAR DÚVIDAS 

     

    Casos Particulares

    Há muitos casos em que o sujeito simples é constituído de formas que fazem o falante hesitar no momento de estabelecer a concordância com o verbo. Às vezes, a concordância puramente gramatical é contaminada pelo significado de expressões que nos transmitem noção de plural, apesar de terem forma de singular ou vice-versa. Por isso, convém analisar com cuidado os casos a seguir.

    1) Quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, o grosso de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de...) seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural.

    Por Exemplo:

    A maioria dos jornalistas aprovou / aprovaram a ideia.
    Metade dos candidatos não apresentou / apresentaram nenhuma proposta interessante.

    Esse mesmo procedimento pode se aplicar aos casos dos coletivos, quando especificados:

    Por Exemplo:

    Um bando de vândalos destruiu / destruíram o monumento.

    Obs.: nesses casos, o uso do verbo no singular enfatiza a unidade do conjunto; já a forma plural confere destaque aos elementos que formam esse conjunto.

    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint49.php

     

     

  • ANULADA

  • "Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista que, no caso da alternativa (C), a colocação é facultativa, não havendo, portanto, inadequação. No entanto, com relação à resposta preliminarmente considerada correta, há uma expressão partitiva e que aceita duas formas: plural e singular."

  • Lembrando que o uso da crase antes de pronomes possessivos adjetivos é FACULTATIVO, obrigatório apenas em pronomes possessivos SUBSTANTIVOS.