SóProvas


ID
2084485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com base nas normas de auditoria governamental relativas a planejamento e execução dos trabalhos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Segundo a Intosai, a auditoria de regularidade (regularity audit) compreende auditoria financeira, auditoria de controles internos e auditoria da legalidade de atos administrativos.

  • D) Na auditoria de regularidade, deve-se verificar a conformidade de leis e regulamentos aplicáveis.

    Comentários:

    Nas auditorias de regularidade, as conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre demonstrativos financeiros e sobre a conformidade das transações com leis e regulamentos, ou sobre temas como a inadequação dos controles internos, atos ilegais ou fraude.

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/09/12043604/TCE-PR-Direito-Coment%C3%A1rios-das-quest%C3%B5es-2016.pdf

  • NAT (TCU) - 2 Tipos:

    Auditoria de Regularidade (compreende auditoria financeira + auditoria de conformidade)

    Auditoria Operacional (4 E)

    Bons estudos.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Renato QC -> Q693414

    A) 4408.5 – A documentação de auditoria é de propriedade exclusiva do TC, responsável por sua guarda e sigilo. Ela deve ser arquivada pelo prazo de cinco anos, contado a partir da data de julgamento ou apreciação das auditorias governamentais relacionadas. Após esse período, pode ser transferida para o arquivo permanente ou eliminada, conforme decisão do colegiado de cada TC, salvos os prazos fixados pela legislação pertinente ao ente auditado.

    B) 3203 – Quando o profissional de auditoria governamental detectar indício de irregularidades, fora do escopo da auditoria, deve informar ao superior hierárquico para que tome as providências cabíveis.

    C) Errado, as auditorias devem ser harmônicas com as outras modalidades de fiscalização.

    D) CERTO: 1102.1.1 – AUDITORIA DE REGULARIDADE: exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de controle interno; da probidade e da correção das decisões administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião

    E) 4106 – A metodologia deve dispor de mecanismos para a seleção do objeto da auditoria, segundo critérios de relevância, risco e materialidade.

  • De acordo com o enunciado é possível identificar que o candidato precisa demonstrar conhecimento quanto à natureza da opinião do profissional de auditoria governamental apresentada nas Normas de Auditoria Governamental - NAGs: Aplicáveis ao Controle Externo.

    Vejamos as alternativas:

    A) Concluída a auditoria, os correspondentes papéis de trabalho ficarão sob a guarda do sistema de controle interno da entidade auditada.

    Errada. De acordo com as NAGs, “a documentação de auditoria é de propriedade exclusiva do tribunal de contas, responsável por sua guarda e sigilo"; ou seja, os papéis de trabalho não ficarão sob a guarda do sistema de controle interno da entidade auditada.

    B) Na hipótese de suspeita de irregularidades fora do escopo da auditoria em curso, o auditor deverá solicitar ao tribunal de contas a realização de uma nova auditoria para confirmar ou afastar essa suspeita.

    Errada. De acordo com as NAGs, o auditor deverá “informar ao superior hierárquico" para que as providências cabíveis sejam adotadas.

    C) A previsão de auditorias deve ser independente e desvinculada de outras modalidades de fiscalização.

    Errada. De acordo com as NAGs, as auditorias devem “permitir a obtenção de evidências adequadas que possibilitem formar uma opinião". Desta forma, para que o objetivo seja atingido, não se deve “limitar a aplicação de outros procedimentos julgados necessários nas circunstâncias".

    D) Na auditoria de regularidade, deve-se verificar a conformidade de leis e regulamentos aplicáveis.

    Certa. De acordo com as NAGs, a auditoria de regularidade se refere ao “exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de controle interno; da probidade e da correção das decisões administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião". (grifo nosso.)

    E) Por motivos de economia e eficiência, a seleção do objeto de auditoria deve restringir-se aos critérios de relevância e materialidade.

    Errada. De acordo com as NAGs, “a metodologia deve dispor de mecanismos para a seleção do objeto da auditoria, segundo critérios de relevânciarisco e materialidade". (grifo nosso.)


    Gabarito do Professor: Letra D.