SóProvas


ID
2084596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às operações de terraplanagem, pavimentação e recuperação de obras rodoviárias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • MANUAL D EPAVIMENTAÇÃO - DNIT

    O Índice Suporte Califórnia deverá ser maior ou igual a 60 para qualquer tipo de tráfego; a expansão máxima deverá ser 0,5%. (pg. 136)

  • c) A adição de cimento e cal é feita buscando a estabilização da base.

    d) Indicado para solos coesivos.

     

    Bom estudo a todos!

  • a) Em se tratando do CBR (california bearing ratio) ou Índice de Suporte Califórnia, o valor da resistência à penetração de determinado material é computado em porcentagem, sendo 100% o valor correspondente à penetração em uma amostra do mesmo material, obtido no ensaio de compactação a 100% do proctor normal, que é adotado como padrão de referência.

    ERRADO. ISC é o valor da divisão entre a resistência a penetração de um corpo de prova (material em análise) e a resistência a penetração de um material granular padrão, em percentual.

     

    *Na prática, compara os resultados da pressão necessária para produzir uma penetração de 2,54 (1'') e 5,08 (2'') - vale o MAIOR valor

     

    b) Materiais selecionados para a execução de bases devem apresentar capacidade de suporte maior ou igual a 60% (ISC 60%), determinado por meio de ensaio de CBR.

    Ok. A base deve ter o valor de CBR acima de 80% para N>5x10^6 e acima de 60% para N<5x10^6

     

    c) O acréscimo de aditivos, como o cimento e a cal, em bases granulares tem por objetivo primordial o aumento do índice de plasticidade do solo utilizado.

    Errado. O intuito é reduzir o IP, diminuindo o LL (IP = LL-LP) tornando o material mais resistente.

     

    d) O rolo de compactação do tipo pé-de-carneiro é especialmente indicado para a compactação de areias com teor de finos que passem pela peneira n.º 200 menores que 5% em peso.

    Errado. Rolo pé-de-carneiro é indicado para solos coesivos.

     

    e) Na restauração de pavimentos, uma camada típica de alívio de tensões pode ser obtida por meio de uma estrutura geotêxtil-asfalto, que forma uma camada de descontinuidade visco-elástica que reduz a velocidade de propagação de trincas e é eficiente em trincamentos de alta severidade.

    Não achei erro no item, exceto a ultima parte onde diz "trincamentos de alta severidade". Isso é errado pois o problema pode ser, inclusive, estrutural.

     

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_rTem70-lGEJ:www.brasquimica.com.br/downloads/prg_dow_qtd.cfm%3FDow1%3DCB7A1D775E800FD1EE4049F7DCA9E041EB9BA083+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

     

  • Complementando o q "L" escreveu acerca da alternativa e):


    O emprego dos geossintéticos atua de duas maneiras: desviando as trincas OU convertendo-as em microfissuras ao se propagarem.
    Somando o geossintético ao ligante, ocorre um retardo na reflexão das trincas. Porém, não é tão efetivo na presença de grandes movimentos verticais e horizontais.

     

    Da mesma forma, as camadas intermerdiárias executadas na superfície de um pavimento antigo deteriorado sobre o qual será executado um recapeamento, denominadas SAMI (stress absorbing membrane interlayer), atuam dissipando movimentos e tensões em trincas e juntas de severidade BAIXA a MÉDIA.

     

    FONTE: páginas 17 à 20 do PDF do link abaixo:

    http://www.ufjf.br/pavimentacao/files/2018/03/Cap-11-T%C3%A9cnicas-de-restaura%C3%A7%C3%A3o-asf%C3%A1ltica.pdf
     

  • ➤ Sobre a letra B, no manual de pavimentação de 2006 do DNIT/IPR diz que para base:

    "O Índice Suporte Califórnia deverá ser maior ou igual a 80% para qualquer tipo de tráfego;a expansão máxima deverá ser 0,5% " - (diferente da transcrição do colegal Daniel Pereira Oliveira)

    ➤ Hipóteses de poder usar ISC inferiores a 80%:

    "Poderá ser adotado um ISC até 60%,quando economicamente justificado,em face da carência de materiais e prevendo-se a complementação da estrutura do pavimento pedida pelo dimensionamento pela construção de outras camadas betuminosas "

    ou

    "Para um número de repetições do eixo-padrão, durante o período do projeto N ≤ 5 x 10^6, podem ser empregados materiais com C.B.R. ≥ 60% "

    Assim, não entendo a alternativa B estar correta

  • Questão com gabarito totalmente inadequado. Dizer que DEVE ser maior ou igual a 60, e nao citar o N< 5X10^6.

  • CBR das camadas do pavimento flexível:

     

    SUB-LEITO: >= 2% e expansão < = 2%;

     

    REFORÇO DO SUB-LEITO: > do Sub-Leito e expansão < = 1%;

     

    SUB-BASE>= 20% e expansão < = 1%;

     

    BASE: >= 80% para N>5.10^6 ou  >= 60% para N<5.10^6 e expansão < = 0,5%;

     

     

     

                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça.

  • Para o CESPE questão incompleta não está errado.

  • Questão passível de recurso. Nada foi falado em relação ao tráfego. CBR acima de 60%, no interpretar da norma é exceção para rodovias de baixo tráfego.

  • LETRA A - DETRA/DF/2009

    No CBR (california bearing ratio) ou índice de suporte califórnia, o valor da resistência à penetração de determinado material é computado em porcentagem, sendo 100% o valor correspondente à penetração em uma amostra do mesmo material, obtido no ensaio de compactação a 100% do proctor normal, adotado como padrão de referência.

    ERRADO

  • QUAL ERRO DA LETRA C?

  • Uma questão de C/E com o mesmo enunciado da "B" já foi anulada pela banca.

    "A base deve ter o valor de CBR acima de 80% para N>5x10^6 e acima de 60% para N<5x10^6"