SóProvas


ID
2085250
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Informe se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo em relação às condições concretas em que a prática profissional do Assistente Social se realiza, segundo a análise contida no subtítulo “A Redescoberta das Mediações” (Faleiros, Vicente de Paula - Saber Profissional e Poder Institucional), considerando o seguinte contexto.

Várias pesquisas como as de Eunice Reymão e Maria Luiza de Souza mostram que os assistentes sociais, na prática, confundem os objetivos profissionais e institucionais e essa confusão advém da própria realidade institucional em que se situa o serviço social e da inconsistência teórica da profissão que levou a uma reflexão teórica sobre o trabalho social e a uma retomada de discussão de sua prática. A forma de repensar a prática profissional passou para uma análise das condições concretas em que ela se realiza.

( ) O desenvolvimento do capitalismo tem levado o Assistente Social a incorporar-se em diversas tarefas como um profissional liberal.

( ) A visão humanista fazia o serviço social aparecer como um sacerdócio, uma atividade benevolente e sem o caráter específico determinado pela sua inserção no processo técnico e social do trabalho.

( ) O assalariamento e a venda da força de trabalho do Assistente Social o faz participar em condições objetivas sociais, políticas e econômicas superiores à que se encontra a população com quem trabalha.

( ) A reflexão sobre as condições institucionais vieram mostrar a realidade do serviço social como subordinado no processo decisório.

Indique a opção com a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • ( F ) O desenvolvimento do capitalismo tem levado o Assistente Social a incorporar-se em diversas tarefas como um profissional liberal.

    O desenvolvimento do capitalismo tem levado o Assistente Social a incorporar-se em diversas tarefas como um assalariado.

    ( V ) A visão humanista fazia o serviço social aparecer como um sacerdócio, uma atividade benevolente e sem o caráter específico determinado pela sua inserção no processo técnico e social do trabalho.

    ( F ) O assalariamento e a venda da força de trabalho do Assistente Social o faz participar em condições objetivas sociais, políticas e econômicas superiores à que se encontra a população com quem trabalha.

    O assalariamento e a venda da força de trabalho do Assistente Social o faz participar das mesmas condições objetivas sociais, políticas e econômicas à que se encontra a população com quem trabalha.

    ( V ) A reflexão sobre as condições institucionais vieram mostrar a realidade do serviço social como subordinado no processo decisório.

     

  • Não entendi porque a ultima é verdadeira, pois inserido numa instituição o AS está no meio de uma correlação de forças, tem as questões instituiconais, mas ainda assim possui sua relativa autonomia para o exercício profissionao, não vejo como SUBORDINADO no processo decisório como coloca a questão. Alguém sabe explicar melhor?