SóProvas


ID
2086261
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Hoffmann (2005), a avaliação mediadora deve acontecer em três tempos: “tempo de admiração dos alunos; tempo de reflexão sobre suas tarefas e manifestações de aprendizagem e tempo de reconstrução das práticas avaliativas e/ou de invenção de estratégias pedagógicas para promover melhores oportunidades de aprendizagem”. Acerca desses tempos, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O primeiro tempo de admiração se inicia quando do primeiro dia de aula, a partir de entrevistas com os alunos, nas conversas com seus professores de anos anteriores e familiares, da análise de tarefas e da leitura de registros de avaliação.

( ) O segundo tempo trata da reflexão sobre suas tarefas e manifestações de aprendizagem e é necessário predispor-se a momentos para pensar sobre o que se observa para possibilitar interpretar em termos didáticos, epistemológicos e relacionais às situações de aprendizagem vividas pelos estudantes, transformando as práticas avaliativas em mediadoras, no sentido de serem intencionalmente construídas na direção de seus diferentes interesses e necessidades.

( ) O terceiro tempo é o de reconstrução das práticas avaliativas e/ou de invenção de estratégias pedagógicas para promover melhores oportunidades de aprendizagem. A autora afirma que muitos são os desafios para se colocar em prática uma avaliação mediadora: famílias que não aceitam a abolição das notas e médias; adoção de apostilas, impedindo que o professor decida as atividades e a sequência dos temas; formação docente etc.

Alternativas
Comentários
  • Todo o processo avaliativo tem por intenção:

    a) observar o aprendiz;

    b) analisar e compreender suas estratégias de aprendizagem;

    c) tomar decisões pedagógicas favoráveis à continuidade do processo.

    Somente se constitui o processo como tal, se ocorrerem os três tempos: observar, analisar e promover melhores oportunidades de aprendizagem. Não se pode dizer que se avaliou porque se observou algo do aluno. Ou denominar por avaliação apenas a correção de sua tarefa ou teste e o registro das notas, porque, nesse caso, não houve a mediação, ou seja, a intervenção pedagógica, decorrente da interpretação das tarefas, uma ação pedagógica desafiadora e favorecedora à superação intelectual dos alunos.