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ID
2088058
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI devem ser analisadas como parte integrante do processo de transição do feudalismo para o capitalismo. Desta forma, implicaram conflitos entre a doutrina religiosa que vigorava e as novas práticas relacionadas à nova ordem econômica.

Assinale a alternativa que se refere aos conflitos apresentados.

Alternativas
Comentários
  • Durante o feudalismo, a Igreja fora a maior detentora de propriedades em vários países da Europa, que eram obrigados a remeter vultosos tributos para Roma. No processo de formação das monarquias nacionais, a Igreja passou a ser considerada em cada Estado um empecilho ao desenvolvimento econômico, além de personificar a própria estrutura feudal decadente. Dessa forma, o desenvolvimento dos Estados nacionais e a consequente formação de uma consciência nacional colocavam em antagonismo o poder político dos reis e o poder da Igreja. 

       Do ponto de vista socioeconômico, o progresso do capitalismo comercial era prejudicado pelo tomismo - doutrina de São Tomás de Aquino que preconizava o “justo preço" e condenava a usura, inibindo o progresso burguês e mercantil. Ao se exigir que a mercadoria fosse vendida a “justo preço", ou seja, pelo valor da matéria prima utilizada acrescido do valor da mão de obra, desarmava-se o alicerce principal do sistema comercial: o lucro. E ao se condenar a usura - acumulação de capital com a cobrança de juros-, ameaçava-se a atividade bancária, que se expandia e ganhava solidez. Assim os ideais dos novos grupos que surgiam e se dedicavam se chocavam com as teorias religiosas católicas, abrindo espaço para o surgimento de uma religião adequada aos novos tempos.



    A resposta correta é a letra E. 





  • Depois da revolução protestante, a usura (acúmulo de riquesa) deixou de ser pecado, pois a nova classe social que se formou após a revolução comercial na idade média, os burgueses, converteram-se ao protestantismo, religião cristã que rompia com os dogmas católicos, o que serviu bem aos burgueses para justificar seu enriquecimento através da atividade comercial não como pecaminoso (usura), mas como uma graça divina obtida através do trabalho e de uma vida na religiosidade cristã, seguindo a nova doutrina de Marin Lutero (protestantismo).

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA E

  • GABARITO LETRA E

    e) Prática da usura

  • a) Tomismo

    Errada, uma perspectiva teológica predominante na Igreja Católica na Baixa Idade Média, baseada em São Tomás de Aquino e não sendo favorável ao lucro e à usura.

    b) Teologia Agostiniana

     Errada,até influencia a Reforma no tocante à Salvação, mas não trata efetivamente da Ordem Econômica. 

    c) Ato de Supremacia

    Errada,trata de uma decisão política do Rei Inglês Henrique VIII, importante para a reforma, mas não definitivamente econômica, como a questão pede. 

    d) Predestinação Absoluta

    Errada,trata de uma perspectiva teológica católica, baseada em Santo Agostinho

    e) Prática da usura

    Correta, trata de uma prática econômica condenada pela Igreja Católica e sensível à classe burguesa, que passa a ser permitida pelo reformismo de João Calvino, importante para a formação de uma Ética Protestante e, assim, para a afirmação do capitalismo. 

  • A) Errado. Tomismo é a filosofia escolástica de São Tomás de Aquino. Os protestantes criticavam a escolástica, mas o exercício fala de ordem econômica.

    B) Errado. É o pensamento de Santo Agostinho.

    C) Errado. Foi o documento de Henrique VIII que tomou para si os poderes da Igreja e os bens do clero.

    D) Errado. A predestinação era um dogma calvinista que também acreditava na salvação pelo trabalho.

    E) Correto. Usura é empréstimo de dinheiro a juros, uma prática totalmente condenada pela Igreja por razões teológicas: o tempo pertence à Deus e o homem não tem o direito de ganhar com o que não é seu. Além disso, condenava o comércio e a riqueza. Com a reforma religiosa, principalmente a calvinista, o pensamento teológico adequava-se à vida da burguesia, que converteu-se em massa para a nova fé que valorizava a riqueza. 

    ESTRATÉGIA

    LETRA E