-
Tampa vermelha - Tubo Sem Aditivo
ou Seco - os tubos de plástico para soro têm ativador de coágulo jateado na
parede do tubo que acelera o processo de coagulação. São utilizados para
determinações em soro na Bioquímica e Sorologia. São também aprovados para
tipagem ABO, RH, pesquisa de anticorpos, fenotipagem eritrocitária e teste de
antiglobulina direta. Utiliza-se o tubo de tampa vermelha.
Tampa cinza - Tubo Fluoreto - os
tubos Fluoreto/EDTA são utilizados para dosagem de glicose e lactato no plasma,
contém oxalato de potássio. Possuem Fluoreto de Sódio como inibidor glicolítico
e o anticoagulante EDTA, que preserva a morfologia celular mantendo a qualidade
da amostra. Os tubos são utilizados para dosagem de glicose, lactato e
hemoglobina glicada. Utiliza-se o tubo de tampa cinza.
Tampa roxa - Tubo com EDTA – é
utilizado para análise hematológica, é a amostra obtida por meio da coleta em
tubo de EDTA de tampa roxa. O EDTA é o anticoagulante recomendado para
hematologia por ser o melhor anticoagulante para preservar a morfologia
celular. Utilizado para hemogramas.
Tampa azul - Tubo com citrato de
sódio: são utilizados para prova de coagulação. As diferentes concentrações de
Citrato de Sódio podem ter efeitos significativos nas análises de TP e TTPa,
especialmente em pacientes sob terapia de anticoagulantes e quando reagentes
mais sensíveis são utilizados. Utiliza-se o tubo de tampa azul.
Logo, tubo com a cor da tampa
cinza, que tem como anticoagulante o fluoreto de sódio, é o mais utilizado para
a dosagem de glicemia
Reposta E
Bibliografia
www.anvisa.gov.br
-
A sequência de coleta para tubos plásticos de coleta de sangue é tubo com citrato de sódio (tampa azul), tubo sem anticoagulante (tampa vermelha ou tampa amarela), tubo com heparina (tampa verde), tubo com EDTA (tampa roxa) e tubo com fluoreto de sódio (tampa cinza).
Análises de Coagulação
Quando se pretende fazer análise de coagulação, deverá ser colhida uma amostra de plasma (CITRATO DE SÓDIO). Esta será obtida através da coleta em tubo de citrato de tampa azul. Este tubo contém Citrato de Sódio, o sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inversão de 5 a 8 vezes para evitar hemólise e a coagulação do sangue.
Análises Bioquímicas e Sorológicas
Quando se pretende fazer análise bioquímica ou sorológica, deverá ser colhida uma amostra de soro. Esta será obtida através da coleta em tubo sem anticoagulante para que ocorra o processo de coagulação. Portanto, a coleta deve ser feita no tubo de tampa vermelha sem gel ou no tubo de tampa amarela com gel. Estes tubos contêm ativador de coágulo e deve-se, imediatamente após a coleta, homogeneizá-los por inversão de 5 a 8 vezes para evitar hemólise, manter em repouso na posição vertical por 30 minutos para retrair o coágulo e seguir a centrifugação a 3.000 rpm durante 10 minutos.
Análises Bioquímicas
Quando se pretende fazer análise bioquímica, gasometria ou outros exames, deverá ser colhida uma amostra de plasma (HEPARINA). Está será obtida através da coleta em tubo de heparina de tampa verde. Este tubo contém Heparina, o sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inversão de 8 a 10 vezes para evitar hemólise e a coagulação do sangue.
Análises Hematológicas
Quando se pretende fazer análise hematológica, deverá ser colhida uma amostra de sangue total (EDTA). Esta será obtida através da coleta em tubo de EDTA de tampa roxa. Este tubo contém anticoagulante específico para evitar a coagulação. O sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inversão de 5 a 8 vezes para evitar hemólise e a coagulação do sangue.
Análises Glicêmicas
Quando se pretende fazer análise de glicemia, deverá ser colhida uma amostra de plasma (FLUORETO DE SÓDIO). Esta será obtida através da coleta em tubo de tampa cinza. Este tubo contém fluoreto de sódio com EDTA, o sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inversão de 5 a 8 vezes para evitar hemólise e a coagulação do sangue.
-
Esses são apenas alguns exemplos. Vejamos a finalidade de cada tubo de coleta:
- TUBO SECO (tampa vermelha): tem ativador de coágulo jateado na parede do tubo que acelera o processo de coagulação. São utilizados para determinações em soro na bioquímica e sorologia. São também aprovados pelo FDA para imunohematologia: tipagem ABO, Rh, pesquisa de anticorpos, fenotipagem eritrocitária e teste de antiglobulina direta (coombs direto).
- TUBO COM GEL SEPARADOR (tampa amarela): contém ativador de coágulo jateado na parede do tubo, que acelera o processo de coagulação, e gel separador para obtenção de soro com a mais alta qualidade, proporcionando melhor eficiência no processo de trabalho dentro do laboratório. São utilizados para análises de bioquímica (rotina e especiais), sorologia, imunologia, marcadores tumorais e marcadores cardíacos, hormônios específicos e drogas terapêuticas.
- TUBO COM CITRATO DE SÓDIO (tampa azul): são utilizados para prova de coagulação. As diferentes concentrações de citrato de sódio podem ter efeitos significativos nas análises de TP e TTPa, especialmente em pacientes sob terapia de anticoagulantes e quando reagentes mais sensíveis são utilizados.
- TUBO DE FLUORETO DE SÓDIO (tampa cinza): para provas glicêmicas (diabetes) e de lactato em plasma.
- TUBO DE HEPARINA (tampa verde): utilizado quando se faz necessário o uso de plasma para determinações na Bioquímica e outros exames.
- TUBO DE EDTA (tampa roxa): para hematologia por ser o melhor anticoagulante para preservar a morfologia celular, útil para hemograma.
- TUBO COM CITRATO DE SÓDIO (tubo preto): serve pra determinar a velocidade de hemossedimentação (VHS).
Fonte: https://www.facebook.com/soenf/posts/h%C3%A1-um-tipo-de-tubo-de-coleta-de-sangue-certo-para-cada-tipo-de-exame-de-sangue-s/1262625937081549/
Letra C
-
ANOTEEEEEE.........
ASSIT DE EXAMES::::
CINZA=GLICOSE
ROXO---HEMOGRAMA E TIPAGEM SANGUÍNEA
AMARELO-==GEL SEPARADOR COM ATIVADOR DE COAGULO
AZUL---COAGULOGRAMA TP -TTPA
VERMELHO-SOROLOGIA BIOQUIMICO