SóProvas


ID
2089276
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acidentes humanos provocados por peixes, marinhos ou fluviais, podem ocorrer por ingestão (acidente passivo) ou por ferroadas ou mordeduras (acidente ativo). Sendo assim, qual é o nome dado aos acidentes provocados por peixes?

Alternativas
Comentários
  • Os colubrídeos constituem a maior família de ofídios, os de importância para a saúde pertencem aos gêneros Philodryas (cobra-verde, cobra-cipó) e Cleia (muçurana, cobra-preta).

    Araneísmo – são acidentes causados por aranhas

    Ictismo são acidentes humanos provocados por peixes marinhos ou fluviais.

    Laquético – são causados por serpentes do gênero Lachesis pertencem à espécie L. muta com duas subespécies. São popularmente conhecidas por surucucu, surucucu-pico-de-jaca, surucutinga e malha-de-fogo.

    Elapídico - são causados por serpentes do gênero Micrurus. Apresentam anéis vermelhos, pretos e brancos em qualquer tipo de combinação. Consideradas animais de pequeno a médio porte são conhecidas por coral, coral verdadeira, ibiboboca ou boicorá. 

    Resposta C

    Bibliografia

    Manual de diagnÛstico e tratamento de acidentes por animais peÁonhentos. 2™ ed. - BrasÌlia: FundaÁ„o Nacional de Sa˙de, 2001.

    Pinho FMO, Pereira ID. Ofidismo. Revista da Associação Médica Brasileira, 47(1), 24-29, 2001.

  • Colubridae (colubrídeos) é uma família de répteis escamados da subordem Serpentes. Algumas das espécies desta família são venenosas, mas a maioria não possuem glândulas de veneno, e as poucas que as possuem não carecem de um aparelho eficaz de injecção durante a mordedura.

     

    Araneismo - Ligado aos aracnídeos;

     

    Ictismo - É o gabarito da questão;

     

     Laquético é relativo às serpentes

     

    Elapídicos - ligado a cobras

  • ==> Ictismo é o envenenamento local ou sistêmico causado pela peçonha de peixes, inoculada por mordedura ou ferroada e também inclui o envenenamento secundário à ingestão de peixes venenosos naturalmente ou por sua decomposição. 

     

    ==> Animais peçonhentos são aqueles que, de alguma forma, ativa ou passivamente, introduzem no organismo humano substâncias tóxicas. Os mais importantes, pela quantidade e gravidade dos acidentes que provocam, são:

     

    •  As serpentes dos gêneros: Bothrops (jararaca), Crotalus (cascavel), Micrurus (coral), Lachesis (surucucu);

    • Os escorpiões do gênero Tityus;

    • As aranhas dos gêneros: Phoneutria (aranha armadeira), Lycosa (tarântula, aranha de grama), Loxosceles (aranha marrom), Latrodectus (viúva negra)

     

    - • Jararaca (envenenamento botrópico)

    - • Cascavel (envenenamento crotálico)

    - • Surucucu (envenenamento laquético)

    - • Coral (envenenamento elapídico)

     

    ==> Família Colubridae é constituída de serpentes que geralmente são consideradas como NÃO peçonhentas. São as serpentes mais numerosas do Brasil em termos de gêneros e espécies. Entretanto, alguns gêneros, principalmente a Philodryas, são capazes de causar acidentes em humanos, embora a gravidade tende a ser menor que nos acidentes causados pelos gêneros Bothrops e Crotalus.

    Exemplos destas serpentes incluem a cobra d´água, cobra-cipó, dormideira, coral falsa,cobra verde.

     

    Letra C

     

    http://www.bibliomed.com.br/toxicology/showdoc.cfm?LibCatID=-1&bookchptrid=3524&titulo=central-de-toxicologia-ictismo.html

    https://www.univap.br/arquivo/Fam%C3%ADlia%20Colubridae.pdf?AID=273

    http://www.romulopassos.com.br/app/webroot/img/ArquivosCurso/materiais/20150206203335000000QVVMQV9HSVpFMjAxNTAyMDYyMDMzMzUwMDAwMDA=.pdf