SóProvas


ID
2089285
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente do sexo masculino, 54 anos, chegou acompanhado de seu filho, apresentando-se pálido, com sudorese e náuseas. Queixavase de dor precordial de forte intensidade irradiando para o pescoço, dor epigástrica e dispneia. O paciente possivelmente estava com um quadro de

Alternativas
Comentários
  • O termo infarto do miocárdio (IAM) significa basicamente a morte de cardiomiócitos causada por isquemia prolongada. Em geral, essa isquemia é causada por trombose e/ou vasoespasmo sobre uma placa aterosclerótica.

    A apresentação típica do IAM  é caracterizada por dor precordial em aperto à esquerda, irradiada para o membro superior esquerdo, de grande intensidade e prolongada (maior do que 20 minutos), que não melhora ou apenas tem alívio parcial com repouso ou nitratos sublinguais. A irradiação para mandíbula, membro superior direito, dorso, ombros e epigástrio também é possível. Em pacientes diabéticos, idosos ou no período pós-operatório, o infarto pode ocorrer na ausência de dor, mas com náuseas, mal-estar, dispnéia, taquicardia ou até confusão mental. O prognóstico desses pacientes depende fundamentalmente da agilidade em alcançar um serviço médico e na eficiência desse serviço em obter a reperfusão coronariana o mais rápido possível.

    Resposta E

    Bibliografia


    V Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol; vol 105 (1): 2015.

  • ==> Infarto: dor precordial retroesternal, de forte intensidade, com duração acima de 30 minutos, podendo irradiar para membros superiores ou braço esquerdo. Dor em forma de aperto ou queimação. Pode ter início como dor epigástrica, irradiando em seguida para o peito e braço. Apresenta também como sintomas náuseas, vômito, sudorese fria, ansiedade e taquicardia. Como a deficiência de oxigenação é muito elevada, ocorre morte das células do miocárdio, provocando necrose do músculo cardíaco.

     

    ==> Edema agudo de pulmão (EAP) : Síndrome clínica de causas diversas, sendo a mais comum a insuficiência cardíaca brusca, ocorrendo acúmulo de líquidos nos espaços alveolares e intersticiais dos pulmões.

    Quadro clínico: Ansiedade, agitação, dispneia, batimento da asa do nariz, cianose, sudorese fria e viscosa, palidez cutânea. O indivíduo apresenta dificuldade respiratória progressiva, ruidosa, podendo ser ouvida a distância, o que chamamos também de “sororoca”. A tosse passa de seca a produtiva, com expectoração espumosa e branca. Evolui rapidamente para exaustão respiratória, hipoventilação, confusão mental, torpor e morte, por hipoxemia.

     

    Gabarito: Letra E

     

    Fonte: Enfermagem de pronto atendimento : urgência e emergência / Nívea Cristina Moreira Santos. -1. ed. -- São Paulo : Érica, 2014.