SóProvas


ID
2089297
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o internamento de uma paciente de 32 anos, foi constatado que ela apresentava um quadro de anemia megaloblástica. Sobre esse quadro, é correto afirmar que é caracterizado por

Alternativas
Comentários
  • A anemia megaloblástica é causada por um defeito na síntese de DNA, que afeta as células de renovação rápida, às quais se incluem os precursores hematológicos e as células do epitélio gastrointestinal. Ocorre um desequilíbrio entre crescimento e divisão celular, assim, enquanto o desenvolvimento citoplasmático é normal, a divisão celular é lenta, levando à desproporção observada entre o tamanho do núcleo e do citoplasma, a chamada dissociação núcleo-citoplasmática. Estas alterações ocorrem em todos os setores da hematopoese: eritrocítico, granulocítico e megacariocítico. A consequência dessa dissociação é a eritropoese ineficaz, com consequente destruição eritrocitária já no meio intramedular. As deficiências de folato, de vitamina B12 ou de cobalamina são as causas mais comuns e mais importantes de anemia megaloblástica.

    Logo, o quadro de anemiqa megaloblática é caracterizado por deficiência de vitamina do complexo B12 e folatos.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010.

  • Gabarito: Letra C.

     

    As manifestações clínicas da deficiência de vitamina B12 são polimórficas, variando de estados mais brandos até condições muito severas.

     

    De uma maneira geral, é uma desordem que se manifesta por um quadro clássico caracterizado por anemia megaloblástica associada a sintomas neurológicos  com freqüente aparecimento da tríade fraqueza, glossite e parestesias.

     

    O folato ou ácido fólico é necessário para a formação e proliferação dos glóbulos vermelhos.

     

    Na anemia por deficiência de ácido fólico, os glóbulos vermelhos estão anormalmente aumentados de tamanho; no sangue são chamados de megalocitos, na medula óssea megaloblastos e, consequentemente, o quadro anémico é conhecido como anemia megaloblástica.

  • - A anemia falciforme, também chamada de drepanocitose ou siclemia é uma doença hematológica (do sangue), hereditária, que causa destruição crônica das células vermelhas (as hemácias, ou eritrócitos) do sangue é muito comum em pessoas da raça negra. Para se obter um caso completamente desenvolvido de anemia falciforme, um gene para a doença deve ser herdado de ambos os pais. Quando uma pessoa herda só um gene da anemia falciforme, de um pai por exemplo, é dito que a pessoa tem um “traço” da doença ao invés de ter anemia falciforme verdadeira. As pessoas com “traços” de anemia falciforme normalmente não têm nenhum sintoma da doença, mas elas podem passar o gene para seus filhos.

     

    - A anemia perniciosa é uma doença em que o corpo não produz quantidade suficiente de uma substância chamada “fator intrínseco”. É uma proteína produzida por células da parede do estômago que se liga à vitamina B12, permitindo sua absorção pelo intestino delgado. A vitamina B12 é importante para a produção de hemácias. Sem fator intrínseco, o corpo não pode absorver essa vitamina da dieta, o que prejudica a formação de hemácias e resulta em anemia.

    - O ácido fólico é outra vitamina do complexo B, e sua deficiência também provoca anemia. O ácido fólico (ou folato) é encontrado em muitos alimentos, especialmente vegetais com folhas verdes.

    - As anemias resultantes de deficiência de vitamina B12 ou de folato são chamadas anemias macrocíticas ou anemias megaloblásticas, porque as hemácias são maiores que as normais. A falta dessas vitaminas prejudica o desenvolvimento e a divisão dos precursores das hemácias, produzindo hemácias grandes e anemia.

     

    - A anemia aplástica é uma doença em que há diminuição de todos os tipos de células produzidas na medula óssea. Em condições normais, a medula óssea produz hemácias, leucócitos e plaquetas em número suficiente para as funções do corpo. Cada tipo de célula passa para a corrente sanguínea, circula e morre depois de um determinado tempo. Por exemplo, a vida normal das hemácias é de cerca de 120 dias. Se a medula óssea não for capaz de produzir células suficientes para repor as que morrem, ocorrem diversos sintomas, incluindo os de anemia.

     

    Letra C

    Fonte: https://labtestsonline.org.br/conditions/anemia

    https://www.infoescola.com/doencas/anemia-falciforme/