SóProvas


ID
2089438
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca da disciplina constitucional da Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA: O servidor público da Administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.  

    Segundo disposto no art. 38 da CF/88, o servidor público da Administração direta, autárquica e fundacional poderá exercer mandato eletivo federal, estadual ou distrital, desde que se afaste do cargo, emprego ou função. O afastamento só não será obrigatório quando se tratar do cargo de vereador e se houver compatibilidade de horário.

     

     b) ERRADA:  É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto apenas, quando houver compatibilidade de horários, a de dois cargos de professor.  

    ART. 37º A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: 

    a) a de dois cargos de professor

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; 

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

     

     c) ERRADA: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável independentemente da existência de dolo ou culpa. 

    ART. 37, § 6º DA CF/88: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

     

     d) ERRADA: Entre os direitos não titularizados pelos servidores públicos estão o direito de greve e o direito à livre associação sindical. 

    ART. 37, VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;

     

     e) ERRADA: Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, sendo, em razão da soberania nacional, vedada a nomeação de estrangeiros. 

    Art. 37- I DA CF/88:  os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

     

  • Corroborando.

    "D) Entre os direitos não titularizados pelos servidores públicos estão o direito de greve e o direito à livre associação sindical."

    I - O direito a liberdade de associação profissional ou sindical se encontra assegurado em seu Art. 8° da CF.

    II - Podemos afirmar que o único direito ainda não titularizado é o direito a greve dos servidores público.
    Inicialmente, o STF entendia que o direito de greve era norma de eficácia limitada e que, portanto, não poderia ser exercida enquanto não fosse editada a lei específica prevista no art. 37, VII. Posteriormente, o Supremo Tribunal Federal, ao julgar os mandatos de injunção 670-ES, 708-DF e 712-PA, decidiu pela aplicação da Lei 7.783/1989 – que regulamenta o direito de greve dos trabalhadores – suprimindo temporariamente a omissão legislativa. Com isso, os servidores públicos passaram a poder exercer o seu direito constitucional.
    Mas isso não quer dizer que os servidores possuam seu direito titularizado (com lei específica). Essa é uma medida temporária e paleativa até que tal norma seja criada.

    Bons estudos!

  • Questão fácil. Vejamos: se vc prestar bem a atenção já na Letra A já fica desnecessário de ler as outras alternativas... fato que, no caso de cargos eletivos municipais podem exercer o cargo político e efetivo, se tiver compatibilidade de horário.. .e na questão não incluiu a alternativa... sendo assim, fica a afirmatica correta, pois não foi incluida o município..

  • GAB: A

    a) O servidor público da Administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.  

    CORRETA. 

    A assertiva é a REGRA, e temos como EXCEÇÃO:

    Vereador pode acumular o cargo efetivo com o cargo eletivo APENAS se houver conpatibilidade. (e na questão nem menciona Município)

     

     b)  É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto apenas, quando houver compatibilidade de horários, a de dois cargos de professor.  

    O APENAS deixou a questão errada.

    Temos três hipóteses constitucionalmente possíveis:

    > 2 cargos de professor

    > 1 de professor + 1 de técnico/científico

    > 2 da área de saúde 

     

     c) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável independentemente da existência de dolo ou culpa. 

    Não é independente de dolo ou culpa, pois nos casos de CASO FORTUÍTO e FORÇA MAIOR (nesses casos não existe não tem nem dolo nem culpa) não haverá ação regressiva contra o agente púb.

    Ou seja, o agente púb deve ter dolo ou no mínimo culpa pra responder pelo dano causado. 

    Adm púb = responde objetivamente (não precisa haver nem dolo nem culpa)

    Agente púb = responde subjetivamente (precisa haver dolo ou culpa)

     

     d) Entre os direitos não titularizados pelos servidores públicos estão o direito de greve e o direito à livre associação sindical. 

    Esses 2 direitos são sim titularizados expressamente para os serv púb

    Art 37:

    VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;

    Lembrando que o direito de greve so serv púb é uma norma de eficácia limitada e sendo assim depende de uma lei para regular o direito de greve para o serv púb, lembrando que já foi decidido pela jurisprudência que o serv púb pode utilizar da lei que normatiza a grave para a iniciativa privada. 

     

     e) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, sendo, em razão da soberania nacional, vedada a nomeação de estrangeiros.

    Não é vedada a nomeação de um estrangeiro, pois está disciplinado na CF e especificado na lei 8112.

    CF Art 37 - I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    E A LEI ESPECÍFICA:

    Lei 8112 Art 5º § 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

     

     

  • Que merda, estudar com febre dá nisso !

     c) INCORRETOAs pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável independentemente da existência de dolo ou culpa.

     

    RESPONSABILIDADE DO ENTE : é objetiva, independe de dolo ou culpa.

    RESPONSABILIDADE DO AGENTE *: é subjetiva, depende de dolo ou culpa.

     

     

    * agente junto tá kkkk...o riso nunca saira da tua boca, mesmo nos piores momentos...so acredite no seu sonho, e faça palhaçada da sua desgraça."

    GABARITO ''C''

     

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Administração Pública.

    A– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 38: "Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função; (...)".

    B– Incorreta - A Constituição também permite a acumulação de um cargo de professor com um de técnico e a de dois cargos privativos da área da saúde. Art. 37, XVI, CRFB/88: "é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas".

    C– Incorreta - A responsabilização depende de atuação com dolo ou culpa. Art. 37, § 6º, CRFB/88: "As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa".

    D– Incorreta - Tais direitos são garantidos ao servidor público. Art. 37, VI, CRFB/88: "é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical".

    E– Incorreta - Os estrangeiros podem, preenchidos os requisitos previstos em lei, ocupar cargos, empregos e funções públicas. Art. 37, I CRFB/88: "os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei"

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.