SóProvas


ID
2089657
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acolhimento, como ato ou efeito de acolher, expressa uma ação de aproximação, uma atitude de inclusão, de estar em relação com algo ou alguém. É por isso que o acolhimento é caracterizado como uma das diretrizes de maior relevância política, ética e estética da Política Nacional de Humanização (PNH) da Atenção e Gestão do SUS. Sendo assim, responda qual das alternativas a seguir representa uma característica estética da PNH?

Alternativas
Comentários
  • Estética: acarreta um processo criativo e sensível de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas

  • A Humanização, como um conjunto de estratégias para alcançar a quali- ficação da atenção e da gestão em saúde no SUS, estabelece-se, portanto, como a construção/ativação de atitudes ético-estético-políticas em sintonia com um projeto de co-responsabilidade e qualificação dos vínculos interprofissionais e entre estes e os usuários na produção de saúde. Éticas porque tomam a defesa da vida como eixo de suas ações. Estéticas porque estão voltadas para a invenção das normas que regulam a vida, para os processos de criação que constituem o mais específico do homem em relação aos demais seres vivos. Políticas porque é na pólis, na relação entre os homens que as relações sociais e de poder se operam, que o mundo se faz.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf

  • É exatamente no sentido da ação de “estar com” ou “próximo de” que queremos afirmar o acolhimento como uma das diretrizes de maior relevância política, ética e estética da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS.

     

    - Política porque implica o compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros.

    -Ética no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, dores, alegrias, modos de viver, sentir e estar na vida.

    -Estética no que diz respeito à invenção de estratégias, nas relações e encontros do dia-a-dia, que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade .

     

    Letra A

    Disponível em: http://www.redehumanizasus.net/90050-acolhimento-vivificacao-da-producao-de-saude#sthash.fCnjDSHP.dpuf

  • Humanização/Política Nacional de Humanização (PNH)


    No campo da Saúde, humanização diz respeito a uma aposta ético-estético-política:

     

    Ética porque implica a atitude de usuários, gestores e trabalhadores de saúde comprometidos e co-responsáveis.

     

    Estética porque acarreta um processo criativo e sensível de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas.

     

    Política porque se refere à organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS.

     

    O compromisso ético-estético- político da humanização do SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos, de co-responsabilidade entre eles, de solidariedade dos vínculos estabelecidos, dos direitos dos usuários e da participação coletiva no processo de gestão.

     

    Cartilha MS. "HumanizaSUSDocumento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS." Brasília – DF, 2008, p. 62

     

    A palavra “acolher”, em seus vários sentidos, expressa “dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir” (FERREIRA, 1975). O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa uma ação de aproximação, um “estar com” e “perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão, de estar em relação com. É exatamente no sentido da ação de “estar com” ou “próximo de” que queremos afirmar o acolhimento como uma das diretrizes de maior relevância política, ética e estética da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS.

     

    Política porque implica o compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros.

     

    Ética no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, dores, alegrias, modos de viver, sentir e estar na vida.

     

    Estética no que diz respeito à invenção de estratégias, nas relações e encontros do dia-a-dia, que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade

  • Acolher é dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir (FERREIRA, 1975). O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar com” e um “estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão.

    Essa atitude implica, por sua vez, estar em relação com algo ou alguém. É exatamente nesse sentido, de ação de “estar com” ou “estar perto de”, que queremos afirmar o acolhimento como uma das diretrizes de maior relevância ética/estética/política da Política Nacional de Humanização do SUS:

    • ética no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, suas dores, suas alegrias, seus modos de viver, sentir e estar na vida;

    • estética porque traz para as relações e os encontros do dia-a-dia a invenção de estratégias que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade;

    • política porque implica o compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros

    Cartilha da PNH Acolhimento nas Práticas de Produção de Saúde - Pagina 6

  • Estética porque acarreta um processo criativo e sensível de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas.