-
Marquei a LETRA A, desconhecia esse fato, mas é verdade, vejam:
O texto, extraído de “A floresta e a água”, disponível no Google, diz o seguinte: “Em regiões semiáridas, onde a água é limitante, a presença da mata ciliar pode significar um fator de competição. Isso se deve ao fato de que as árvores das matas ciliares apresentam suas raízes em constante contato com a franja capilar do lençol freático. Nesse caso, o manejo da vegetação ripária pode resultar numa economia de água. No caso de se pensar em aumentar a produção de água de uma bacia mediante o corte da vegetação da mata ciliar em regiões semiáridas, deve-se considerar que a eliminação da vegetação deve ser por meio de cortes seletivos e jamais por corte raso. Isso porque as funções básicas das matas ciliares, manutenção de habitat para fauna, prevenção de erosões e aumento da temperatura da água devem ser mantidas. Na região sul do Brasil, onde o clima é subtropical sempre úmido, e chove em média 1350 mm por ano, a competição das matas ciliares não compromete a produção de água nas bacias hidrográficas a ponto de serem feitos cortes rasos”.
Fonte: https://www.ecodebate.com.br/2011/09/19/mata-ciliar-parte-ii-efeito-oasis-e-consumo-de-agua-artigo-de-osvaldo-ferreira-valente/
-
Discordo veementemente do gabarito. Podem ver no próprio site citado pela Camila Vieira, que diversos profissionais questionam o professor e autor do artigo. Está mais que provado que a mata ciliar contribui para a captação e armazenamento de água.
É claro que realizar o corte da mata ciliar, num primeiro momento, vai aumentar a vazão de um rio mas, dizer que a mata ciliar é um PROBLEMA? Tenha santa paciência....
Na minha humilde opinião, a questão deveria ser anulada pois não existe alternativa correta.
-
Discordo em tudo, refaçam
-
Alguns produtores também desmatam para que os igarapés aumentem a produção de água no período de estiagem. Esta realidade deve-se ao fato de as árvores deixarem de “bombear” água usada na transpiração das plantas. Contudo, pesquisas mostram que esta prática, com o tempo, tem efeito contrário, pois com a ausência da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nível do lençol freático (de água).
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/matas_ciliares/