Gabarito C.
Rennó (2013) = 2.4. Cultura Mecanicista e Cultura Orgânica
Essa classificação de culturas se originou do trabalho de Morgan sobre modelos estruturais. As culturas mecanicistas são caracterizadas por rigidez, formalidade e controle sobre seus integrantes.
Essa cultura foi dominante na época da industrialização e é mais adequada a organizações estáveis, em que as metas e os objetivos não mudam constantemente, com funcionários mais propensos a aceitar a submissão às regras e participar pouco do processo decisório.
A cultura orgânica (que deriva de organismos vivos, da biologia) é mais preocupada com a interação com o meio ambiente (fornecedores, clientes, governos etc.). Seus princípios são: flexibilidade, adaptabilidade e informalidade. Portanto, seus funcionários participam ativamente do processo decisório. Assim sendo, em ambientes dinâmicos essa é a cultura recomendada.
Gab. C
a)Nas estruturas orgânicas, a autoridade é centralizada no topo da hierarquia, as tarefas são pouco definidas e o controle conta em grande medida com normas compartilhadas.
b)Nas estruturas mecanicistas, a autoridade é descentralizada, as tarefas são claramente especificadas e o controle conta em grande medida com normas compartilhadas.
c)Nas estruturas mecanicistas, a autoridade é centralizada no topo da hierarquia, as tarefas são claramente especificadas e há uma ênfase na disciplina.
d)Nas estruturas orgânicas, a autoridade é descentralizada, as tarefas são pouco definidas e há uma ênfase na disciplina.
e)Há pouca diferença entre estruturas mecanicistas e orgânicas, sendo a principal delas o tipo de profissional contratado em cada uma.
;)