SóProvas


ID
2090035
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conceito de política pública refere-se a uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. O termo “política”, dentro do conceito de políticas públicas, está vinculado à noção de atividade e competição política para o exercício do poder.
II. Em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, o termo “política” pode estar vinculado ao conteúdo concreto e ao conteúdo simbólico das decisões políticas e do processo de construção e atuação dessas decisões.
III. A obrigatoriedade de acender o farol baixo durante o dia, ao circular em rodovias, é um exemplo de política pública regulatória.
IV. Uma das diferenças entre política pública distributiva e política pública redistributiva é que a primeira gera benefícios concentrados para alguns grupos de atores e custos difusos para toda a coletividade, enquanto a segunda concede benefícios concentrados a algumas categorias de atores e implica custos para outras categorias.
V. O modelo incremental de tomada de decisões de políticas considera as decisões presentes independentes das decisões tomadas no passado, possibilitando a decisão livre por parte do tomador da decisão pública.
Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I) Errada. Paludo: Política pública é diferente de política. Política é ampla, envolve um conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder. Política pública é específica.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre políticas públicas.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    O Estado para conseguir atingir os resultados preestabelecidos utiliza-se de políticas públicas, visando promover o bem-estar da sociedade, portanto podem ser definidas como políticas públicas: conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução de problemas da sociedade.

    Nesse sentindo, as políticas públicas são o somatório de ações, metas e planos que os governos (federal, estadual e municipal) delineiam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. Segundo Enrique Saraiva (2006), pode concluir, de forma operacional, que as políticas públicas:

    “[...] poderíamos dizer que ela é um sistema de decisões públicas que visa a ações ou omissões, preventivas ou corretivas, destinadas a manter ou modificar a realidade de um ou vários setores da vida social, por meio da definição de objetivos e estratégias de atuação e da alocação dos resultados necessários para atingir os objetivos estabelecidos."

    Posto isso, vamos à análise das afirmativas.

    I- ERRADA. Política é conceituada como o conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos. Já as políticas públicas são outputs, os quais resultam da atividade política compreendendo o conjunto das decisões e ações relativas à adoção imperativa de valores.

    II- CERTA. As políticas públicas envolvem a atuação de diversos setores, tais como: público, privado e terceiro setor. Para que essa atuação ocorra é necessário o envolvimento das propostas e decisões políticas, tendo como objetivo principal os temas que envolvem a coletividade e o seu bem-estar.

    III- CERTA. Políticas públicas regulatórias possuem como finalidade precípua a imposição de padrões de comportamento aos indivíduos ou grupos específicos, com a finalidade de resguardar o interesse público e o bem-estar da sociedade.

    IV- CERTA. As políticas públicas distributivas detêm como função a distribuição de certos serviços ou quantias a apenas uma parcela da sociedade, um exemplo é o direcionamento de verbas públicas para áreas que sofrem enchentes. Já as políticas redistributivas estão voltadas para a redistribuição de bens, serviços ou recursos para uma parcela especifica da população, é retirado recursos do orçamento de todos para atender essa política, como ocorre no sistema previdenciário brasileiro.

    V- ERRADA. O modelo incremental de tomada de decisões de políticas parte do pressuposto de decisões políticas tomadas anteriormente, com a inserção de pequenas variações as chamadas incrementais.


    Fonte:

    SARAVIA, Enrique. Introdução à teoria da política pública. In: Saravia, E.; Ferrarezi, E. Políticas Públicas: coletânea (vol. 1) Brasília: ENAP.


    Gabarito do Professor: Letra A.