SóProvas


ID
2090809
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A heterogeneidade das carreiras, funções e padrões salariais integrantes da administração pública federal não só contrasta com o que há de virtude na uniformização indicada pelo RJU como também hierarquiza funções e salários conforme concepção controversa de Estado; por exemplo, privilegiando as denominadas “carreiras típicas de Estado” em detrimento da valorização equivalente daquelas atividades e profissionais das áreas sociais, como saúde e educação.

Quanto a Vencimentos e Remuneração, nos termos do que estabelece o RJU, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

     

    a) O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanenteé redutível conforme o estabelecido em lei. ERRADO. Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    --------------------------------------------------------------

    b) Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. CORRETO.

    --------------------------------------------------------------

    c) O servidor perderá, em dobro, a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado; ERRADO. Art. 44.  O servidor perderá: 

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

    --------------------------------------------------------------

    d) Nenhum servidor receberá remuneração superior à do Ministro de Estado da pasta à qual estiver vinculado seu órgão de lotação. ERRADO. Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    --------------------------------------------------------------

    e) Excluem-se no teto de remuneração as vantagens obtidas por meio de decisão judicial conquistada por ação movida por órgão de representação sindical. ERRADO. Art. 42, Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covardes.
     

  • Só para complementar o que o Bruno escreveu sobre a letra E--- Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII

    ART- 61

    II- GRATIFICAÇÃO NATALINA

    III-REVOGADA

    IV- ADICIONAL PELO EXERCÍCIOS DE ATIVIDADES INSALUBRES, PERIGOSAS OU PENOSAS 

    V-ADICIONAL PELA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO

    VI-ADICIONAL NORTURNO

    VII-ADICIONAL DE FÉRIAS 

    Foco, fé, nada é impossível ... VAI DAR CERTO 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Art. 41, § 3o da lei 8112/90 "O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível." Diga-me, qual o erro da alternativa "A"?