SóProvas


ID
20914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Todo processo de evolução e desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente de capitais, que são identificados por meio da poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos carentes de recursos, mediante intermediários e instrumentos financeiros. Esse processo de distribuição de recursos no mercado é que faz evidenciar a função econômica e social do sistema financeiro. No SFN, algumas instituições têm destacada atuação no processo de intermediação financeira, processo pelo qual os agentes que possuem recursos superavitários transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitários. Acerca das instituições do SFN, julgue os próximos itens.

Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.

Alternativas
Comentários
  • o comentário anterior está relacionado com os bancos de Desenvolvimentos,que são os administrados pelo estado que visam desenvolver determinada região, enquanto que os Bancos de Investimentos visam Empresas no que diz respeito a financiamentos de médio e longo prazo do mercado nacional e internacional para atender ás necessidades de um projeto específico, especialmente de capital fixo ou de giro das empresas.
  • Resolução 2624, CMNArt. 3º Os bancos de investimento podem manter contas, sem juros e não movimentáveis por cheque, relativas a recursos de terceiros: I - recebidos para aplicação em títulos e valores mobiliários e outros ativos financeiros e/ou modalidades operacionais disponíveis nos mercados financeiro e de capitais, referentes à movimentação dessas aplicações; II - vinculados à execução de suas operações ativas ou relacionadas com a prestação de serviços.
  • segundo o site do bacen: Logomarca Banco Central do Brasilwww.bcb.gov.brInício Bancos de investimentoOs bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).
  • Suas aplicações TÊM ORIGEM e não PODEM TER ORIGEM.
  • Alguem sabe o motivo da anulação desta questão?
  • O erro da questão está na segunda palavra podem: "Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados." O correto seria: "Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações tem origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.
  • Nielson, olhe a justificativa do CESPE para a anulação da questão
    Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.” — anulado. A
    Resolução CMN 2.624/1999 afirma que os bancos de investimento podem manter contas, sem juros e não-movimentáveis por cheque, relativas a recursos de terceiros. Mesmo considerando que essas contas são específicas para apenas alguns procedimentos (I - recebidos para aplicação em títulos e valores mobiliários e outros ativos financeiros e/ou modalidades operacionais disponíveis nos mercados financeiro e de capitais, referentes à movimentação dessas aplicações; II - vinculados à execução de suas operações ativas ou relacionadas com a prestação de serviços), a veracidade da assertiva ficou prejudicada.
    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2007/BB12007/arquivos/BB1_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERACAO_DE_GABARITO.PDF 
  • Podem manter contas correntes.Mas...não possuem contas correntes.

  • Uma questão é anulada quando traz duvida no enunciado, dando dupla interpretação, ou tem mais de uma resposta correta ou nenhuma resposta correta.

    Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.

    ????Duvida ????

     É provável que as operações dos bancos de desenvolvimento se iniciarão com (CDB) e (RDB) captados. - Errada

    ou

    Os bancos de investimentos emitem  (CDB) e (RDB) para conseguir recursos para sus aplicações. - Certo


  • Podem manter contas correntes sim.  Desde que não sejam remuneradas nem tenham movimentação por cheque. 

  • bancos de investimento podem manter contas sim, desde que não sejam movimentáveis por cheque.

  • Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo (CDB/RDB).

  • Bancos de investimento

    Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).

    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp

  • Têm alguns concursando dizendo que não podem manter conta correntes. Podem sim desde que estas não remunerem com juros ou movimente talão de cheques, veja:

    Art. 3º Os bancos de investimento podem manter contas, sem juros e não 

    movimentáveis por cheque, relativas a recursos de terceiros: 

  • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).


    http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bi.asp

  • É importante diferenciar conta corrente e conta.

    A conta corrente é aquela em que há a captação de depósitos à vista. O que não é permitido aos bancos de investimento. Vale lembrar que os depósitos à vista em conta corrente causam o efeito multiplicador bancário e a possibilitam aos bancos criarem moeda. 

    Apesar de não ter conta corrente, tem conta. Imagine que você tem conta corrente no Banco do Brasil, mas você vai comprar um CDB de outra instituição, digamos Focus Investimentos, que não tem conta corrente.  Bem, se você fosse aplicar no CDB da mesma instituição que você tem conta corrente, debitaria nesta e repassaria ao CDB. 

    O que acontece? Como será repassado esse dinheiro ao Focus investimento, sendo que lá não tem conta corrente?  Esse banco vai lançar esse dinheiro em uma conta. Essa conta, por exemplo, não tem extrato, também não dá para debitar, nem tem cartão de débito.

    Essa é uma conta que foi aberta exclusivamente para a movimentação do CDB. Quando encerra-se o prazo da aplicação financeira, se esse dinheiro não for reaplicado, o Focus Investimento envia uma TED a conta corrente indicada.

    RESSALTANDO: Bancos de Investimento NÃO TEM CONTA CORRENTE. 

  • Banco de investimento podem manter contas corretes, desde que essas contas não seja movimentada por cheque e não sejam remuneradas.  

  • ITEM: “Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.”

     

    — anulado. A Resolução CMN 2.624/1999 afirma que os bancos de investimento podem manter contas, sem juros e não-movimentáveis por cheque, relativas a recursos de terceiros. Mesmo considerando que essas contas são específicas para apenas alguns procedimentos:

    I - recebidos para aplicação em títulos e valores mobiliários e outros ativos financeiros e/ou modalidades operacionais disponíveis nos mercados financeiro e de capitais, referentes à movimentação dessas aplicações;

    II - vinculados à execução de suas operações ativas ou relacionadas com a prestação de serviços.

     

    A veracidade da assertiva ficou prejudicada.

     

    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2007/BB12007/arquivos/BB1_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERACAO_DE_GABARITO.PDF

  • por acaso alguma conta corrente remunera???

  • Muitos estão se equivocando dizendo que bancos de investimento podem ter conta corrente. Eles NÃO podem manter conta corrente. Isso não quer dizer que não mantenham conta. Vejam o comentário do colega Paul Alien, que está correto quando as diferenças.