-
GABARITO A.Chiavenato (2006) considera que gestão de pessoas é um conceito amplo que trata de como os indivíduos estruturam-se para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional. Defende que esta pode ser o diferencial de empresas que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou seja, com as competências necessárias, com a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar seu objetivo, e comprometida com o trabalho, apaixonada pelo que faz. Contar com talentos exige recrutamento eficaz, programas de treinamento, implementação de programas de capacitação, acompanhamento contínuo do desempenho obtido, bem como com uma cultura organizacional que estimule a colaboração e o compartilhamento de conhecimento.
Por ter as pessoas como objeto de atuação, a área de gestão de pessoas deve considerar os aspectos intangíveis. O sucesso profissional, a saúde física, os relacionamentos, o lazer, a espiritualidade, as questões financeiras, o legado e a realização pessoal são itens que variam de pessoa para pessoa, e as políticas de gestão de pessoas devem buscar a satisfação mútua desses aspectos, traçando objetivos comuns aos colaboradores e à empresa. Quando a organização vê as pessoas como parceiras de seu desenvolvimento, e as pessoas pensam o mesmo em relação à empresa, a relação muda do controle para o desenvolvimento.
É preciso não somente prever problemas, mas corrigi-los, e um dos melhores instrumentos de que dispõem as empresas para antecipar-se ao curso dos acontecimentos é investir nas pessoas.
-
Esse conceito está mais para Gestão de Pessoas não para ARH.
-
Alguém comenta por que não a letra C. Não que a letra A não faça sentindo, mas como o colega comentou, está mais para a gestão de pessoas a RH.
-
Discordo do gabarito !!!
O item C é muito mais abrangente.
O item A fala apenas de Desenvolvimento de pessoas, quando sabemos que a Gestão de Pessoas engloba Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar pessoas.
-
Questão bastante interpretativa. Vamos analisar com calma cada uma das alternativas.
ALTERNATIVA A. Certo. Sabemos que um dos processos de gestão de pessoas é o de desenvolver pessoas. Assim, apesar de incompleta para um conceito, a alternativa está certa.
ALTERNATIVA B. Errado. Quando analisamos os processos de gestão de pessoas (DRAMMA – Desenvolver, recompensar, agregar, manter, monitorar e aplicar), verificamos que na visão tradicional (visão de administração de recursos humanos) não é papel do departamento de pessoal preocupar-se com a adaptação das pessoas ao desenvolvimento tecnológico. Vale ressaltar, no entanto, que se o enunciado trouxesse indícios de que está tratando sobre a visão moderna de gestão de pessoas/gestão de talentos poderíamos considerar essa alternativa como correta. Afinal, dentro dos novos papéis da GP temos o de atuar como um agente de mudanças da organização.
Alternativa C. Errado. Novamente, quando analisamos os processos de gestão de pessoas (DRAMMA – Desenvolver, recompensar, agregar, manter, monitorar e aplicar), verificamos que na visão tradicional (visão de administração de recursos humanos) não é papel do departamento de pessoal se preocupar com as relações entre as pessoas e o ambiente de trabalho. Na visão tradicional, no máximo, caberia ao departamento de pessoal promover um ambiente de trabalho seguro. Aspectos emocionais e sociais são ignorados pela ARH e são considerados apenas a partir da gestão de pessoas/gestão de talentos moderna.
Alternativa D. Errado. Trata-se de uma atribuição do setor de patrimônio.
Alternativa E. Errado. A produtividade é apenas uma das dimensões do desempenho. A ARH ajuda no processo de avaliação de desempenho (mais amplo). Caso não houvesse uma alternativa melhor, poderíamos considerar esta como correta.
Gabarito: A
-
Tem uma questão semelhante a esta, que caiu em uma prova de 2021. É a questão Q1785161. Vou deixar link dela. Tem uma vídeo aula explicativa.
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/956a31ae-f9