-
Métodos de desenvolvimento de pessoas
1. Rotação de cargos:significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades.
2. Posições de assessoria:significa dar a oportunidade para que uma pessoa com elevado potencial possa trabalhar provisoriamente sob a supervisão de um gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização.
3. Aprendizagem pratica: é uma técnica de treinamento através da qual o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em certos projetos ou em outros departamentos.
4. Atribuição de comissões: significa uma oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho, compartilhando da tomada de decisões, aprender pela observação dos outros e pesquisar problemas específicos da organização. Geralmente, essas comissões são de natureza temporária e efêmera, atuando como forças-tarefas desenhadas para resolver um problema específico, propor soluções alternativas e recomendações sobre sua implementação.
5. Participação em cursos e seminários externos: é uma forma tradicional de desenvolvimento através de cursos formais de leitura e seminários. Oferece a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades conceituais e analíticas.
6. Exercícios de simulação:Nas análises de estudo de caso utiliza-se a experiência de outras organizações para que a pessoa descreva e diagnostique os problemas reais, analise as causas, desenvolva soluções alternativas, selecione aquela que julga a mais adequada e a implemente.
7. Treinamento (outdoor) fora da empresa: uma recente tendência é a utilização de treinamento externo, muitas vezes relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da organização e que precisam ser obtidos fora dela. O treinamento fora da empresa é geralmente oferecido por organizações especializadas em T&D e que oferecem esquemas integrados, cujo foco primário é ensinar aos treinandos a importância de se trabalhar em conjunto, como uma equipe.
8. Estudo de casos: é um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Trata-se de uma técnica que permite diagnosticar um problema real e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão.
9. Jogos de empresas: também denominados managemet games ou busíness games,são técnicas de desenvolvimento nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reais ou simuladas de empresas.
10. Centros de desenvolvimento internos: ou in-house development centers,são métodos baseados em centros localizados na empresa para expor os gerentes e as pessoas exercícios realísticos para desenvolver e melhorar habilidades pessoais. É o caso das universidades corporativas.
-
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdS4AD/desenvolvimento-organizacional-ii?part=2
Os dois tipos de métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo são: a tutoria e o aconselhamento.
1. Tutoria: na qual funcionários que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização recebem assistência e advocacia de executivos da cúpula. A progressão na carreira requer que tenham o favorecimento de grupos dominantes da organização que definem os objetivos corporativos, prioridades e padrões.
Dá-se o nome de tutoria (mentoring / coachíng) quando um gerente exerce um papel ativo ao guiar e orientar urna pessoa em sua carreira. Assim como um técnico observa, analisa e tenta melhorar o desempenho dos atletas, o tutor proporciona orientação na hierarquia corporativa, guia, aconselha, dá críticas e sugestões para ajudar o crescimento do funcionário. Tutores ou mentores são executivos que se oferecem para assistir os funcionários juniores para lhes proporcionar um sistema de apoio e suporte profissional e político. Empresas como Motorola, Tenneco e Prudential promovem internamente os gerentes que fazem tutoria e são bem-sucedidos no sistema corporativo de suporte a funcionários. Nesse sistema de suporte, o mentor guia e orienta o candidato e responde por ele nos círculos mais altos da organização. Esta técnica apresenta vantagens, como aprender fazendo, nas oportunidades de intensa interação e rápida retroação no desempenho de tarefas. As maiores desvantagens são: a tendência para perpetuar os atuais estilos e práticas da organização e a capacidade do mentor/tutor de ser um bom treinador. A eficácia desta técnica repousa na capacidade do tutor. A tutoria pode ocorrer em qualquer nível da organização. Todavia, uma pessoa pode ser um excelente executivo sem que haja a criação de um ambiente de aprendizagem e de suporte para tanto.
2. Aconselhamento de funcionários: o gerente proporciona aconselhamento no sentido de assistir funcionários no desempenho de seu cargo. O aconselhamento se aproxima da abordagem de tutoria, mas difere em um aspecto. O aconselhamento ocorre quando surge algum problema de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina. Quando o funcionário apresenta um comportamento inconsistente com o ambiente de trabalho (ausências, atrasos, irritação, insubordinação) ou é incapaz de desempenhar o cargo satisfatoriamente, o gerente deve intervir. Porém, antes que ocorra a intervenção, é imperativo que o gerente identifique claramente o problema. Se o problema de desempenho está relacionado com a capacidade do funcionário, o esforço gerencial passa a ser o de facilitador de treinamento ou de desenvolvimento. O processo de aconselhamento de funcionários exige do gerente grande habilidade de ouvir e de persuadir.
-
letra E
-
Essa questao tinha q ser anulada. O comando da questao diz: DESENVOLVIMENTO NO CARGO ATUAL = TREINAMENTO. Técnicas de treinamento para o cargo atual. Assessoria é para o cargo futuro e não atual. A menos errada seria a letra A e jamais a letra E. O banca do inferno!!!!!
-
Erros ( a maioria está nos Sistemas de RH), a questão pede Desenvolver:
a) avaliação de desempenho é do processo Aplicar
b) descrição de cargo tb é do processo Aplicar
c) banco de talentos é do Agregar
d) idem alternativa a
e) Ver comentário Gabriela
Espero ter ajudado...
-
MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
No cargo atual: Rotação de cargos (promoção provisória ou transferência lateral provisória); Posição de assessoria; Aprendizagem prática (trabalho de tempo integral); Atribuição de comissões; Participação em cursos e seminários externos; Exercícios de simulação (Estudos de casos, jogos de empresas, simulação de papéis); Treinamento fora da empresa; Estudo de casos (problema real); Jogos de empresas; Centros de desenvolvimento internos (universidade coorporativas); Coaching.
Fora do cargo: Tutoria ou mentoring (progressão na carreira); Aconselhamento de funcionários (problema de desempenho, processo de disciplina).
-
PRIMEIRO DE TUDO!!!
Se você lembrasse que AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO está no Processo de Aplicar Pessoas, você já eliminava duas alternativas. (A e D)
Informação de Oportunidades de vagas, não desenvolve pessoas no cargo atual (já eliminava a alternativa C)
Projeção de Promovabilidade e Planejamento de Sucessão se refere à um outro cargo e não ao cargo atual (eliminava a alternativa B)
-
Aplicar Pessoas: Aqueles utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho (análise de cargo e avaliação de desempenho).
Recompensar Pessoas: Fundamenta-se em incentivar e satisfazer as necessidades individuais mais elevadas de cada membro da empresa, por meio do qual se garante a retenção de talentos (remuneração e benefícios).
Desenvolver Pessoas: Possui embasamento no processo de capacitar e incrementar a adaptação das pessoas às atividades que deverão exercer. Incluem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e das competências (treinamento e desenvolvimento).
Manter Pessoas: Compreende condições psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem pesquisa de clima e programas de qualidade de vida (higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho).
Monitorar Pessoas: Abarca o acompanhamento e o controle das atividades desenvolvidas pelas pessoas, como também, da verificação dos resultados (banco de dados e Sistemas de Informações Gerenciais).
-
Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual são:
Rotação de cargos, que consiste nos colaboradores em expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades;
Posições de assessoria, que constitui na pessoa com potencial trabalhar provisoriamente sob a supervisão de um gerente;
Aprendizagem prática, refere-se ao treinando a análise e resolução de problemas nos projetos;
Atribuição de comissões, permite a pessoa participar de comissões de trabalho, compartilhando da tomada de decisões;
Cursos e seminários externos, oferece oportunidade de adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades conceituais e analíticas;
Exercicios de simulação, incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulações de papéis, etc;
Treinamento fora da empresa, cujo foco primário é ensinar aos treinandos a importância em trabalhar em equipe;
Estudos de casos, é a descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido;
Jogos de empresa, equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras tomando decisões a respeito de situações reais ou simuladas de empresas;
Centros de desenvolvimento internos, que são as universidades corporativas;
Coaching, integra vários papéis como líder renovador para se tranformar em um coach. (CHIAVENATO, 2010, p. 411- 412).
Chiavenato (2010, p. 413) aborda que, Os métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo são:
Tutoria ou mentoring, quando um executivo exerce um papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua carreira;
Aconselhamento de funcionários, é um aconselhamento que surge algum problemas de desempenho e o foco da discussão é relacionado com o processo de disciplina.
DICA: FORA DO CARGO SÓ SÃO DOIS, OU SEJA, É MAIS FÁCIL DECORA-LOS.
Orem e torçam por mim, prova dia 05/12 dessa banca, tem que ter muita fé kkkk (mas eu tenho!!!!)