SóProvas


ID
2091985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item subsecutivo.

A reconceitualização do serviço social decorreu do processo internacional de erosão do serviço social tradicional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  CORRETO

     

    A negação histórica dessa herança coloca‐se como finalidade do projetoprofissional, que se caracteriza pela busca de ruptura com o conservadorismo em suas várias dimensões e configurações: o projeto de “intenção de ruptura” (NETTO,1992), hoje denominado projeto ético‐político. Sua construção é um processo inscrito no conjunto de determinações sócio‐históricas que – propiciando a renovação do Serviço Social brasileiro, nos marcos da autocracia burguesa – viabiliza os suportes históricos para a erosão do Serviço Social tradicional, tornando possível a existência de um pluralismo profissional, entre outros aspectos (NETTO apud BARROC, 2009, P. 16).

     

     

    BARROCO, Maria Lúcia Silva . Fundamentos éticos do Serviço Social. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

  • Gabarito Certo

    A crise do Serviço Social tradicional - anos 60 - fenômeno internacional.
    Expressão mais importante desse processo erosivo: América Latina, a partir de 65 – o chamado movimento de reconceptualização (ou reconceituação) do Serviço Social.
    Reconceituação - parte integrante do processo internacional de erosão do Serviço Social tradicional; a ruptura com o Serviço Social tradicional se inscreve na dinâmica de rompimento das amarras imperialistas, de luta pela libertação nacional e de transformações da estrutura capitalista excludente, concentradora, exploradora; intimamente vinculada ao circuito sociopolítico latino-americano da década de 60: funcionalidade profissional na superação do subdesenvolvimento.

    Ditadura e Serviço Social - Zé Paulo Netto