-
As vezes eu acho que a " ☕ vanessa." só posta comentários pra confundir os outros hahahaha
-
Gabarito B - Líder liberal e líder autoritário
Líder liberal, mais conhecido como Laissez Faire (Rédea Solta) - Deixa os subordinados tomarem as decisões e fazer o que quiser.
Líder autoritário, mais conhecido como Autocrático ou Diretivo - Faz o que quer e toma as decisões sem consulta dos subordinados.
-
Na verdade coração AFT, o comentário da Vanessa é um resumo de uma aula sobre estilos de liderança. Muito bom, ela foi muito além do que a questão pediu e elaborou um comentário rico em conteúdo!
-
Gab.B
1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focada nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.
2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe tem voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.
3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está a frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.
Fonte: Willyrenan - Tipos de lideres e de lideranças -
Salmos 37:5
夢を信じる!
Girl Power!
-
AUTOCRÁTICA
Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
DEMOCRÁTICA
As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
LIBERAL
Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;
Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.
-
Diferenças importantes entre os estilos de Liderança - letra b
Liderança Autocrática: O Líder é o centro do poder à sua volta. Controla tudo e todo. Não há autonomia ou liberdade de expressão.
Liderança Liberal:O líder é omisso e ignora o comportamento e as atitudes do grupo. Não intervêm no rumo dos acontecimentos.
Liderança Democrática: Trabalha de forma democrática e assim também toma suas decisõe. Ouve a todos, dando vez e voz ao grupo que participa das deliberações. Incentiva e impulsiona sua equipe.
http://www.primeironegocio.com/empreendedorismo/tipos-de-lideranca/
-
LIDER LIBERAL-este delega a tarefa ao grupo e só observa de longe,também chamado de lider "vagabundo".
LIDER AUTOCRÁTICO-é o lider que foca na produção e não no grupo,ele pensa sempre no ganho material e organizacional,esse pensa que seus funcionários são burro de carga.
-
PÉSSIMA redação.. conceitos reducionistas.
-
Liderança Autocrática: A enfase dessa liderança está no líder.
Liderança Liberal (Laissez-faire): A ênfase dessa liderança é nos liderados que tem total liberdade para agir.
-
Trata-se da divisão da liderança em três: liberal (o grupo faz o que quer), democrática (o líder
pergunta aos indivíduos e depois toma suas decisões), autocrática (o líder decide sozinho).
Como a questão só procura as duas da ponta, a resposta está na letra B.
GABARITO: B.
Fonte : Carlos Xavier - Estratégia
-
Gabarito B.
Líder liberal e líder autoritário.
-
Complementando os comentários!
Fonte: Estratégia Concursos, vejamos :
Liderança Transacional
O líder orienta os subordinados e os mantém motivados através da troca (transações mútuas). O
líder conduz os subordinados através do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas.
O foco do líder está nos objetivos.
Liderança Transformacional
O líder se preocupa com as necessidades de seus liderados. Ele inspira os seus liderados a
transcenderem os seus próprios objetivos e interesses.
Liderança Carismática
É baseada no carisma do líder. Os liderados observam os comportamentos do líder e o atribuem certas
características extraordinárias e “heroicas”.
Liderança Visionária
Um líder visionário consegue criar e “vender” uma visão aos seus liderados. Ele é capaz de fazer com que
os membros da organização “comprem” essa visão, e se esforcem para fazer com que essa visão (objetivo global
“final”) seja alcançada.
Liderança Autocrática: O líder centraliza toda a tomada de decisões e não há qualquer tipo de
delegação aos liderados. O líder é dominador, impõe suas ordens e traça as diretrizes sem qualquer participação do grupo. A divisão das tarefas e os companheiros de trabalho de cada funcionário são determinados e escolhidos pelo líder. O líder é “pessoal” ao criticar e elogiar o trabalho dos membros de sua equipe.
Liderança Democrática: Aqui, os liderados participam do processo de tomada de decisões. O líder
incentiva a participação democrática dos liderados. É o grupo que decide as diretrizes (o líder participa, orienta e auxilia). É o próprio grupo que faz a divisão das tarefas, e cada membro da equipe que escolhe seus companheiros de trabalho (o líder apenas apoia esse processo). O líder é “objetivo” (e não “pessoal”) ao criticar e elogiar o trabalho dos membros de sua equipe.
Liderança Liberal (ou Laissez-Faire): “Laissez-faire” é uma expressão em francês que, em sua
literalidade, significa “deixar fazer”. Nesse estilo de liderança o líder delega totalmente a tomada de decisões aos liderados. O grupo que decide as diretrizes (o líder apenas esclarece as dúvidas quando o grupo pede a sua ajuda). O grupo e os indivíduos ficam com liberdade total para decidirem. É o próprio grupo, com total autonomia, que faz a divisão das tarefas e escolhe os companheiros de trabalho. A participação do líder é limitada, e ele não exerce qualquer tipo de
controle sobre as atividades (o líder apenas dá algum tipo de orientação quando o grupo solicita). A liderança tem um papel meramente “consultivo”.
Boa Sorte, companheiros de lutas!!
-
Para mim deveria ter a palavras " respectivamente"
-
Para responder corretamente à questão, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria dos Estilos de liderança. Neste caso, marquemos a alternativa que contém o estilo descrito no enunciado.,
Os estilos são determinados a partir da observação do comportamento e atitudes do líder, o que ele faz e como ele age. Diante disso, os estilos podem ser:
Liderança autocrática – Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
Pode ser:
- Benevolente: é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
- Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.
Na liderança autocrática, as críticas e elogios acontecem de modo individual.
Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:
- Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
- Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomar as decisões.
De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo.
Considerando os pontos acima, podemos relacionar corretamente as características do enunciado ao estilo autocrático e ao liberal de exercer a liderança, contido na alternativa "B".
GABARITO: B
Fontes:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.