-
GABARITO D.
3.2.3 Estudos da Universidade de Michigan – Teoria Bidimensional
Contemporâneos dos estudos de Ohio, um grupo de pesquisadores de Michigan, liderados por Rensis Likert, realizou pesquisas com objetivos similares. Eles queriam identificar características da liderança que estariam ligadas com o desempenho eficaz. Dessa forma, chegaram, também, às duas dimensões do comportamento da liderança: orientação para o funcionário e orientação para a produção.
O líder com comportamento centrado nas preocupações com a tarefa, ou seja, orientado para a tarefa, preocupa-se mais com esta do que com a equipe que a executa. Ele é classificado como um líder autocrático, direto e socialmente distante. É, portanto, uma liderança preocupada excessivamente com o trabalho, com as metas e com os recursos disponíveis.
O líder que é centrado nas relações pessoais, ou seja, orientado para as pessoas e seus relacionamentos, acredita que o processo administrativo deve proporcionar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis.
Classificado como democrático, consultor, participativo e preocupado com o funcionário, ele procura compreender e ajudar os liderados.
Orientado para as tarefas
Orientado para as pessoas
Planeja como será feito
Apoio e retaguarda
Atribui responsabilidades
Ensina e desenvolve
Define padrões de trabalho
Mostra os objetivos
Busca meios para completar as tarefas
Desenvolve relações sociais
Monitora o resultado
Mostra confiança
Focaliza produtividade e qualidade
Sensível às necessidades das pessoas
Chiavenato (1999) – Adaptado.
-
Letra d) Orientados para o funcionário e orientados para a tarefa.
-
Tipologia:
a) orientada para a tarefa: planejar, programar, proporcionar recursos e estabelecer metas de desempenho.
b) orientada para relações: demostra confiança, agir de forma harmoniosa, expressar apreciação, manter pessoas informadas.
-
Likert classifica a liderança em dois tipos:
Centrada na tarefa (ou no serviço) – job centered
Foco na execução da tarefa e com seus resultados, lembra a teoria X de Mcgregor. É típico de organizações ou unidades que concentram pessoas em cargos desenhados segundo o modelo clássico, de maneira padronizada e isolada. Demonstra alta preocupação com os métodos pré-estabelecidos e os recursos disponíveis.
As pesquisas demonstram que a curto prazo podem até trazer melhores resultados quanto a eficiência e produtividade, mas isso não se perpetua. Gera-se uma situação de alta pressão que desencadeia atitudes desfavoráveis das pessoas para com o trabalho. A longo prazo resulta em insatisfação, alta rotatividade de subordinados, maior absenteísmo e desperdício, assim como um menor ritmo de trabalho.Quanto maior a sensação de conflito, menos o nível de produção.
As características desse tipo de líder são:
Planeja e define como será feito o trabalho.
Atribui responsabilidades pela tarefa
Defini claramente os padrões de trabalho
Monitora resultados do desempenho
Focaliza a produtividade e a qualidade
Centrada na pessoa (ou no subordinado) – employee centered
Foco nos aspectos humanos do humanos dos subordinados, preocupando-se em manter a equipe atuante, com maior participação nas decisões, sem cuidar do nível de desempenho desejado. Preocupa-se mais com as metas do que com os métodos e lembra a teoria Y de Mcgregor.
São características desse tipo de líder:
Atua como apoio e retaguarda dos subordinados
Ensina e desenvolver pessoas
Mostra os objetivos dos trabalhos a elas
Desenvolve relações sociais com as pessoas
É sensitivo
Respeita os sentimentos
-
Rensis Likert participou de estudos realizados na Universidade de Michigan, os quais buscavam comparar a eficácia dos grupos de acordo com o comportamento do líder. Os pesquisadores identificaram dois tipos de comportamento, denominados Orientação para o Empregado (foco nos funcionários, nas pessoas) e Orientação para a Produção (foco no trabalho, nas tarefas).
•• Líder orientado para a Produção: focado na atividade rotineira do trabalho, enfatizando seus aspectos técnicos, metódicos e práticos, caracterizado por forte pressão e supervisão da produção.
•• Líder orientado para o Funcionário: mais voltado para os aspectos humanos do trabalho, com foco no relacionamento interpessoal e num ambiente de trabalho que proporcione o desenvolvimento eficaz da equipe.
Gabarito D
-
Eterna dicotomia de Tarefas/Pessoas
-
mamão com açúcar.
-
Até que enfim uma questão coerente com os materiais de estudo.
-
Estudos da Universidade de Michigan – Teoria Bidimensional: Duas dimensões do comportamento da liderança:
Orientação para o funcionário ou para relações: demostra confiança, agir de forma harmoniosa, expressar apreciação, manter pessoas informadas.
Orientação para a produção ou para a tarefa: planejar, programar, proporcionar recursos e estabelecer metas de desempenho.
-
Os dois tipos básicos de comportamento de liderança são: orientado para tarefas/produção, orientado para as pessoas/relacionamentos/funcionários.
Assim, a única resposta correta está na letra D.
GABARITO: D
Fonte : Carlos Xavier - Estratégia
-
Pão pão queijo queijo
-
Obrigado, Blake e Mouton
-
Escola de Michangan!
-
A questão pede conhecimento das teorias comportamentais, mais precisamente dos estudos da Universidade de Michigan.
Pesquisas da Universidade de Ohio:
Os autores dessa pesquisa dividiram os estilos de liderança em dois grandes grupos:
Líderes focados na dimensão de estrutura e organização do trabalho, bem como nas tarefas a serem realizadas de modo a estabelecer metas, prazos e padrões de desempenho. Esse grupo foi classificado como Estrutura de iniciação.
Líderes preocupados em estabelecer relacionamentos de confiança e respeito no ambiente de trabalho. Esse grupo foi classificado como Consideração.
Teoria Bidimensional -Pesquisas da Universidade de Michigan:
Trata-se da prima rica dos estudos de Ohio. A ideia é a absolutamente a mesma, porém em razão do nome ser melhorzinho essa teoria tornou-se mais popular. Também nessa classificação temos dois grupos.
Os líderes denominados de estrutura de iniciação (preocupados com a estruturação e organização do trabalho, das tarefas a serem executas) nos estudos de Ohio são denominados de líderes orientados para tarefas.
Os líderes denominados de consideração (líder preocupado em apoiar e estimular os liderados, preocupado em construir relacionamentos baseados em respeito e confiança) são denominados de líderes orientados para as pessoas/relacionamento.
Conforme exposto, a alternativa que se encaixa no conceito segundo a teoria Bidimensional é a D, que descreve corretamente as duas classes gerais de comportamento da liderança: orientado para os funcionários (pessoas)e orientados para a tarefa.
Gabarito: D