SóProvas


ID
2092699
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A motivação do funcionário afeta a produtividade. Parte do trabalho de um gerente consiste em direcionar a motivação do funcionário para a realização das metas organizacionais.
A partir dessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • 5.1.1. Teoria das Necessidades de Maslow
    A teoria da hierarquia das necessidades, também conhecida como a pirâmide de Maslow (nome de seu criador, o psicólogo Abraham Maslow), é uma das mais intuitivas teorias de motivação.
    De acordo com o autor, o comportamento do ser humano é motivado por diversos estímulos internos ou por necessidades.
    Essas necessidades seriam diversas, e ele as classificou em uma hierarquia, desde as mais básicas, como as fisiológicas e de segurança, às de nível superior (estima e autorrealização), conforme o seguinte gráfico

  • Bom saber! Desconhecia essa abordagem contemporânea dividida em três teorias. Só conhecia a clássica divisão entre Teoria de CONTEÚDO e Teoria de PROCESSO. É resolvendo e aprendendo!

  • C - A mais conhecida das teorias de conteúdo denominada teoria da hierarquia das necessidades foi desenvolvida por Herzbeg.

  • ATENÇÃO !!!

    Existe a teoria das necessidades e a teoria da hieraquia das necessidades. São coisas diferentes, ok ?

    TEORIA DA HIERAQUIA DAS NECESSIDADES : MASLOW; INCLUI AS NECESSIDADES FISIOLOGICAS, SEGURANÇA, SOCIAIS, ESTIMA E AUTO-REALIZAÇÃO.

    TEORIA DAS NECESSIDADES (OU TEORIA DA MOTIVAÇÃO PELO MEDO/ÊXITO): MCCLELLAND; DESTACA 3 MOTIVOS - REALIZAÇÃO, AFILIAÇÃO E PODER.

  • C

    Herzberg - Teoria dos 2 fatores.

    > Em relação à letra B: pelo que sei, a Teoria DO REFORÇO é aquela desenvolvida por SKINNER, e ela está dentro das ''Teorias de Processo''.

    > Sobre a letra D: as teorias de processo não são QUATRO??? 

    SÃO ELAS: Teoria de Equidade - ADAMS, Teoria da Expectância - VROOM, Teoria de Reforço - SKINNER e Teoria da Autoeficácia - LOCKE???

    RESPONDI POR ELIMINAÇÃO; A MAIS ERRADA.

  • teoria de herzbeg:

    teoria dos dois fatores: identifica os fatores que causam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho.

    dois fatores: motivacionais (os que agradam) e higiênico (os que não agradam).

  • teoria do reforço não é uma teoria de processo?

  • Teoria dos dois fatores de herzberg.

    C.

  • LETRA C INCORRETA

    TEORIA DA HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW OU PIRÂMIDE DE MASLOW

    AUTORREALIZAÇÃO --> CRESCIMENTO PROFISSIONAL

    ESTIMA----> RECONHECIMENTO, STATUS

    SOCIAIS---> AMIGOS, BOM AMBIENTE DE TRABALHO

    SEGURANÇA---> TRABALHO SEGURO, SEM POLUIÇÃO

    FISIOLÓGICAS----> SALÁRIO BÁSICO, COMIDA, ÁGUA

  • Perceba que, nessa questão, a banca levou em consideração 03 “grupos” de Teorias: de conteúdo, de processo e de reforço. Nesse sentido, o “grupo” teoria do reforço é composto exclusivamente pela “Teoria do Reforço”. Chiavenato faz esse tipo de classificação em uma de suas obras. É um tipo de classificação menos comum; contudo, é importante que você saiba que ela existe!

    Fonte: Prof Stefan - Estratégia

  • Em uma de suas obras, Chiavenato coloca a Teoria do Reforço entre as Teorias de Processo. Em outra obra, Chiavenato classifica a Teoria do Reforço como um tipo “especial” de teoria, pertencente a uma classe “exclusiva”, a qual ele chama de “Teoria do Reforço” (mesmo nome da teoria propriamente dita).

    As classificações das Teorias de Conteúdo são mais homogêneas entre os autores. Sendo assim, se você souber quais Teorias fazem parte do grupo das Teorias de Conteúdo, por eliminação, você já conseguirá “matar” as questões.

    As Teorias de Conteúdo são as seguintes:

    Teoria da Hierarquia das Necessidades (de Maslow)

    Teoria ERC / Teoria ERG (de Alderfer)

    Teoria dos dois Fatores / Teoria Bifatorial (de Herzberg)

    Teoria das Necessidades Adquiridas (de McClelland)

    Teoria X e Y (de Douglas McGregor)