-
Letra B
Também chamados de:
- Corrente
- Intermediário
- Permanente
-
RESPOSTA: B
A teoria das três idades divide os documentos em 3 tipos, de acordo com o tempo de vida. Essa teoria determina a aplicação do arquivo e a destinação de cada documento.
Corrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. E a única idade obrigatória pela qual passam todos documentos, que podem migrar tanto para fase intermediaria, quanto para fase permanente.
Intermediário ou temporário : É arquivo semi-ativo, de uso administrativo. É o limbo, na qual os documentos tanto podem voltar para a fase corrente, como migrar para a fase permanente.
Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido. Jamais será eliminado, emprestado ou passará para fases anteriores.
-
Arquivo ativo, arquivo inativo e arquivo morto são tipos de aquivo e não as etapas que compõem a "Teoria das três idades"
Portanto, a resposta correta é a "B" (Arquivo Corrente, Arquivo Temporário e Arquivo Permanente.)
-
Recomendo fortemente só fazer questões de arquivologia dessa banca AOCP se o seu concurso for organizado por ela, questões horríveis, desatualizadas, com referências que ninguém acha, enfim, muito ruim.
-
O estado islâmico deveria destruir essa banca.
-
b)
Arquivo Corrente, Arquivo Temporário (Intermediário) e Arquivo Permanente.
-
AOCP criou arquivo Temporario....................
-
Genteeeee! Que banca é essa?
-
Eita
-
A letra "D" também está certa: 1° idade = arquivo corrente, 2° idade = arquivo intermediário, 3° idade = arquivo permanente ou morto. Essa questão seria passível de anulação.
-
desconsiderem esse temporário, o correto é intermediário
-
pqp!
acabei de responder uma questão dessa banca e ela disse que era:ativo,inativo e morto!
tô lascado com essa banca!
OACP
Tipos de arquivos--> ativo,inativo e morto
Espécies de arquivos---> corrente,intermediário e permanente
-
corrente = 1 idada
intermediário = 2 idade
permanente =3 idade( a banca usou um sinômino )
no meu ver caberia recurso
-
arquivo corrente = ativo,setorial,vivo
arquivo intermediário = 2º idade, pré - arquivo , semiativo,limbo, purgatório
arquivo permanente = 3] idade,historico
-
É temporário porque precede a avaliação, onde os arquivos serão recolhidos ou eliminados. Faz sentido.
-
LETRA B POR ELIMINAÇÃO
CORRENTE ou 1º IDADE: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador, possuem valor primário. São arquivos ATIVOS.
INTERMEDIÁRIO ou 2º IDADE: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário.
PERMANENTE ou 3º IDADE: formado por documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente, ou seja, não podem ser eliminados/ descartados de forma alguma em decorrência de seu valor probatório e/ou informativo para o Estado ou sociedade.
-
GABARITO: LETRA B
a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Em uma apostila que comprei mostra a referência dessa Praga de Banca: Várias questões de provas elaboradas pela Banca INSTITUTO AOCP não utilizam como base a teoria utilizada pela ampla maioria das Bancas Examinadoras. O documento utilizado é o seguinte:
Sousa, Rosineide Magalhães de. Técnicas de redação e arquivo. / Rosineide Magalhães de Sousa. – Brasília : Universidade de Brasília, 2007. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/tecnicas.pdf
Segundo a mesma:
Arquivo corrente: blocos de documentos atuais que são consultados com muita frequência, para a realização de tarefas, esclarecimento de dívidas e pesquisas.
Arquivo temporário: bloco de documentos que é retirado de arquivos correntes para ser transferido para depósitos temporários.
Arquivo permanente: bloco de documentos de caráter histórico, cultural ou científico que são preservados indefinidamente.
-
Resolução: a teoria das três idades é composta pelos arquivos correntes/ativos/primeira idade, intermediários/semiativos/temporários/segunda idade e permanentes/valor secundário/terceira idade
Resposta: B
-
Não adianta chorar!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pra AOC quando a questão falar de Teoria das Três Idades se trata dos arquivos Corrente, temporário e permanente mesmo.
Quando a questão falar especificamente de FREQUÊNCIA DE CONSULTA, aí se trata de ativo/inativo/morto.
-
Como fiz agorinha uma falando de ativo, inativo e morto, preferi ir nela...errei rsrsrsrs!
Mas agora percebi que é para Tipo ou Frequência de Consulta!