SóProvas


ID
2092888
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analisando as várias dimensões das relações entre família e políticas públicas, podemos destacar algumas semelhanças entre o exercício vital das famílias e as funções das políticas voltadas para este segmento, que é dar conta da reprodução e da proteção social dos grupos sob sua tutela. Uma dimensão importante do Estado moderno, nos países capitalistas centrais, principalmente no período pós-guerra foi

Alternativas
Comentários
  • BO@ T@RDE, COLEGUNH@S!

     

    Período pós 2ª Guerra, também conhecido como período do Estado Moderno, devido às estratégias implantadas pelo WELFARE STATE, onde a desmercadorização dos direitos sociais e a universalização de direitos assumem papel central. Incumbindo às instituições, com destaque para a família, papel central na elaboração das políticas públicas. Desde o pós-guerra, nos países capitalistas centrais, a oferta universal de bens e serviços proporcionados pela efetivação das políticas públicas pareceu mesmo descartar a família, privilegiando o indivíduo cidadão. O progresso, a informação, a urbanização, o consumo fortaleceram a opção pelo indivíduo portador de direitos. Apostava-se que a família seria prescindível, substituível por um estado protetor dos direitos dos cidadãos. Nas décadas mais recentes ( leia-se 1990), tanto nos países centrais quanto, sobretudo, nos países da periferia capitalista ( ex: Brasil), a família volta a ser pensada como corresponsável pelo desenvolvimento dos cidadãos. No Brasil, a temática sobre família  e políticas públicas teve  destaque a partir da Constituição Federal , que  reconhece seu papel social diante da sociedade e amplia o seu conceito  com fito de proteger a todas as suas formas de organização, tradicional ou não. Por fim, a CF/88  engendra ordenamentos legais que têm a inclusão social como um objetivo comum.

     

    Resposta letra "A".

     

    CARVALHO, Maria do Carmo Brandt de. Famílias e políticas públicas. In: ACOSTA, Ana Roja; VITALE, Maria Amália Faller (orgs.). Família: redes, laços, e políticas públicas.