SóProvas


ID
2092915
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de renovação do Serviço social no Brasil busca o rompimento com as bases teórico-metodológicas e os modelos prescritivos de intervenção profissional do Serviço social tradicional. As bases sociopolíticas para a emergência desta encontram-se, no processo de laicização e diferenciação da profissão, este atrelado à luta pela democratização e ao movimento das classes exploradas e subalternas nas décadas de 1960 e 1970. A este processo ocorrido no Serviço Social Brasileiro denominamos:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, a Intenção e Ruptura não foi iniciado em 80? 

    Me ajudem!!

  •  b)Intenção de ruptura.

     

    Suas primeiras intenções de renovação do SeSo estão contidas nos Doc. de Araxá (1967) e Teresópolis (1970), além da experiência expressa pelo doc. sistematizado na Escola de SeSo de Minas Gerais, conhecido como “Método BH” (1972-75).

  • Thaís Rossine no livro de Zé Paulo Netto, ditadura e Serviço Social, precisamente na página 257, minha edição é a 8, ele afirma que as bases sociopolíticas da perspectiva da intenção de ruptura estavam contidas e postas na democratização e no movimento das classes exploradas e sulbalternas derrotadas em abril. Sociopolítica e históricamente, esta perspectiva é impensável sem o processo que se precipita entre 1961 e 1964 e é abortado em abril - no plano também profissional, é ali que ela encontra seus suportes sociais. No quadro do ciclo autocrático burguês, é nestes anos que se articulam as tendências sociopolíticas que mais imediatamente suportaram a perspectiva da intenção de ruptura. Logo mais nos parágrafos abaixo do livro ele cita os acontecimentos que darão forma ao processo de intenção de ruptura. 

    Gabarito B

    Espero ter ajudado.