Gab. E
O feminino das frases abaixo está correto, EXCETO:
a) Comum de dois gêneros. Faz-se a diferença com o uso do artigo. O turista/ A turista (o mesmo caso de O dentista/ A dentista)
b) Também era comum de dois gêneros, mas no governo Dilma surgiu uma polêmica e passou a ser aceito como norma. Presidente/ Presidenta
c) Biforme. Possui duas formas. Rei/Rainha
d) Essa questão foi formulada como correta, provavelmente com base no filme.
Diferente do ser “anjo” que possui representações masculinas e femininas (mas, inclusive é substantivo sobrecomum, que designa indivíduos de ambos os sexos, só existindo na forma masculina O anjo), não existe o ser “fada” no masculino. O que poderia ser parecido com uma fada na forma masculina é o que se chama “elfo”. Assim como existe o tritão, representação masculina de sereia.
O filme brinca com a ideia de castigar um jogador transformando-o em uma fada. Mas o nome “O fada do dente” não tem nada a ver com o nome original do filme: “The tooth hurts”, que em Portugal recebeu o título de “A fada dos dentes”. É como se fizéssemos um filme do Saci Pererê em que ele conhece uma garota como ele e o nome do filme fosse: “A Saci Pererê”. Nem por isso teria que virar regra. Resumindo, quis a banca, por sinal cheia de outros problemas, considerar isso como correto.
e) Substantivo biforme: herói/ heroína.