a) acervo de periódicos: que inclui- Revistas, boletins, jornais, informativos, diários, e outros;
b) acervo de multimídias: incluindo os materiais não bibliográficos: vídeos, CD-ROM, DVD, mapas, filmes e outros;
c) acervo de referência: dicionários, enciclopédias, guias e outros.
d) acervos especiais: obras raras, teses, recortes de jornais (hemeroteca), gibis e revistas em quadrinhos (gibiteca), publicações oficiais de órgãos internacionais, tais como UNESCO, FAO, OPAS e outros.
e) acervo geral: obras de pesquisa de estudo (técnicos e didáticos) que circulam, para emprétimo domiciliar compreendendo: livros, folhetos, monografias, teses e outros materiais que possam ser emprestados.
Conforme Silva & Araújo (2003, p. 38):
A biblioteca terá à disposição de sua clientela, vários tipos de acervo:
O acervo geral que circula, isto é, para empréstimo domiciliar - compreendendo livros, folhetos, monografias, teses, separatas, e outros que possam ser emprestados;
O acervo de referência - composto por bras de referência: dicionários, enciclopédias, guias e outros, e que não é emprestado, mas consultado apenas no recinto da biblioteca;
O acervo de periódicos - incluindo as revistas, boletins, jornais, informativos, diários, e outros
A coleção multimídia - incluindo osmateriais não bibliográficos: disquetes, vídeos, CD ROM, mapas, filmes e outros.
Algumas bibliotecas têm acervos considerados especiais: obras raras, teses, recortes de jornais (hemeroteca), gibis e revistas em quadrinhos (gibiteca), publicações oficiais de órgãos internacionais, tais como OIT, UNESCO, FAO, OMS, OPAS e outros.
Gab. D
SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.