-
O RAID 6 grava dados entre todos os discos no volume e dois blocos de paridade para cada bloco de dados. Se um disco físico apresentar falha, os dados do disco com falha podem ser recriados em um disco de substituição. Com dois blocos de paridade por bloco de dados, o RAID 6 suporta até duas falhas de disco sem perda de dados. A sincronização do RAID 6 de um disco com falha é mais lenta do que o RAID 5 devido ao uso da paridade dupla. Entretanto, é muito menos prejudicial devido à segurança de disco duplo. São necessários no mínimo quatro discos para recriar um volume RAID 6. O RAID 6 oferece uma proteção de dados muito boa com pouca perda de desempenho em comparação com o RAID 5.
http://www.seagate.com/br/pt/manuals/network-storage/business-storage-nas-os/raid-modes/
-
Pelo jeito que ficou redigida a questão, parece que o bloco de paridade será gravado em todos os discos, quando na verdade será em dois discos aleatórios do conjunto de discos.
-
Questão extremamente mal redigida. Como o Leandro falou, ficou parecendo que grava as paridades em todos os discos, quando na verdade, estas paridades são gravadas de forma escalonada entre os discos do raid set
-
Caberia anulação. Cespe é lixo mesmo hein.
-
O pessoal ai q ta afirmando q são escolhidos 2 discos aleatorios para paridade....quero fonte, prfvr. Isso ta erradoooo!!!
Estes autores[2][3], afirmam que o RAID6 distribui a paridade por todos os discos.
Só adicionando uma polemica pra ver o circo pegar fogo!!!
Segundo[1], o RAID 6 é muito semelhante ao 5, porém, armazena informações redundantes extras para proteger contra múltiplas falhas no disco. Em vez de usar a paridade, são usados códigos para correção de erros, como o Reed-Solomon. O sistema pode tolerar falhas de dois discos.
Já segundo[2], o RAID 6 é muito semelhante ao 5, exceto pelo fato de que o RAID 6 inclui um segundo elemento de paridade para permitir a sobrevivência em caso de falha de dois discos. Portanto, uma implementação RAID6 requer pelo menos 4 discos. RAID6 distribui a paridade por todos os discos. A penalidade de gravação em RAID6 eh maior q no 5, por isso, RAID5 tem melhor desempenho de gravação do que o RAID6. A operação de reconstrução em RAID6 pode demorar mais do que a do 5 devido à presença de dois conjuntos de paridade.
Ou seja, estes dois autores estão em conflito, um dizendo que o RAID6 trabalha com paridade e outro dizendo que não.
Independente disso, o autor[2] afirma que o RAID6 distribui a paridade por todos os discos, validando a questão.
Alguém comenta?
Fonte:
[1] Sistemas Operacionais com Java, By Abraham Silberschatz, Pág 354.
[2] Armazenamento e Gerenciamento de Informações, By G. Somasundaram, Alok Shrivastava, EMC Education Services, Pág 84
[3] Armazenamento e Gerenciamento de Informações, Somasundaram, Alok Shrivastava, EMC Education Services
-
RAID 0 (STRIPPING)
NÃO HÁ REDUNDANCIA
NEM PARIDADE DE DADOS
A FALHA DE UM DISCO GERA PEREDA DE DADOS
VANTAGEM DE SER MAIS RÁPIDO NA GRAVAÇÃO E LEITURA
NÃO RECUPERA DADOS
TEM QUE TER NO MÍNIMO 2 DISCOS
CAPACIDADES DO DISCO: 500 GB
RAID 1 (MIRRORING)
TEM REDUNDANCIA
NÃO TEM PARIDADE DE DADOS
ESPELHAMENTO VANTAGEM: TEM SEGURANÇA NA FALHA DE ALGUM DISCO
RECUPERA DADOS
DESVANTAGEM: DEMORA NA ESCRITA
MAIS RÁPIDOA RECUPERAÇÃO DE DADOS
PERDA DA CAPACIDADE PELA METADE OU SEJA ½
NOMÍNIMO 2 DISCO
Não substitui backup
RAID 5
UM DISCO É SEPARADO PARA PARIDADE DISTRIBUIDA
NO MÍNIMO 3 DISCOS FÍSICOS DIFERENTES
SUPORTA 1 FALHA DE DISCO
Apenas RAID 5, E 6 utiliza o conceito de PARIDADE para recuperação em caso de falha.
RAID 5, exige pelo menos 3 Discos sendo 1 reservado para Paridade (Nesse modelo pode falhar até um disco e não compromete)
Em uma configuração do tipo RAID 5, as informações de paridade são distribuídas em todos os discos do arranjo, diferentemente do que ocorre no RAID 4, caso em que as informações de paridade ficam residentes em um único disco.
RAID 6, exige pelo menos 4 Discos sendo 2 reservados para Paridade(Nesse modelo pode falhar até dois disco e não compromete) Só para lembrar que o RAID 6 precisa de, no mímimo, 4 discos e utiliza em cada disco 2 blocos para a Paridade.
o RAID 6 apresenta maior lentidão na sincronização de um disco com falha, já que grava, para cada bloco de dados, dois blocos de paridade em todos os discos no volume.
RAID 4:
•Divisão dos dados em blocos
•Disco exclusivo de paridade
•Leitura rápida, escrita lenta
•Tecnologia não mais usada por haver melhores para o mesmo fim.
RAID 5:
Aproveitamento:(n-1)/n) %
•Admite quebra de apenas 1 disco
•Mais usado no mercado
•Idêntico ao RAID 4, mas as informações de paridade são distribuídas
•Overhead na remontagem
A deduplicação é uma técnica onde é eliminado os dados duplicados de um armazenamento, fazendo somente uma copia idêntica desses dados e substituindo todas as outras por referência a essa cópia. Com relação a questão, essa técnica é independente do tipo de hd utilizado