Para começar, represente em Conjuntos cada uma das três situações:
"Todo ator, se não for poeta, ou é músico ou é pintor"
SE: 1. TODO Ator - Poeta - Talentoso;
OU: 2. TODO Ator - Músico - Talentoso; (Lembre-se: "Todo músico é talentoso", isso se aplica as situações 1 e 2 - "Ora, se não há poeta nem há pintor que não seja talentoso")
OU: 3. TODO Ator - Pintor - Talentoso
Depois compare as situações com as respostas.
GABARITO: LETRA D
Resolvi de uma maneira que ficou bem fácil.
1º criam-se três circulos: um pro POETA, um pro MÚSICO e um pro PINTOR.
2º põe um circulo pequeno, qué o círculo do TODO ATOR, dentro de cada um dos três círculos que já foram desenhados. Veja que não sabemos em qual dos três círculos está o grupo TODO ATOR, pois se diz "todo ator, se não for poeta, ou é músico ou é pintor", mas está em um deles.
3º quando ele diz que "Todo músico é talentoso", isso quer dizer que o círculo MÚSICO vai está dentro do círculo TALENTOSO.
4º quando ele diz: "Ora, se não há poeta nem há pintor que não seja talentoso" ele tá dizendo que todo POETA e todo PINTOR é TALENTOSO e por isso estão dentro do círculo TALENTOSO, assim como também já está o círculo do MÚSICO.
5º se você fez os desenhos, e se sabemos que o grupo de TODO ATOR está ou no círculo do PINTOR, ou do MÚSICO, ou do POETA, concluímos que dentro ,obviamente, do círculo TALENTOSO, está o grupo do TODO ATOR. Letra D