SóProvas


ID
2094451
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder à questão.

    

Não são só ladrões os que roubam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões, que mais própria ou dignamente merecem este título, são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam. Diógenes, que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de varas e ministros de justiça levavam a enforcar uns ladrões, e começou a bradar: “Lá vão os ladrões grandes enforcar os pequenos..." Ditosa a Grécia, que tinha tal pregador! E mais ditosas as outras nações, se nelas não padecera a justiça as mesmas afrontas. Quantas vezes se viu em Roma ir a enforcar um ladrão por ter furtado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triunfo um cônsul, um ditador por ter roubado uma província! E quantos ladrões teriam enforcado estes mesmos ladrões triunfantes? De um chamado Seronato disse com discreta contraposição Sidônio Apolinar: Non cessat simul furta, vel punire, vel facere. Seronato está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e em os fazer. Isto não era zelo de justiça, senão inveja. Queria tirar os ladrões do mundo, para roubar ele só.

VIEIRA, Antônio. Sermões. In: MOTTA, Dantas. Primeira epistola de Jm. Jzé. da Sva. Xer. - o Tiradentes - aos ladrões ricos. Rio: Civilização Brasileira, 1967, p. s/n°

Constitui um equívoco de leitura supor que o pronome em destaque se refere ao elemento do texto indicado em:

Alternativas
Comentários
  • Levei um tempo, precisei ir beber uma agua, pois estava na dúvida. Questão nível hard..

     

    a) Errada. De fato, o pronome "lhes" retoma "os que se vão banhar". Se vão colher as roupas de alguém, de quem será as roupas? Daqueles que vão se banhar.

     

    b) Errada. Realmente, os pronome "os" está retomando o termo "furtos"  - "em castigar furtos, e em fazer furtos"

     

    c) Errada. O pronome "nelas" retoma outras nações - "E mais ditosas as outras nações, se nelas, as outras nações, não padecera a justiça as mesmas afrontas."

     

    d) Gabarito. Foi de uma maldade sem tamanho nessa alternativa. Repare que examinador, malandramente, percebeu um pronome relativo "que" e na maioria das vezes é utilizado de forma anafórica, retomando um termo ou um sujeito anteriormente citado, mas nesse caso, incomum, ele é utilizado de forma catafórica, pois está fazendo refencia a algo que já imaginamos, que ainda não foi citado, mas será. Veja

    "Não são só os ladrões que ( já que não são só os ladrões, seriam aqueles  a quem os reis....) roubam bolsas...

     

    e) Errada. De fato, o pronome "seus" está fazendo referencia a "outros" - furtam debaixo de seu proprio risco"

     

    Gabarito D

  • Na questão o pronome não é SEUS e sim SEU. Fiquei na dúvida. Questão bem difícil.

  • Banca malvada (pra não chamar de "fulera"-quem é do Ceará entende).

    Questão caça-palavras. Sacanagem! sem referência às linhas do texto, faz o candidato perder tempo.

    Parabéns pelo comentário, Dimas.

  • ERRADA LETRA D. ''Não são só ladrões os que roubam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa"

    Observe que "os" equivale a "aqueles", um pronome demonstrativo maquiado na frase, então, a frase ficaria assim: "Não são só ladrões "aqueles" que roubam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa". Como o "que=os quais" é pronome relativo, logo, substitui um termo anteriormente mencionado na frase (Não são só os ladrões aqueles os quais roubam bolsas ou espreitam..),assim o "que" retoma "aqueles" e não os "ladrões" conforme a banca diz estar correta....Questão difícil

  • Concordo com Luis Silvera.

  • A letra está CORRETA pois o pronome relativo QUE está retomando o termo O. Esse, por sua vez, retoma o termo LADRÕES. 

    É um peguinha para os mais atentos.  

  • O colega Luís Silveira matou a charada.

  • Gente, que questão difícil...e a banca para sacanear mais ainda, não colocou sequer a referência das linhas do texto, obrigando o candidato a perder mais tempo ainda tendo que voltar ao texto...que maldade!!!

    Concordo com a explicação do Luís Silveira.

  • Embora difícil, muito bem elaborada a questao! Perfeita a análise do Luís Silveira!!!

  • Realmente , muito díficil. Eu errei tambem, mas analisando melhor podemos chegar a seguinte conclusão. Não se usa artigo antes do pronome relativo QUE, então esse OS só poderia ser um pronome demonstrativo mesmo.

     

     

  • O, A, OS, AS

    Do, Da, Dos,Das          for igual a AQUILO, AQUELE(s), AQUELA(s) + QUE = será uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

    No, Na, Nos, Nas

    Pelo, pela, pelos, pela

    (será pronomes demonstrativo) e o QUE será relativo

    Embora seja difícil de explicar, vou tentar:

    Todo pronome relativo irá se referir a algo que estiver o mais próximo dele.

    A estrutura "os" que é igual a "aqueles" antes do pronome relativo que obriga o relativo a se referir a "os" e não a ladrões.

    Além de saber o esquema acima, tem-se que analisar a semantica.

    Nossa Língua Portuguesa! Difícil mesmo. Sinto-me uma estrangeira quando vejo essas questões de concursos.

     

     

     

  • Confesso que não tinha entendido nem tchongas dessa questão!  Me ferrei na prova agora é hora de levantar de novo do tombo! Obrigada!

  • Eu gosto de questão assim que faz o candidato raciocinar. Só os melhores, só os mais bem preparados que acertam e,consequentemente, passam! Parabéns a quem soube explicar aos colegas nos comentários.

  • Errei essa questão, mas realmente estava difícil. Aliás muito dificícil, o examinador pelo menos pederia indicar as linhas para facilitar um pouco.

  • Renan Silva, pensei amesma coisa.

  • Um mix de português com raciocínio lógico. Realmente o "que" faz referência ao pronome demonstrativo "o" o qual não se refere a ladrões.

  • Misericórdia! 

  • Valeime meu Jesus

  • Excelente explicação do professor Arenildo, vale a pena conferir.

  • AQUELES QUE ROUBAM BOLSAS, NÃO SÓ AS LADRÕES, AS PESSOAS QUE ROUBAM BOLSAS

  • Vejo pessoas dizendo "Queria uma questão dessa na minha prova" quando se deparam com uma fácil.
    Eu gostaria de uma dessa, bem difícil, na minha prova, pois ela define. E olha quem vos fala é só mais um de tantos que erraram essa questão.

  • os QUE roubam bolsas / ladroes.

    Nesse item o pronome os está muito próximo de ladrões ( o que nos induz ao erro), mas depois (da explicação do professor -- haha) fica muito fácil identificar o erro.

    Essa questão é pra pegar os afoitos ( como eu) que leem muito rápido e não se atentam aos detallhes.

    Questão muito boa.

     

  • Complicada, principalmente pelo fato do elaborador da questão não ter sequer marcado os trechos do texto!!! Além de perder um tempo precioso lendo o texto para encontrar as partes que são pedidas, ainda tem que analisar uma a uma...

  • Pessoal, estou acompanhando os comentários e estou achando - de verdade - mais complexa a explicação de vocês do que a questão em si.

    Pra ser mais objetivo, serei bem simples na forma de explicar, ok?

    Não são só ladrões os que roubam bolsas (além dos ladrões, outros que não estão citados no texto roubam bolsas) SIMPLES!

  • Ótima explicação do professor!!!

     

  • Gabarito letra D.

    d) PEGADINHA!! O pronome “que” não retoma ladrões, na verdade retoma seu antecedente “o”, pronome demonstrativo, equivalente a “aquele”

    veja: (Aqueles) os que roubam bolsas...

    Esse caso é o mesmo da letra a, então a banca já dera a pista! 

  • GABARITO : D

    A falta de referência das linhas é maléfico, até o Cespe tem mais humanidade.

  • AQUI ONDE MORO QUEM ROUBA BOLSA É LADRÃO ;

  • a falta de referências das linhas nesssa questão é terrivel, gastei o dobro do tempo pra resolver