-
1ª: O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. [CORRETO];
2ª: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos pela Constituição Federal [CORRETO];
[Gab. B]
bons estudos
-
Segundo a CF, ser cidadão e cidadania estão intrinsicamente ligados ao pleno gozo dos direitos políticos. Errei essa devido o "sociais" da 2ª sentença.
-
Direitos e deveres andam juntos no que tange ao exercício da cidadania. Não se pode conceber um direito que não seja precedido de um dever a ser cumprido; é uma via de mão dupla.
FONTE: Alfacon
Ou seja...é uma faca de dois legumes.
-
Lei 1171/94
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto
-
na mina opniao o servidor nao tem q decidir algo ou alguma coisa, ela apenas tem q fazer oq esta na lei, por este motivo errei a questao
-
1º DAS REGRAS DEONTOLÓGICAS:
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
2º CIDADANIA:
– Trata-se do conjunto de direitos e deveres pelo qual o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive.
– Cidadania é um dos fundamentos do Estado previstos no art. 1º da CF.
GABARITO -> [B]
-
Gabarito: B
A cidadania representa nossos direitos e deveres como parte de um país. Exemplo: pagar impostos e ter direito à saúde
.A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.
CIDADANIA: é um dos FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, previstos no art. 1º da CF.
CIDADÃO: aquele que possui DIREITOS POLÍTICOS.
-
Sobre Ética e Cidadania, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
B) Ambas estão corretas :
1ª: O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. CORRETO . DEFINE : ÉTICA .
2ª: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos pela Constituição Federal. CORRETO . DEFINE : CIDADANIA .
-
A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.
CIDADANIA: é um dos FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, previstos no art. 1º da CF.
CIDADÃO: aquele que possui DIREITOS POLÍTICOS.
O servidor deve decidir principalmente entre o honesto e o desonesto, entre o legal e o ilegal, etc...
Ambas estão corretas.
B.
-
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).
Deveres do cidadão:
→Votar para escolher os governantes;
Direitos do cidadão:
→Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer,[art. 6º, CF/88] entre outros;
https://www.significados.com.br/cidadania/
-
Gab. B
Questão matéria de lei:
Lei 1171/94
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no , e .