-
nem eu...
-
Questao confusa
-
Gabarito C
a) Errada. O amor foi a primeira busca que o autor fez, isso não quer dizer que seja pré requisito. O próprio autor disse que havia três motivos, mas não grau de hierarquia entre eles.
b) Errada. Pelo contrário, o autor afirma inclusive que procurou primeiro o amor porque liberta da solidão.
c) Gabarito. Quando a assertiva diz que o autor problematiza a piedade, na verdade ele está dizendo que a piedade é o ponto que vai de encontro aos demais, ou seja, o amor e o conhecimento levam para cima, mas a piedade não, faz com que ele fique no chão.
d) Errado. Logo no inicio do texto ele afirma ser três as suas paixões pios se "complementam"
-
Por eliminação, fui na C. Mas não a entendi exatamente rs.
-
A piedade deve torna a pessoa mais humana (para terra - segundo o autor). E não, mais divino (para o alto - de acordo com a lógica que o autor vê no mundo).
-
Não concordo com letra C
texto diz: Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra...
e item fala: piedade conduz para o alto ao afirmar que, por ela, era trazido sempre de volta à terra.
-
A piedade sempre o trazia de volta à terra, como ela o conduz para o alto?
-
Complicado essa !
Muito confusa!
-
"Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra." Não é a piedade que conduz para o alto...
Fiquei confusa.
-
(idem) Talita Oliveira
"Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra." Não é a piedade que conduz para o alto...
Fiquei confuso.
-
"Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra."
Neste trecho o autor PROBLEMATIZA (significa fazer questionamentos ou colocar dúvidas) a lógica da piedade.
ITEM C
-
to precisando é de uma explicação que me faça compreender realmente o que se passa nessa questão
-
A piedade o traz de volta à terra, não o conduz para o alto.
-
Questão confusa mesmo, indiquem pra comentário!!
-
Amor e conhecimento... conduzem para o alto, rumo ao céu. MAS a piedade sempre me trazia de volta à terra.
DAÍ ENTENDO QUE A PIEDADE NÃO O CONDUZIA PARA O ALTO. E VEJO AS PESSOAS COMENTANDO COMO SE FOSSE A COISA MAIS CORRETA.
NEM SEMPRE O QUE A BANCA AFIRMA SERÁ O CERTO, NÃO É A TOA QUE EXISTE A ANULAÇÃO (QUE NEM SEMPRE A BANCA FAZ)
QUEM SOU EU PARA AFIRMAR QUE ESTÁ ERRADO, SÓ SEI QUE EU NÃO MARCARIA ESTA RESPOSTA E VEJO AS PESSOAS AFIRMANDO A CORREÇÃO DA ALTERNATIVA (APENAS REPETINDO A ALTERNATIVA)... SE PUDESSEM EXPLICAR...
-
Concordo com a Nanda Guerra.
-
Indicado para comentário.
-
A maioria das questões da IBFC, tanto de português como de outras matérias, têm enunciados muito mal redigidos e que induzem ao erro.
Entendi desta forma, depois de errar a questão:
A lógica comum é que a piedade é que eleva as pessoas rumo ao céu, ou seja, quando pensamos em uma pessoa que irá para o céu pensamos em alguém piedoso / misericordioso. Quando a questão fala que o autor problematiza (inverte o senso comum de que é a piedade que nos conduz para o alto), ela que dizer que o autor coloca em dúvida que é a piedade que eleva o ser rumo ao céu, já que, para ele quem faz isso é o amor e o conhecimento. A piedade (ao contrário da lógica) o traz para baixo.
Espero ter ajudado.
Bons estudos.
-
mais confusa é essa banca.
-
A Ana Sales matou a charada. Eu já estava xingando a banca aqui mas, ao meu ver, ela esclareceu a questão.
-
Vamos aprender a interpretar: Ele problematizou a lógica que a piedade o conduzia para o alto, afirmando que ela o trazia de volta para a terra. Problematizou expondo dúvidas ou questionamentos.
-
Qconcursos, merecemos que um professor comente a questão e tire nossas dúvidas!!!!
-
Não vejo a C como correta, pois o amor e o conhecimento que conduzem para o alto. A piedade apenas traz de volta para a terra.
-
tem que "viajar" muito pra responder uma questão dessas.
-
Questões de interpretação de texto servem para "filtrar" candidatos ao bel prazer das bancas.....
-
Vou deixar a C para o final porque acho a mais dificil de explicar.
A - o fato de o amor ter sido a primeira busca deve-se à ideia de que esse sentimento representa um pré- requisito para a obtenção de outras coisas. ERRADO; "Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase" (1º linha do 2º parágrafo) => o autor não menciona hierarquia entre suas paixões
B - o conhecimento a que o autor se refere estava voltado apenas para objetos concretos e palpáveis do campo biológico. ERRADO; "Eu queria compreender o coração dos homens" (1º linha do 3º parágrafo) => o termo sublinhado no trecho do texto que mencionei aqui se refere a um elemento subjetivo, ou seja, o termo destacado "coração dos homens" possui uma semantica de intenções e anseios dos homens (se for em sentido estrito) ou então num sentido amplo englobando toda a humanidade e as motivações da natureza humana.
D - o autor declara ter se apropriado com profundidade do amor e do conhecimento ao ponto de esgotar plenamente suas experiências. ERRADO; "Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis" (1º linha do 4º parágrafo) => o autor indiretamente diz que é impossivel "viver" todo o amor e obter todo o conhecimento, mas ainda é verdade que o autor possa se apropriar do amor e do conhecimento com profundidade..... junto com: "tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade" (1º linha do último parágrafo) => o autor deixa claro que faria tudo novamente se a ele/ela fosse possível viver uma nova vida, e desse modo vivenciaria uma nova experiencia que a da presente vida não foi capaz de esgotar essa vontade de se "apaixonar" novamente.
__
C - o autor problematiza a lógica de que a piedade conduz para o alto ao afirmar que, por ela, era trazido sempre de volta à terra. CERTO; => Problematizar não é somente trazer questionamentos e fazer indagações, pode ser também levantar uma situação onde quebre uma visão já concretizada sobre um determinado assunto.... a lógica no seu sentido mais básico é aquilo que é o minimo suficiente para formar uma opnião acerca de um assunto ou de destacar uma alternativa como melhor ("com mais sentido") sobre varias outras ... aqui vou considerar essa lógica como senso comum para ficar mais fácil...
(continuação dos demais termos para não deixar muito confuso tudo junto acima)
para facilitar o entendimento vou considerar piedade como amor ao próximo.
o "amor ao próximo" enobrece a alma daquele que é piedoso, e esse sentimento é algo positivo; pelo "senso comum" seria algo que levaria as pessoas "para cima" ("céu"). Mas o autor propoem um caso onde a piedade desperta a humanização das pessoas em traze-las para a realidade, mostrando que a vida não é um sonho que leva ao extase (amor) nem ao "teorização de mundo perfeito" (conhecimento que sempre busca a construção de um mundo melhor).
E essa diferente perspectiva da lógica (interna, que "leva pra cima") ser inversa a ação integradora de filantropia (externa, que "leva para baixo") é o gabarito da questão C
-
Questão confusa. Mal redigida. No entanto as alternativas são facilmente descartáveis, somente por eliminação consegui fazer esta questão, mas jamais teria segurança.
-
O enunciado começa com a expressão "no texto", o que significa imaginar que a questão seria de compreensão, todavia não é o que se percebe. Na minha percepção o texto diz que são o amor e conhecimento que "conduzem para o alto, rumo ao céu". E que "a piedade sempre me trazia de volta à terra".
Enfim, essa questão seria perfeitamente passível de recurso.
-
A resposta correta (C) quer dizer que o autor quebra o paradigma a respeito da piedade, indo de encontro ao senso comum.
-
É um texto rebuscado e subjetivo, é preciso entender as entrelinhas para poder respondê-la.
-
Pelo que entendi essa questao foi anulada.
-
Não entendo o porquê de tanta gente achar que essa questão está confusa. A alternativa C fala que o autor problematiza a lógica (senso comum) de que a piedade conduz para o alto, em nenhum momento fala que ele afirmou que a piedade o levava para o alto.
Vamos aprender a interpretar, gente!