SóProvas


ID
2094793
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é moldada pelas experiências comuns dos membros da organização, e a maioria das organizações desenvolve culturas únicas ao longo do tempo através da prática e uso comum. Essas experiências incluem os itens relacionados abaixo, exceto o que está na alternativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.Cultura Organizacional
    Da mesma forma que todos nós temos uma personalidade, um modo razoavelmente estável de agir perante a vida (se dissermos que alguém é tenso, é inovador ou simpático, estamos citando traços de personalidade), uma organização também tem sua “personalidade”. Essa “personalidade organizacional” é chamada de cultura.
    A cultura organizacional refere-se aos significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro da organização. São os valores que a maioria dos integrantes daquele grupo social compartilha.
    Em um banco comercial, por exemplo, as pessoas costumam valorizar o conservadorismo (devem ter cuidado ao emprestar seu dinheiro, não é mesmo?). Já em uma agência de propaganda esse mesmo aspecto da cultura (conservadorismo) seria muito malvisto, provavelmente.
    Dessa forma, a cultura condiciona o modo como os funcionários percebem a empresa e como respondem a seus problemas e desafios, e tem uma influência direta no desempenho.
    Em todas as organizações existem valores, símbolos, rituais e práticas que foram se desenvolvendo com o tempo. De acordo com Schein,1 cultura é:
    um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.

  • B

    A Cultura Organizacional diz respeito, a grosso modo, aos costumes e práticas comuns a todos os indivíduos da organização. Já o Clima Organizacional diz respeito aos humores, personalidades e temperamentos dos indivíduos da organização.

    A única incorreta é a B, porque a intolerância a riscos deve ser evitada na cultura organizacional. 

  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

  • Intolerância a Riscos é uma DISFUNÇÃO da Cultura Organizacional.

  • GAB: B

     

    A CULTURA ORGANIZACIONAL Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A CULTURA ORGANIZACIONAL representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteúdos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.

     

    Fonte: GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS - Andréia Ribas e Cassiano Salim

  • Gabarito B

     

    A cultura de uma organização pode ser descrita em relação a dez características principais, de acordo com Robbins:


    1) Identidade do membro – O grau com que os empregados se identificam com a organização como um todo, e não com o seu tipo de trabalho ou especialidade profissional.


    2) Ênfase no grupo – O grau com que as atividades de trabalho são organizadas em torno de grupos em vez de indivíduos.


    3)  Foco nas pessoas – O grau com que as decisões da administração levam em consideração o efeito dos resultados em pessoas da organização.


    4) Integração das unidades – O grau com que as unidades da organização são estimuladas a operar de uma maneira coordenada ou nterdependente.


    5) Controle – O grau com que regras, regulamentos e supervisão direta são usados para inspecionar e controlar o comportamento dos empregados.


    6) Tolerância a risco – O grau com que os empregados são incentivados a serem agressivos, inovadores e propensos ao risco.


    7) Critérios de recompensa – O grau com que recompensas como aumentos de salário e promoções são distribuídos por critério de desempenho do empregado em contraste com o tempo de casa, favoritismo e outros fatores não ligados ao desempenho.

     

    8) Tolerância a conflito – O grau com que os empregados são estimulados a expressar conflitos e críticas abertamente.

     

    9) Orientação meios-fins – O grau com que a administração enfatiza resultados ou efeitos em detrimento de técnicas e processos usados para alcançar aqueles resultados.

     

    10) Foco em sistemas abertos – O grau com que a organização monitora e responde a mudanças no ambiente externo.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • GAB. B 

    O correto seria tolerância a risco.

  • QUESTÃO BOA

    ebserh 2020 :) ANALISTA ADMINISTRATIVO

    FÉ EM DEUS

  • Pessoal, não concordo muito com o entendimento da banca nesta questão. Afinal, nem só de coisas boas vive a cultura organizacional. Veja bem, a cultura de uma empresa pode ser uma cultura rígida, pouco aberta a mudanças, e tudo bem. Então, pode acontecer de uma cultura organizacional ser baseada na intolerância a riscos. Logo, na minha opinião, todos os itens listados nas alternativas consistem em possíveis itens de uma cultura organizacional. Por exclusão, o único item que apresenta uma alternativa um pouco diferente, trazendo uma análise negativa da cultura é o item B), portanto, nosso gabarito.

    Gabarito: B

  • São tolerantes a riscos, propensos a ele.

    Os colaboradores são incentivados a serem agressivos, inovadores e propensos ao risco.

  • GABARITO: LETRA B

    Conforme Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".

    De acordo com Shein (apud CHIAVENATO, 1997, p. 32), Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

    Para Schein (1995), a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, lidando com problemas, buscando a adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido, ensinado a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.

    "Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma" (CHIAVENATO 1999, p. 173).

    Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".