➤ "A forma mais prática de controlar e comparar os custos da obra é através do trabalho de apropriação de custos, porém, atualmente, são poucas as empresas que realizam este trabalho em suas obras. A apropriação de custos é o método pelo qual a empresa terá controle total dos custos financeiros de um determinado serviço, podendo avaliar ainda o desempenho e produtividade da mão-de-obra, dentre outras coisas."
➤ "Depois de aplicada a metodologia preliminar, o serviço pode ser iniciado e conseqüentemente a coleta de dados referente à produção diária, consumo de materiais e de mão-de-obra. De posse destes dados pode-se comparar continuamente os custos reais empregados neste serviço com os custos orçados, e havendo diferenças, analisar as suas causas e corrigir em tempo."
Fonte: http://www.ecivilnet.com/artigos/apropriacao_de_custos.htm
Como se vê, se a intenção é fazer a apropriação dos custos dos serviços elencados em uma obra não é possível alimentar o sistema apenas com os serviços principais.
Além disso apenas quantidade produzida e duração do serviço não são suficientes. Dados de mão de obra e consumo de materiais também são necessários.