SóProvas


ID
2095087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a medição de uma obra pública, o fiscal da obra, com base no regime de execução empreitada por preço global, constatou que o serviço de assentamento de piso cerâmico estava parcialmente concluído, visto que faltava a aplicação do rejunte em 50% da área prevista para o referido serviço. Além disso, a quantidade executada de piso superava em 20% a quantidade prevista no orçamento da obra, anexo ao contrato.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Independentemente do critério adotado para medição por parte da fiscalização, é correto afirmar que o serviço de assentamento do piso está atrasado.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Não é possível afirmar categoricamente que o serviço está atrasado. E se no cronograma estivesse previsto que para aquela medição estaria executado 50% do rejunte? Da mesma forma o fiscal constataria que o serviço está parcialmente concluído, todavia não há atraso.

    No mínimo a questão foi ambígua.

    Quem acertou, gentileza comentar.

  • GABARITO: CERTO

    Mas não faz sentido algum este gabarito. Conforme já comentando pelo BULLDOG ESTUDANTE em 05 de Outubro de 2016, às 14h44.

    O serviço estará atrasado se, e somente se, estiver com execução inferior ao cronograma da obra. Nada foi dito acerca do cronograma da obra. Assim sendo, não é correto afirmar que o serviço de assentamento do piso - ou qualquer outro - está atrasado. Gabarito errado. 

     

    É extrapolação afirmar que há atraso ou que não há atraso.

    ____________________________________

    Adendo 2 em 30/6/17: @Máxel Maciel 04 de Dezembro de 2016, às 16h17

    " ...faltava a aplicação do rejunte em 50% da área PREVISTA para o referido serviço. Além disso, a quantidade executada de piso superava em 20% a quantidade prevista no orçamento da obra, anexo ao contrato."

    Área prevista também é entendida como a de projeto, conforme procedido pelo TCU, TC 013.515/2012-8:

    "110.    A soma da área prevista para todos os barracões, pelas planilhas da obra era de 268,20 m²."

    Neste entendimento, a questão está errada.

    Não tendo se feito clara uma questão objetiva, deveria ter sido anulada.

    ___________________________

    Adendo 3 5/1/18: @Samuel Silva 15 de Outubro de 2016, às 14h43

    Não vi erro na questão, ela foi clara afirmando que o rejunte não foi concluído e a construtora assentou 20% a mais de piso. Houve sim atraso. A construtora decidiu fazer algo fora do projeto e por isso atrasou a conclusão do piso

     

    Ô Samuel... quanta extrapolada... até justificou a opção gerencial adotada pela construtora que ocasionou o suposto atraso: proceder com um serviço pelo qual ela não seria paga (!). Lembrou-me a cena da espada no filme Joana Darc, de Luc Besson, 1999. O atraso poderia ter sido por causa da chuva, por causa de greve, por causa de fornecedor, por não pagamento da Administração, por erro no projeto, por feriado, por simples atraso mesmo, porque o pedreiro levou um chifre, descobriu que foi de um colega, matou o colega, escondeu o corpo na obra, e a forense atrasou a obra; por terem encontrado um fóssil... mas não. Foi porque priorizaram um serviço fora do escopo, pelo qual não seriam pagos, em detrimento de suas obrigações contratuais.

     

    Ai, ai. Hoje to inspirado. Cena citada do filme supra em https://www.youtube.com/watch?v=KiCWYMmSpEI

     

    Digamos que para o período vigente o rejunte deveria estar 30% concluído e que a fiscalização verificou que 50% estava concluído. Desta forma a obra estaria ADIANTADA. Considere tal suposição e releia a questão. Verificarás que é possível tal suposição ser verificada.

  • Não vi erro na questão,

    ela foi clara afirmando que o rejunte não foi concluído e a construtora assentou 20% a mais de piso. Houve sim atraso. A construtora decidiu fazer algo fora do projeto e por isso atrasou a conclusão do piso

     

    pra mim questão certa

  • 1,20 x 0,50 = 60%

    x-0,20x = 0,80x = 80%

  • " ...faltava a aplicação do rejunte em 50% da área PREVISTA para o referido serviço. Além disso, a quantidade executada de piso superava em 20% a quantidade prevista no orçamento da obra, anexo ao contrato."

    I - Critério do serviço previsto : O enunciado é claro e afirma um atraso de 50% da aplicação do rejunte em relação ao planejado.

    II - Critério de serviço executado : Só em haver maior quantidade executada do que o esperado, já induz ao atraso (se a atividade estiver no caminho crítico). (VA<VP)

  • Concordo com o Bulldog aí..a questão não fornece dados que permitam concluir sobre qualquer atraso.

  • não há como afirmar que está atrasada. Em que momento da obra foi feita a medição?

    A questão não nos diz em momento algum que nesta medição o rejunte teria que ter uma aplicação maior que 50%.

  • A banca CESPE como sempre fazendo pegadinhas com a gente. Eu concordo com o BULLDOG, a questão não enfatiza em momento algum que estaria previsto no planejamento da obra para aquela medição, encontrar-se com o serviço do piso 100%. Eu acertei, mas confesso que estava com muita muita dúvida. Estava mais para questão de interpretação textual (sentido implícito) do que de Engenharia. E em outras questões da CESPE, usando a mesma tática, perderiamos a questão. Logo, acredito também que nesta banca, o elemento sorte também conta rs.

    Abraço e sucesso a todos!

  • Preço Global - 100%

  • Acertei, mas já sabia que o gabarito era o que o elaborador quisesse.

  • Também não vi erro na questão.

    Trata-se de empreitada por preço global, que é pago por etapas concluídas, diferentemente da empreitada por preço unitário.

    Além disso, o serviço de assentamento de pisos inclui o rejunte. Basta olhar os Cadernos de Especificações Técnicas oficiais, como SINAPI.

    abraço a todos.

  • QUESTÃO ERRADÍSSIMA

  • Fiz algumas considerações na análise da questão:

    1º Como nunca vi rejunte sendo pago por fora do serviço de assentamento de piso considerei como serviço concluído o assentamento + rejunte;

    2º Para facilicar os cálculos considerei como planejado 100 m2;

    3º Executado 20% superior ao planejado= 120m2;

    4º Como falta 50% do rejunte então apenas 60 m2 estão efetivamente concluídos.

    ...é correto afirmar que o serviço de assentamento do piso está atrasado? Sim!

  • Questão CERTA. Conforme TCU.

    Acórdão 1977/2013.

    "13. Na empreitada por preço global, a remuneração da contratada é feita após a execução de cada etapa, previamente definida no cronograma físico-financeiro. As medições de campo das quantidades realizadas devem ser precisas apenas o suficiente para definir o percentual executado do projeto. Essa particularidade facilita a fiscalização da obra, já que esse critério de medição não envolve necessariamente o levantamento preciso dos quantitativos dos serviços executados."


    Acórdão 1978/2013.

    "Caso utilizada uma empreitada por preço global nesses tipos de objetos, as medições serão realizadas por etapas; e não por quantitativos medidos."



    "Durante a medição de uma obra pública, o fiscal da obra constatou que o serviço de assentamento de piso cerâmico estava parcialmente concluído".


    Parcialmente concluído = etapa não concluída



    Corroborando com meu entendimento:

    "A fiscalização efetuada pelo ente público contratante não tem como foco a medição dos serviços efetuados, mas sim o alcance das metas e cumprimento das etapas previstas em cronograma, de acordo com critérios de qualidade previstos no contrato."

    SANTA MARIA, Paulo Ernesto Pfeifer. Preço global em obras públicas: licitações e projeto básico. Belo Horizonte: Fórum, 2011. p. 40.





    Link pra entender mais. Tirei tudo daqui.

    http://fernandomanica.com.br/site/wp-content/uploads/2015/10/contratos_de_obra.pdf

  • Teoricamente, a medição foi feita em uma etapa que previa a finalização do piso. Visto que a empresa já havia feito 100% de todo o piso e um pouco mais, faltando apenas o rejunte de 50% da área prevista na planilha. Marquei errado, mas olhando por esse ponto de raciocínio a questão está correta.

  • Imaginem o seguinte exemplo: O serviço de piso (100m²) está previsto no cronograma da obra para iniciar em Dez/2020. O fiscal realiza uma vistoria em Out/2020 e percebe que foram executados 120m² (20% acima do orçado) e que só tem 60m² com rejunte.

    Na minha opinião esse serviço está adiantado. Como vocês podem considerá-lo atrasado?

    Portanto, não há dúvidas de que o conhecimento do cronograma é fundamental para dizer se o serviço está atrasado ou não. Se a questão não forneceu nenhuma informação sobre isso, nada pode ser afirmado

  • A medição é a operação na qual o fiscal atesta a execução do serviço pela contratada e gera a despesa a ser paga pela Administração. Para quantificar a medição, utiliza-se planilhas de cálculos, laudos, fotografias, certidões que atestam a qualidade do serviço, entre outras.

    Para a situação abordada na questão, a obra estaria conforme o cronograma, se o serviço programado (assentamento do piso) fosse igual ao serviço medido.

    Quando é dito que o “assentamento de piso cerâmico estava parcialmente concluído, visto que faltava a aplicação do rejunte em 50% da área prevista para o referido serviço", podemos concluir que este serviço necessariamente está atrasado, pois o seu valor agregado (VA) é menor que o valor previsto (PV) na data da medição.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Percebemos também que o serviço, além de atrasado, está acima do orçamento quando a questão fala que a quantidade executada de piso supera em 20% a quantidade prevista.


  • ALGUEM SABE O CRONOGRAMA DA OBRA NA DATA DA MEDIÇÃO???

  • O gabarito extrapolou o que é dito na questão.