Meu livro Robbins - Comportamento Orgnizacional pg 81
Ohhh Julio. A gente gostaria muito de saber o que está escrito no livro que justifica a questão. Escreve pra gente ;-) . Valeu!
Questão de bom senso. Segue a teoriaBig Five (port. "cinco grandes") refere-se em psicologia aos cinco fatores da personalidade descritos pelo método lexical, ou seja, baseado em uma análise linguística[1] : Neuroticismo ou e(in)stabilidade emocional(ingl. neuroticism )- descrito no enunciado e portanto resposta da questão. Extroversão (extraversion )- Tímido ou com grande capacidade de comunicação Amabilidade (agreeableness )- amável ou ríspido Conscienciosidade ou meticulosidade (conscientiousness )- detalhista ou frívolo (superficial) Abertura para o novo (openness to experience )- Inovador ou tradicional 1. Asendorpf, Jens B. (2004). Psychologie der Persönlichkeit (3. Aufl.). Berlin: Springer.
Vou transcrever aqui o que tem no meu livro (e não o do Julio) do Robbins, Comportamento Organizacional na página 81:
O modelo Big Five foi o teste realizado por John Bearden que o levou a repensar sua maneira de gerir pessoas.
Nos anos recentes, um número considerável de pesquisas indica que cinco dimensões básicas dão base para todas as outras e englobam as variações mais significativas na personalidade humana. Estes cinco fatores são:
- Extroversão. Esta dimensão se refere ao nível de conforto de uma pessoa com seus relacionamentos. os extrovertidos costumam ser gregários, afirmativos e sociáveis. Os introvertidos costumam ser reservados, tímidos e quietos.
- Amabilidade. Esta dimensão refere-se à propensão de um indivíduo em acatar as idéias dos outros. As pessoas muito amáveis são cooperativas, receptivas e confiantes. As pessoas que têm baixa pontuação nesta dimensão são frias, desagradáves e confrontadoras.
- Consciência. Esta dimensão é uma medida de confiabilidade. uma pessoa altamente consciente é responsável, organizada, confiável e persistente. Aqueles que têm baixa pontuação nesta dimensão são facilmente distraídos, desorganizados e pouco confiáveis.
- Estabilidade emocional . Esta dimensão se refere à capacidade de uma pessoa para enfrentar o estresse. As pessoas com estabilidade emocional positiva costumam ser calmas, autoconfiantes e seguras . Aqueles com pontuação negativa tendem a ser nervosos ansioso, deprimidos e inseguros.
- Abertura para experiências. A última dimensão se refere aos interesses de uma pessoa e ser facínio por novidades. pessoas extremamente abertas são criativas, curiosas e sensíveis artísticamente. os que ficam na outra ponta desta dimensão tendem a ser convencionais e se sentem melhores com o que lhe é familiar.
Portanto depois de todo esse conteúdo do livro a QUESTÃO CORRETA É A LETRA B
Neuroticismo Neuroticismo é a tendência para experimentar emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Por vezes é chamada de instabilidade emocional. Aqueles com um grau elevado de neuroticismo são emocionalmente reactivos e vulneráveis ao stress. Eles são mais predispostos a interpretar situações normais como sendo ameaçadores, e pequenas frustrações como dificuldades sem esperança. As suas reacções emocionais negativas tendem a persistir por períodos invulgarmente longos, o que significa que eles estão usualmente com má disposição. Esses problemas na regulação emocional podem diminuir a capacidades dessas pessoas para pensar claramente, tomar decisões e lidar de forma apropriada com o stress.
No outro extremo da escala, indivíduos com baixo neuroticismo são mais difíceis de serem perturbados e são menos reactivos emocionalmente. Eles tendem a ser calmos, emocionalmente estáveis, e livres de sentimentos negativos persistentes; no entanto, a escassez de sentimentos negativos não significa necessariamente que estes indivíduos experimentem muitos sentimentos positivos.
Extroversão Extroversão é caracterizada por emoções positivas e pela tendência para procurar estimulação e a companhia dos outros. Este traço é marcado pelo profundo envolvimento com o mundo exterior. Os extrovertidos gostam de estar com pessoas, e são usualmente vistos como sendo cheios de energia. Eles tendem a ser indivíduos entusiastas e virados para a acção, que provavelmente dizem “Sim!” ou “Vamos a isso!” perante oportunidades de excitação. Em grupos eles tendem a ser faladores, assertivos e a chamar as atenções para sí.
Os introvertidos não têm a exuberância social e os níveis de actividade dos extrovertidos. Eles tendem a parecer calmos, ponderados e menos envolvidos com o mundo social. A sua falta de envolvimento social não deve ser interpretada como timidez ou depressão. Os introvertidos simplesmente necessitam de menos estimulação e de mais tempo sozinhos do que os extrovertidos. Eles podem ser bastante activos e enérgicos, mas não socialmente.
Amabilidade Amabilidade é a tendência para ser compassivo e cooperante em vez de suspeitoso e antagonista face aos outros. Este traço reflecte diferenças individuais na preocupação com a harmonia social. Individuos “amáveis” valorizam a boa relação com os outros. Eles são geralmente respeitosos, amigáveis, generosos, prestáveis e dispostos a fazer compromissos. Pessoas “amigáveis” têm também uma visão optimista da natureza humana. Elas acreditam que as pessoas são basicamente honestas, decentes e dignas de confiança.
Individuos “não-amigáveis” põem o interesse próprio acima da boa relação com os outros. Eles normalmente não se preocupam com o bem-estar dos outros, e por vezes o seu cepticismo acerca dos motivos dos outros fá-los ser desconfiados e pouco cooperativos.
Conscienciosidade Conscienciosidade é a tendência para mostrar auto-disciplina, orientação para os deveres e para atingir os objectivos. Este traço mostra uma preferência pelo comportamento planeado em vez de espontâneo. Influencia a maneira como controlámos e dirigimos os nossos impulsos.
Abertura para o novo Abertura é o interesse pela arte, emoção, aventura, ideias fora do comum, imaginação, curiosidade, e variedade de experiências. Este traço distingue as pessoas imaginativas das “terra-a-terra” e convencionais. As pessoas com elevada abertura são intelectualmente curiosas, apreciadoras da arte, e sensíveis à beleza. Elas tendem a ser, comparadas com as pessoas “fechadas”, mais criativas, a prestar mais atenção aos seus sentimentos e a terem opiniões não convencionais.
As pessoas com baixo grau de abertura tendem a ter interesses mais convencionais e tradicionais. Elas preferem o simples, claro e óbio ao complexo, ambíguo e subtil. Elas podem ver as artes e as ciências com suspeita ou achá-las desinteressantes. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Five_(psicologia)
Analisando cada assertiva, temos:
a) extroversão . (avalia a quantidade e intensidade de interações interpessoais. Alta pontuação neste fator significa uma pessoa sociável, falante, carinhosa, que gosta de se divertir)
b) estabilidade emocional . (o Neuroticismo avalia o ajustamento versus instabilidade emocional. Alta pontuação em neuroticismo está relacionada à preocupação, insegurança, nervosismo e tensão. Quanto mais baixa a pontuação neste fator, mais estabilidade emocional a pessoa apresenta, sendo calma, segura e entusiasta).
c) agradabilidade . (avalia a qualidade da orientação interpessoal do indivíduo. Alta pontuação demonstra uma pessoa generosa, bondosa, confiante, prestativa, clemente, crédula e honesta).
d) senso de responsabilidade .(avalia o grau de organização, persistência e motivação. Alta pontuação relaciona-se às pessoas organizadas, confiáveis, trabalhadoras, autodisciplinadas, pontuais, escrupulosas, asseadas, ambiciosas, perseverantes, cuidadosas e honestas).
e) abertura para experiências . (avalia a atividade proativa e a apreciação da experiência por si só. Pessoas abertas para novas experiências são curiosas, criativas, originais, imaginativas e não-tradicionais).
A questão pede a dimensão relacionada ao "grau em que uma pessoa é calma, entusiasta e segura (positivo) ou tensa, nervosa e insegura (negativo)". Assim, a resposta correta é a letra (b) .