SóProvas


ID
209530
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria de Liderança que considera o líder como produto de sua habilidade especial para realizar inovações e mudanças no contexto organizacional inspirando os seguidores a trans-cenderem seus interesses individuais em prol da organização é a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra A - Teoria da Liderança Transformacional

    Na liderança transformacional, de acordo com Burns (1978), líderes e seguidores elevam um ao outro a níveis mais altos de moralidade e motivação. Esse tipo de influência aumenta o grau de conscientização e envolvimento e ativa a busca da auto-realização.

     

    Na Liderança Transacional, o processo é compreendido como a ocorrência de transações mutuamente gratificantes entre líderes e seguidores em determinado contexto situacional. O líder transacional guia seus seguidores na direção das metas e esclarece as exigências de papel e da tarefa.

     

    A Teoria dos Traços de Personalidade é uma das principais abordagens para o estudo da personalidade humana. Teóricos dos traços de personalidade estão principalmente interessados na mensuração de traços, que podem ser definidos como padrões habituais de comportamento, pensamento e emoção[1]. Segundo esta perspectiva, as características são relativamente estáveis ao longo do tempo, diferem entre os indivíduos (por exemplo, algumas pessoas são extrovertidas ao passo que, outras são tímidas), e influenciam o comportamento.

     

    Teoria dos Estilos de Liderança: Esta teoria tem como foco o estilo de liderança. Provavelmente a teoria mais famosa dos estilos de liderança é aquela que fala da liderança autocrática, liderança liberal e liderança democrática. A liderança liberal, ou laissez-faire, é aquela que praticamente não conta com a participação do líder. Neste estilo de liderança, a equipe tem total autonomia para decidir quais são os objetivos e as metas e como eles serão alcançados.
     

    Teoria Situacional da Liderança: a liderança deve ser compreendida de acordo com o contexto em que ocorre, ou seja, deve-se considerar características do líder, dos seguidores e da situação.

     

    Fonte: Material do Ponto dos Concursos

  • Como costumo confundir o estilo de liderança transacional com o transformacional, resolvi colocar um quadro comparativo de um curso que fiz:

    Líder transacional É aquele estilo que possibilita transações gratificantes tanto para ele, quanto para sua equipe em determinado contexto organizacional. Esse líder orienta sua equipe para as metas, para as exigencias do papel e da tarefa.
    Recompensa contingente.Contrata o intercâmbio de recompensas em troca de esforços, promete recompensas em troca de um bom desempenho, reconhece resultados .
    Administração por exceção (ativo). Controla e busca desvios de regras e normas, toma ações corretivas.
    Administração por exceção (passivo). Intervém somente se as normas não são observadas. Laissez-faire. Abdica de suas responsabilidades e evita tomar decisões.

    Líder transformacional É aquele estilo que possibilita transformações, tanto no seu grupo, como nele próprio, em termos de concientização, envolvimento e busca de auto-realização.
    Carisma. Proporciona visão e sentido de missão, origina orgulho, obtém respeito e confiança.
    Inspiração. Comunica altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa os propósitos importantes de maneira simples.
    Estímulo intelectual. Promove a inteligência, racionalidade e solução cuiddosa dos problemas.
    Consideração individualizada. dá atenção pessoal, trata cada empregado de maneira individual, capacita, aconselha.

  • Líderes TRANSACIONAIS: Guiam ou motivam seus seguidores na direção das metas estabelecidas, eclarecendo o papel e as exigências da tarefa.
    Líderes TRANSFORMACIONAIS: Inspira seguidores a transcederem seu próprios interesses para o bem da organização, e é capaz de exercer ume feito profundo e extraordinário em seus seguidores.


    profª: Cristiana Duran
  • Liderança transacional: Existe uma relação de troca entre líder e subordinados. O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os 'prêmios' caso os objetivos sejam aingidos.

    Liderança tranformacional: o líder é um inspirador de seus subordinados. Não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os seus subordinados, mas utiliza outros aspectos como a visão e valores compartilhados.

    ;)
  • Olá queridos(as) colegas QC's.

    Segue o comentário a respeito da alternativa A

    Sabe-se que essas teorias dizem respeito a uma ideia de simbolismo, o apelo emocional e o extraordinário compromisso por parte dos liderados, assim chamadas: Neocarismáticas. Senão vejamos o que diz Bernard Bass:

    Líder Transacional:conduz ou motiva seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas.

    Líder Transformacional:inspira seus seguidores a transcender seus próprios interesses para o bem da organização, e que é capaz de causar um efeito profundo e extraordinário sobre seus liderados. Prestam atenção às preocupações e às necessidades de desenvolvimento de cada um de seus liderados; modificam a maneira de seus seguidores verem as coisas, ajudando-os a pensar nos velhos problemas de uma nova forma, e são capazes de entusiasmar, incitar e inspirar as pessoas a darem o máximo de si na busca dos objetivos do grupo."

     Força,

    Foco

     e

  • Grande parte das teorias de liderança se baseia no relacionamento entre líderes e subordinados. Existem, porém, estudos que abordam o tipo de recompensa que o líder oferece, ao invés de analisar o comportamento do líder em relação aos liderados. Estes estudos apontam dois tipos de líderes: líderes transacionais e transformacionais.

    O líder transacional define as metas que devem ser alcançadas e promete "prêmios"quando são alcançadas. Portanto, o líder deve esclarecer quais serão as tarefas e os objetivos dos seus funcionários, bem como deve motivá-los para que atinjam suas metas, fornece apoio aos liderados e busca suprir suas necessidades. A liderança transacional funciona muito bem quando as organizações estão em um ambiente estável. Para que ela seja eficaz, líder e liderados devem estar "satisfeitos com o negócio". Deve existir um equilíbrio entre as recompensas e os esforços. O líder transacional é o líder tradicional, que busca motivar através de incentivos materiais.

    O líder transformacional inspira seus subordinados buscando a transcendência dos objetivos pessoais de seus liderados em prol dos objetivos da empresa, ou seja, esse líder espera que seus liderados deixem de lado seus objetivos pessoais para perseguirem as metas da empresa. Nesse tipo de liderança, o líder não se utiliza apenas das recompensas materiais para motivar seus liderados, mas usa a visão, os valores compartilhados com seus funcionários e a ideia de que juntos, empresas e funcionários, podem atingir seus objetivos. O líder transformacional é um agente de mudanças e inovações na organização, ele é um inspirador de seus subordinados e não se apóia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados.