SóProvas


ID
2095321
Banca
FIOCRUZ
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O FUTURO NO PASSADO
1   Poucas previsões para o futuro feitas no passado se realizaram. O mundo se mudava do campo para as cidades, e era natural que o futuro idealizado então fosse o da cidade perfeita. Mas o helicóptero não substituiu o automóvel particular e só recentemente começou-se a experimentar carros que andam sobre faixas magnéticas nas ruas, liberando seus ocupantes para a leitura, o sono ou o amor no banco de trás. As cidades não se transformaram em laboratórios de convívio civilizado, como previam, e sim na maior prova da impossibilidade da coexistência de desiguais.
2  A ciência trouxe avanços espetaculares nas lides de guerra, como os bombardeios com precisão cirúrgica que não poupam civis, mas não trouxe a democratização da prosperidade antevista. Mágicas novas como o cinema prometiam ultrapassar os limites da imaginação. Ultrapassaram, mas para o território da banalidade espetaculosa. A TV foi prevista, e a energia nuclear intuída, mas a revolução da informática não foi nem sonhada. As revoluções na medicina foram notáveis, certo, mas a prevenção do câncer ainda não foi descoberta. Pensando bem, nem a do resfriado. A comida em pílulas não veio - se bem que a nouvelle cuisine chegou perto. Até a colonização do espaço, como previam os roteiristas do “Flash Gordon”, está atrasada. Mal chegamos a Marte, só para descobrir que é um imenso terreno baldio. E os profetas da felicidade universal não contavam com uma coisa: o lixo produzido pela sua visão. Nenhuma previsão incluía a poluição e o aquecimento global.
3  Mas assim como os videntes otimistas falharam, talvez o pessimismo de hoje divirta nossos bisnetos. Eles certamente falarão da Aids, por exemplo, como nós hoje falamos da gripe espanhola. A ciência e a técnica ainda nos surpreenderão. Estamos na pré-história da energia magnética e por fusão nuclear fria.
4  É verdade que cada salto da ciência corresponderá a um passo atrás, rumo ao irracional. Quanto mais perto a ciência chegar das últimas revelações do Universo, mais as pessoas procurarão respostas no misticismo e refúgio no tribal. E quanto mais a ciência avança por caminhos nunca antes sonhados, mais leigo fica o leigo. A volta ao irracional é a birra do leigo.
(VERÍSSIMO. L. F. O Globo. 24/07/2016, p. 15.)

Nos três primeiros parágrafos do texto, e enunciador, confrontando as previsões feitas no passado sobre o avanço da ciência com as que efetivamente se realizaram, desenvolve seu pensamento em estruturas de oposição semântica. No 4º parágrafo, como conclusão do texto, o enunciador adota outra forma de estruturação, defendendo a seguinte tese sobre o avanço da ciência:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o que torne a "D" errada seja o fato de a questão citar que o autor adota outra forma de estruturação. Sendo que a estuturação anterior teria sido a da proporcionalidade. Nesse casso a "D" pelo fato de abordar a proporcionalidade estaria fora do solicitado.

    Agradeço por melhores esclarecimentos.

  • O texto em algum momento fala sobre ignorância??? Marquei a (E).

  • gab  A

    a ciência, por mais que avance, estará sujeita à atitude irracional dos leigos que, em sua ignorância, misticismo e refúgio no tribal, persistem na irracionalidade. ( quanto mais a ciência avança por caminhos nunca antes sonhados, mais leigo fica o leigo.    - proprocionalidade)

     

  •  Discordo do gabarito. Os três primeiros parágrafos se desenvolvem em estruturas de oposição semântica, o que fica evidente pelo uso da palavra "mas" que aparece seis vezes nos três primeiros parágrafos. Já o quarto parágrafo é desenvolvido em uma estruturação semântica de proporcionalidade, caracterizada pela expressão "quanto mais", usada duas vezes no parágrafo. O ítem "a", além de apresentar uma estrutura semântica concessiva, evidenciada pela expressão "por mais que", diz que a tese do quarto parágrafo é a de que a ciência, por mais que avance, estará sujeita à atitude irracional dos leigos. Porém não é possível identificar no quarto parágrafo a tese de que a ciência estará sujeita, subordinada, submetida, exposta ou suscetível à atitude irracional dos leigos. O parágrafo não estabelece nenhuma relação de subordinação ou dependência entre a ciência ou o seu avanço e a atitude irracional dos leigos. O que o quarto parágrafo nos diz é que a irracionalidade dos leigos estará sempre em atitude proporcional aos avanços da ciência, nos revelando a tese de que a ciência não resolverá a irracionalidade do leigo.

     Estar em atitude proporcional não significa estar em atitude concordante. Proporcionalidade se relaciona a aumento e diminuição na mesma intensidade, no mesmo grau, no mesmo ritmo. Uma pessoa pode aumentar sua riqueza na mesma proporção que outra diminui. Um país pode aumentar sua população na mesma proporção que outro diminui. Uma pessoa pode aumentar seu conhecimento científico na mesma proporção que outra aumenta sua fé em uma religião. Uma pessoa pode amar uma cidade na mesma proporção que outra odeia. Uma pessoa pode ser verdadeira na mesma proporção que outra é falsa. Os juros podem diminuir na mesma proporção que a econômia cresce, e por aí vai...

     

     

  • Concordo com o colega ,Elgler Medeiros, pois a pergunta é sobre o que se refere o 4º parágrafo..

    Então, Gabarito = E 

  • Alguém sabendo explicar esse gabarito. eu agradeço. também marcaria letra E

  • Ok, concordo que a letra A e correta, mas marquei a E porque me pareceu ser a mais correta, então porque ela não é gabarito? ¬¬

  • Gente, pra quem questionou em relação a alternativa E, não tem como ser ela, presta atenção: "Não há ciência que dê conta da irracionalidade do leigo, pois este, preso a estereótipos de misticismo e de refúgio no tribal, estará sempre em ATITUDE PROPORCIONAL(?) aos avanços da ciência." Na verdade, o leigo, por estar preso a estereótipos de misticismo e de refúgio no tribal, estará sempre em atitude DESproporcional aos avanços da ciência, ele estará sempre atrás. 

  • Não tem como ser a opção "E".

    e)não há ciência que dê conta da irracionalidade do leigo, pois este, preso a estereótipos de misticismo e de refúgio no tribal, estará sempre em atitude proporcional aos avanços da ciência.  -  NESTA OPÇÃO O LEIGO NÃO MANTEM ATITUDE PROPORCIONAL AOS AVANÇOS DA CIÊNCIA, POIS COMO O PRÓPRIO TEXTO MENCIONA, QUANTO MAIS A CIÊNCIA PROGRIDE, MAIS ELA DÁ UM PASSO PARA TRÁS, EM RAZÃO DA IRRACIONALIDADE DO LEIGO. ACREDITO QUA A PALAVRA PROPORCIONAL VEIO EM SENTIDO DE MODERADO, ADAPTADO, OU SEJA, O LEIGO ADAPTADO AOS AVANÇOS DA CIÊNCIA, O QUE É FALSO SEGUNDO O TEXTO. ESSA PARTE DO TEXTO DIZ TUDO: Quanto mais perto a ciência chegar das últimas revelações do Universo, mais as pessoas procurarão respostas no misticismo e refúgio no tribal.

  • LETRA A - Questão difícil


    Fiquei entre a Letra A e E, mas acredito que a ÚNICA que NÃO EXTRAPOLOU o texto, foi a A mesmo....


    Vejamos:

    Texto
    É verdade que cada salto da ciência corresponderá a um passo atrás, rumo ao irracional. Quanto mais perto a ciência chegar das últimas revelações do Universo, mais as pessoas procurarão respostas no misticismo e refúgio no tribal. E quanto mais a ciência avança por caminhos nunca antes sonhados, mais leigo fica o leigo. A volta ao irracional é a birra do leigo.

    LETRA A - CORRETA
    A - a ciência, por mais que avance, estará sujeita à atitude irracional dos leigos que, em sua ignorância, misticismo e refúgio no tribal, persistem na irracionalidade.
    No primeiro período "É verdade que cada salto da ciência corresponderá a um passo atrás, rumo ao irracional." , temos justamente a ideia de que a cada salto "por mais que avance" os leigos sempre se manterão ignorantes e irracionais quanfto a isso, já que por mais que a ciência chegue "mais perto das últimas revelações", eles(os leigos) buscarão as respostas no misticismo e refúgio tribal.
    Certinha...Tudo que a questão pede está na LETRA A.


    LETRA B - ERRADA
    B - a ciência sofrerá permanentemente o retrocesso da irracionalidade por parte de ignorantes que, em razão de questões políticas fundamentalistas, são radicalmente contrários aos avanços da ciência.
    Não tem nada no parágrafo que fale de políticas fundamentais...Houve extrapolação


    LETRA C - ERRADA
    C - devido à teimosia de todo ser humano, não há solução para o avanço da ciência, mesmo que esta chegue às últimas revelações do Universo, pois voltar à irracionalidade é uma tarefa implícita do ignorante.
    Em momento algum o parágrafo fala de teimosia. E dizer que algo está imp´lícito é extrapolar o texto também.


    LETRA D - ERRADA

    D - entre a ciência e a ignorância há uma rivalidade intransponível, pois fundada no fanatismo mais torpe, a ignorância sempre resistirá à irracionalidade
    Em qual momento o parágrafo fala de rivalidade? Em qual momento fala de rivalidade torpe(desprezível)? Extrapolou completamente....


    LETRA E - ERRADA
    E - não há ciência que dê conta da irracionalidade do leigo, pois este, preso a estereótipos de misticismo e de refúgio no tribal, estará sempre em atitude proporcional aos avanços da ciência. 
    O leigo não está proporcional ao avannço da ciência, pelo contrário, um vai em uma direção(ciência avança) e o leigo vai em outra (fica preso ao misticismo e refúgio tribal)

     

  • GABARITO: A

     

    Achei difícil, mas consegui acertar.

     

    Entendi o 4º parágrafo da seguinte forma:

    Por mais que a ciência avance, demonstre um fato concreto, ainda sim terá abertura para a margem da ignorância, para alguém sonhar além, estrapolar, usar de ignorância. Digamos que a ciência demonstra que tal coisa não é possível ainda, mas, nós, leigos continuamos a achar que é.

     

    É pedir a Jesus que bata uma brisa muito louca, pensar igual ao examinador e acertar a questão.

    Interpretação de texto é isso, vem para derrubar 1000, infelizmente.

     

     

    Bons estudos.

  • Discordo do gabarito. A Letra considerada pela banca como gabarito, diz: " a ciência, por mais que avance, estará SUJEITA à atitude irracional dos leigos ..."

    No texto em momento algum se afirma que "a ciência está SUJEITA a atitude irracional dos leigos"; o texto nos informa que quanto mais a ciência avança, mais os leigos buscam refúgio no misticismo, etc...; sendo então PROPOCIONAL, mesmo em sentidos opostos.

     

  • POR QUE A LETRA "E" ESTÁ ERRADA?

    A assertiva afirma que a ciência está sempre proporcional à irracionalidade, o que não é correto... vide este trecho:

    "É verdade que cada salto da ciência corresponderá a um passo atrás..."