SóProvas


ID
2095336
Banca
FIOCRUZ
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O FUTURO NO PASSADO
1   Poucas previsões para o futuro feitas no passado se realizaram. O mundo se mudava do campo para as cidades, e era natural que o futuro idealizado então fosse o da cidade perfeita. Mas o helicóptero não substituiu o automóvel particular e só recentemente começou-se a experimentar carros que andam sobre faixas magnéticas nas ruas, liberando seus ocupantes para a leitura, o sono ou o amor no banco de trás. As cidades não se transformaram em laboratórios de convívio civilizado, como previam, e sim na maior prova da impossibilidade da coexistência de desiguais.
2  A ciência trouxe avanços espetaculares nas lides de guerra, como os bombardeios com precisão cirúrgica que não poupam civis, mas não trouxe a democratização da prosperidade antevista. Mágicas novas como o cinema prometiam ultrapassar os limites da imaginação. Ultrapassaram, mas para o território da banalidade espetaculosa. A TV foi prevista, e a energia nuclear intuída, mas a revolução da informática não foi nem sonhada. As revoluções na medicina foram notáveis, certo, mas a prevenção do câncer ainda não foi descoberta. Pensando bem, nem a do resfriado. A comida em pílulas não veio - se bem que a nouvelle cuisine chegou perto. Até a colonização do espaço, como previam os roteiristas do “Flash Gordon”, está atrasada. Mal chegamos a Marte, só para descobrir que é um imenso terreno baldio. E os profetas da felicidade universal não contavam com uma coisa: o lixo produzido pela sua visão. Nenhuma previsão incluía a poluição e o aquecimento global.
3  Mas assim como os videntes otimistas falharam, talvez o pessimismo de hoje divirta nossos bisnetos. Eles certamente falarão da Aids, por exemplo, como nós hoje falamos da gripe espanhola. A ciência e a técnica ainda nos surpreenderão. Estamos na pré-história da energia magnética e por fusão nuclear fria.
4  É verdade que cada salto da ciência corresponderá a um passo atrás, rumo ao irracional. Quanto mais perto a ciência chegar das últimas revelações do Universo, mais as pessoas procurarão respostas no misticismo e refúgio no tribal. E quanto mais a ciência avança por caminhos nunca antes sonhados, mais leigo fica o leigo. A volta ao irracional é a birra do leigo.
(VERÍSSIMO. L. F. O Globo. 24/07/2016, p. 15.)

“e só recentemente começou-se a experimentar carros que andam sobre faixas magnéticas nas ruas” (1º §).
Na concordância verbal da 1ª oração acima, o autor optou por uma norma mais comum à modalidade informal da língua: indeterminou o sujeito da oração, em vez de concordar o verbo com o sujeito “carros”.
Das frases abaixo, todas com estrutura semelhante à transcrita acima, aquela em que a concordância verbal está INCORRETA, de acordo com a norma culta da língua, é:

Alternativas
Comentários
  • Engenhos com magníficos resultados foram desenvolvidos. (Engenhos é ,por tanto, sujeito)

  • a) Desenvolveu-se engenhos com magníficos resultados. PASSIVA: Engenhos com magníficos resultados FORAM desenvolvidos. Logo, incorreta.

    b) Vive-se hoje com mais conforto do que no passado. TEMPO. correta.

    c) Previram-se a TV e a energia nuclear. PASSIVA: A TV e a Energia (suj. comp.) FORAM previstas. correta.

    d) Não se previram a poluição e o aquecimento global. Obs. 1: O Não puxa o se para perto. Obs. 2: PASSIVA: A poluição e o aquecimento global não FORAM previstos. correta.

    e) No futuro, vai-se falar da Aids com naturalidade. Correta.

  • Não descordo do gabarito, até porque a questão é relativamente fácil. Mas a alternativa  E possui um erro de colocação pronominal. Respondi pelo comando da questão, ou seja, fui somente atrás do erro de concordância.

  • a) Desenvolveu-se engenhos com magníficos resultados.---> "Desenvolveu" é VTD e portatnto deve concordar com o sujeito que vem logo em seguida. (correto: Desenvolveram-se engenhos ..." ERRADO

     

    b) Vive-se hoje com mais conforto do que no passado.---> VIVER é VI, logo sujeito indeterminado. Portanto não varia. CORRETA

     

    c) Previram-se a TV e a energia nuclear. ---> O verbo é VTD, logo varia conforme o sujeito que, nesse caso, é composto. .CORRETA

     

    d) Não se previram a poluição e o aquecimento global. ---> O verbo é VTD, logo varia conforme o sujeito que, nesse caso, é composto. O NÃO é uma palavra atrativa e atrai o pronome formando a próclise....CORRETA

     

    e) No futuro, vai-se falar da Aids com naturalidade. ---> O verbo é VTD, logo varia conforme o sujeito que, nesse caso, é simples (AIDS)

     

     

    Abraço

  • Isso é bem clássico:

     

    VERBO TRANS. DIRETO + SE SUJEITO ( leva a concordancia com o verbo).

    DesenvolveRAM ( VTD) -se engenhos com magníficos resultados.

     

    E como quer a incorreta.

    GABARITO ''A''

  • Nos caso das Letras C e D o verbo concorda sob a concordância lógica ou com o sujeito composto. 

    Previu-se a TV ...e a energia nuclear.

    Não se previa a poluição e o aquecimento global.

    Concordam? 

  • VOZ PASSIVA SINTÉTICA

    Desenvolveu-se engenhos com magníficos resultados

    O QUE É QUE FORAM DESENVOLVIDOS?

    VOZ PASSIVA ANALÍTICA

    Engenhos com magníficos resultados foram desenvolvidos

    GABA A

  • Alex Travassos entendi seu argumento. Você está usando a concordância atrativa, faz  sentido, mas como foi citado Norma Culta, e como a maioria das alternativas trata-se de voz passiva, a concordância rígida é igualmente correta, concordando com o número de sujeitos, neste caso, na C e D sujeitos compostos. Agora na alternativa A, embora o sujeito seja simples, ou seja, um único sujeito, ele está no plural e o verbo é obrigado a concordar com a pessoa deste sujeito ("eles" = engenhos). 

     

    Sobre a letra E...

     

    e) No futuro, vai-se falar da Aids com naturalidade   >     "No futuro, a Aids irá ser falada com naturalidade"

     

    Ao meu ver Marcos Ventura aqui a colocaçao pronominal está correta. Advérbio ou locuçao adverbial com pausa (vírgula) = ênclise!

     

  • Fonte: Apostila da Casa do concurseiro, prof. Zambeli 

     

    Concordância:

     

    a) Pronome apassivador – o verbo (VTD ou VTDI) concordará com o sujeito passivo.

    • Compraram-se alguns salgadinhos para a festa.

    • Estuda-se esse assunto na aula.

    • Exigem-se referências do candidato.

    • Emplacam-se os carros novos em três dias.

    • Entregou-se um brinde aos alunos durante o intervalo.

     

    b) Índice de indeterminação do sujeito – o verbo

    • (VL, VI ou VTI) não terá sujeito claro! Terá um sujeito indeterminado.

    • Não se confia em pessoas que não estudam.

    • Necessita-se, no decorrer do curso, de uma boa revisão.

    • Assistiu-se a todas as cenas da novela no capítulo final.

     

    Gabarito A.

  • SE - índice de indeterminação do sujeito = VTI, VI   ou  SE - Particula apassivadora = VTD

    A) Desenvolveu-se engenhos com magníficos resultados

    Desenvolveu-se o que? = VTD >> << engenhos com magníficos resultados.

    Passando a voz passiva para ativa....

    Engenhos, com magníficos resultados, foram desenvolvidos.

  • Só um adendo, os textos do Luiz Fernando Veríssimo são lindos, toda vez que percebo que os textos são dele eu faço questão de ler.

  • Sério Yan Carlos ?

    Fantástico!

  • VTD + SE = voz passiva

    Desenvolveu-se engenhos com magníficos resultados; construção equivocada, o verbo deve ficar no plural, sujeito paciente no plural.

    Desenvolveram-se engenhos blá blá blá

    Voz passiva: Engenhos foram desenvolvidos.

    Gabarito A